Intercâmbio cultural

Músico e surfista Roger Farina promove intercâmbio cultural em um motorhome


Através do projeto VanBora, o músico e surfista Roger Farina viaja em uma "van motorhome" e leva sua música, além de praticar esportes radicais como o surfe.

O projeto busca promover o intercâmbio cultural através da música de rua e de oficinas de construção de instrumentos musicais.

Em conversa com o nosso correspondente Gilmar Bittencourt, Roger conta detalhes do VanBora.

Quando iniciou esse projeto?

A ideia do VanBora começou no fim de 2015 e veio de um sonho de viajar de motorhome pelo Brasil, mas não só viajar, como também compartilhar, ensinar e aprender o pouquinho que sei sobre música, lifestyle e filmes.  A ideia só se concretizou mesmo ao fim de 2016, e no dia 5 deste ano a Van-Casa chamada Bebette caiu na estrada.

Como funciona o projeto?


Existem quatro atividades principais do VanBora, todas relacionados ao bem-estar como indivíduo e como coletivo. São elas: cinema a céu aberto, oficinas de instrumentos com canos de PVC, apresentações musicais e a busca por um estilo de vida mais sustentável. Tentando sempre usar a arte como moeda de troca, primeiro traço um roteiro definindo um norte, um ponto onde pretendo parar para usar como base. Em seguida dou uma pesquisada com os seguidores e amigos nas mídias sociais sobre lugares e pego contatos e indicações. Dentre as rotas, sempre escolho alguns lugares turísticos para poder tocar e vender produtos do projeto, e assim manter o mesmo, enquanto não consigo maiores apoiadores / patrocinadores. Por enquanto, mantenho o projeto com minha música, com os produtos que tenho do VanBora e com imagens (fotos / vídeos). E muitas vezes consigo fazer permutas ou trocas usando essas "moedas".

Onde começou sua viagem e aonde você pretende ir?

A primeira etapa da viagem começou em São Paulo e chegou a Santo André (BA), onde tenho família. O próximo passo é subir rumo ao Ceará, começando agora por lugares como Olivença, Ilhéus, Serra Grande, Itacaré, Chapada Diamantina e assim por diante, seguindo a maré!

Fale um pouco sobre você. Onde começou a surfar e qual sua praia predileta?

Meu nome é Roger Farina Lemm, quase 33 anos com grande amor pela música e contatos verdadeiros com pessoas deste mundo (risos). Minhas primeiras ondas (e caldos) foram nas praias de Mogiquiçaba e Guaiú, litoral do extremo sul baiano, depois comecei a me jogar nos mais diversos picos, alguns na gringa e outros no Brasil. Praia predileta? Hummm... difícil dizer, pois cada momento é um presente! Mas, se fosse falar de ondas que curti muito surfar no Brasil, seriam o litoral norte paulista, litoral sul do Rio e um secret point no meio do mar no litoral sul baiano. Mas, no fundo, o surf é mesmo um estado de espírito, estar por inteiro no que a natureza te proporciona e agradecer!

Conte como foram essas aventuras nas ondas da Costa do Descobrimento.

Foram sensacionais. Dei a sorte de ter um swell considerável batendo nas bancadas de areia e deu pra surfar ondas de até 1 metrinho sólidas, sem contar estar surfando ao lado de velhos amigos. São momentos que tornam o surf ainda melhor. Acabei pegando mais ondas num pico chamado Fazendinha / Guaiú, onde o mar liso estava proporcionando direitas e esquerda de três a quatro manobras. Aproveitei o fim do swell para surfar o "secret" em alto-mar. No vídeo que fiz, falo onde é (risos)! O dia estava incrível, e mesmo com a ondulação menor, deu pra surfar umas direitas de meio metrão a 1 metrinho em um reef break. Ondas em bancadas assim são sempre divertidas e minhas favoritas.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Local de Stella Maris, Erick Moraes fala sobre o atual cenário do surf baiano na Resenha do Papah

Medalha de bronze na Olimpíada, Owen Wright anuncia a sua aposentadoria aos 33 anos

Australiano Callum Robson completa tubo incrível em Peniche, Portugal

Bruno Zanin apresenta Deja vú, produção em preto e branco com Franklin Serpa

Confira vídeo com Darlan Almeida, revelação da categoria Longboard no Brasil

Bino Lopes, Marco Fernandez e Franklin Serpa em ação nas ondas do litoral norte

Franklin Serpa, Bino Lopes e Marco Fernandez são destaques no Brazilian Storm

Confira vídeo com o atleta Fabrício Bulhões quebrando as ondas da praia do Norte