Tubarão em J-Bay

Tubarão gigante rouba a cena na final do J-Bay Open em Jeffreys Bay, África do Sul


O australiano Mick Fanning passou por uma situação nunca vista na história do surf competição ao chocar-se com um enorme tubarão durante a final contra Julian Wilson em Jeffreys Bay, na África do Sul.

Clique aqui para ver o video

Veja os depoimentos dos atletas


Julian havia surfado apenas uma onda na bateria, nota 6,67 pontos, enquanto Mick esperava para pegar sua primeira onda na disputa, quando foi surpreendido pelo tubarão que se aproximou rápido e mordeu o leash da prancha e puxou a prancha bruscamente. Mick se debateu tentando se desvencilhar do tubarão e foi resgatado pelo barco de apoio e pelos jet-skis.

A comissão técnica paralisou o evento inicialmente e depois cancelou a disputa. Os finalistas visivelmente abalados, concordaram em dividir a pontuação e pontuaram como segundo lugar, mantendo assim o brasileiro Adriano de Souza na liderança do ranking.

"Estamos muito gratos que ninguém ficou ferido gravemente hoje (domingo)", disse Kieren Perrow, Comissário da WSL. "A rápida atuação do Mick (Fanning) em face de uma situação aterrorizante foi heróica e também do nosso pessoal de segurança de água foi louvável. A segurança dos nossos atletas é uma prioridade para a WSL e, após conversar com os finalistas, decidimos cancelar o restante da competição no J-Bay Open. Agradecemos ao apoio que tivemos aqui na África do Sul e mais uma vez queremos expressar nossa gratidão à equipe de segurança de água".

O australiano Mick Fanning relatou os momentos aterrorizantes que viveu em Supertubes, onde tentava o bicampeonato o J-Bay Open que valeria a liderança no Jeep Leaderboard da World Surf League: "Eu estava sentado na prancha e senti algo agarrar ou ficar preso na minha cordinha (leash) na perna e eu instantaneamente saltei assustado. Ele continuou chegando na minha prancha e eu ficava chutando e gritando. Eu só vi ele pertinho, mas nenhum dente. Eu estava esperando ele me morder quando estava nadando, dei um soco atrás dele, mas estou totalmente bem, não aconteceu nada comigo. Só minha prancha que afundou um pouco e minha cordinha da perna foi mordida pelo tubarão".

"Eu estava lá tranquilo, só esperando a minha vez de surfar, a minha oportunidade, e eu sabia que o Julian (Wilson) estava mais abaixo de mim no pico", continuou Fanning. "Eu estava prestes a pegar uma onda, comecei a remar e, de repente, eu tive esse instinto de que algo estava atrás de mim. Eu comecei a ficar preocupado e, em seguida, a coisa veio, eu estava na minha prancha e foi ali mesmo. Eu vi a coisa toda se debatendo a minha volta, depois fui arrastado quando ele pegou a minha cordinha da perna. Eu tentei sair dali, mas ele ainda estava lá vai e eu ainda estava preso na minha prancha. Aí eu senti uns dois puxões fortes, em seguida, ele foi me arrastando e depois, finalmente, a cordinha quebrou e me soltei da prancha".

"Comecei a nadar e gritando e gritando para o Jules (Julian Wilson) para se mover também, mas ele estava vindo para perto de mim. Eu continuei nadando, me virei e fiquei pensando no que aconteceu, por ter tido uma outra chance para mim, então eu virei para que eu pudesse pelo menos vê-lo chegando. Antes de ver se o barco estava lá, os jet skis chegaram e nós ficamos em segurança. Eu simplesmente não posso acreditar em tudo que aconteceu e estou muito feliz por ter saído disso. Eu quero que toda a minha família e amigos saibam que estou bem".

"O Mick (Fanning) estava olhando para dentro do pico e eu vi a coisa toda aparecer atrás dele", disse Julian Wilson. "Eu pude ver ele lutando, depois que já não estava em sua prancha, aí entrou uma onda, perdi ele de vista e pensei, 'ele se foi'. Eu senti que não podia chegar lá rápido o suficiente e fiquei assustado com o que poderia ter acontecido. O resultado da bateria não significa nada para mim, estou apenas muito feliz que ele está vivo. Eu literalmente pensei que quando eu estava remando para ele, que eu não ia chegar lá antes dos tubarões, especialmente quando o vi fora de sua prancha e nadando para longe. Eu pensei que estavam perseguindo ele e foi muito assustador. Eu estou muito feliz que nós dois estamos na praia agora, pois eu estava muito preocupado com a vida do Mick".

Ranking

1 Adriano de Souza (Bra) 33.200
2 Mick Fanning (Aus) 32.950
3 Julian Wilson (Aus) 31.450
4 Filipe Toledo (Bra) 29.200
5 Owen Wright (Aus) 27.900
6 Kelly Slater (EUA) 23.200
7 Nat Young (EUA) 22.250
8 Taj Burrow (Aus) 22.200
9 Josh Kerr (Aus) 19.700
9 Italo Ferreira (Bra) 19.700
11 Bede Durbidge (Aus) 17.700
12 Jeremy Flores (Fra) 17.250
13 Wiggolly Dantas (Bra) 17.150
14 John John Florence (Haw) 16.500
15 Gabriel Medina (Bra) 16.150
16 Matt Wilkinson (Aus) 15.000
 

PUBLICIDADE

Relacionadas

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim

Praia da Tiririca vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste