On The Road

Pena exibe fotos e relato da passagem do projeto On The Road por Santa Catarina


Uma viagem ao sul do país pode ser considerada como uma das melhores surf trips do mundo. Conhecer o litoral de Santa Catarina praticando Kite, Sup e Surf é uma das maiores experiências que um boardrider pode ter. A costa é abençoada com boas ondas, vento, com um visual incrível entre praias, montanhas e lagoas.

Clique aqui para ver as fotos

Com intenção de conhecer a região e captar boas imagens partimos então para uma expedição entre Floripa e Garopaba e ver de perto o potencial da região para esses esportes.

#Garopaba
Nossa base em Garopaba foi na casa de Ludmila Cançado, professora de Yoga e surfista local da região. O seu lifestyle mostra bem como vivem as pessoas em Garopaba, trabalham com o que gostam e surfam sempre que possível. Em seu espaço no centro da cidade ela fornece aulas de Yoga, sessões de Reiki, encontros e cursos para saúde física e espiritual.

Logo na chegada fomos recebidos por um grande swell na Praia do Rosa, um pico clássico nacional. Uma baía com ondas perfeitas e tubulares que quebravam em longos intervalos. Perfeito para aprimorar sua linha de SUP em ondas grandes, mas que na beira rodavam forte. Muita adrenalina nos intervalos da série e uma sessão histórica registrada. Nosso anfitrião nas ondas foi o atleta Maurício Pedreira, que nos mostrou os melhores points e as melhores condições para cada esporte.

Depois fomos conhecer a Praia da Ferrujem. Uma ótima opção pra surfar boas ondas com um canal pra entrar. O Canto Sul foi a nossa opção para se divertir, e mais um pico foi desbravado na expedição.

Na sequência o vento virou pra NE e soprou forte, com isso era hora de ir para um dos melhores picos de kitewave do Brasil: Ibiraquera.

Palco de eventos clássicos de SUP, Wind e Kite, Ibiraquera é um verdadeiro parque nacional para esportes de prancha. Presenciamos bons dias para Kitesurf e SUP, com um visual incrível no fim do dia, muitas vezes parecendo que estavamos em algum país da Europa.

#Floripa
Após alguns dias em Garopaba, partimos para Floripa para fazer o reconhecimento. A cidade é simplismente sensacional, com morros, lagoas, lindas praias, guarda marinas por todo lado, restaurantes e diversas opções de esporte ao ar livre. Floripa te convida a se divertir, e foi isso que fizemos.

A nossa base foi na casa do vice-campeão brasileiro de kitewave Zaga Gonzaga. Zaga, que além de atleta possui uma escola de kite/surf/sup, mora na região da Barra da Lagoa. Zaga é um waterman experiente e nos mostrou a Lagoa da Conceição com sua lancha e o local onde ministra suas aulas. Toda a região de Floripa tem diversos picos como Praia Mole, Joaquina, Campeche, e sempre tem uma boa opção a depender se o vento está do quadrante Norte ou Sul.

O pico escolhido para o velejo foi o mais clássico para o kitewave na região: O Pico do Riozinho, no Campeche. Aqui pude encontrar grandes amigos do kite como Dudu Schultz, Testa, Torero, Sebastian, Roberto Veiga, Thiago Almeida, Miguel, entre outros novos amigos que o kite está sempre te trazendo.
Floripa tem uma energia intensa de cidade grande com um clima tranquilo de uma região de praia.

O clima nessa época do ano já está ficando frio e pra quem não é muito acostumado isso pode se tornar um desafio.

Algumas dicas para uma trip para SC:

Melhor época:
Fim do verão, entre Fevereiro a Maio, para pegar a região menos lotada e com mais ondas.
Boas condições para surf entre Julho e Setembro. Boas condições para o Kite entre Setembro a Maio, até o fechamento das praias para a pesca da Tainha.

Ventos:
Floripa e Garopaba possui bons dias de vento o ano todo, basta ficar de olho na previsão.
Vento Sul melhor em Floripa(Riozinho) / Vento N ou NE melhor pra Garopaba (Ibiraquera).
Trazer no mínimo 2 kites, 6 e 8, ou 7 e 9. Nos dias fortes o vento passa dos 30 knots fácil.

Frio:
Traga boas roupas de borracha pois o frio é intenso. Swell com vento sul é pra congelar o corpo. Andar sempre aquecido ajuda a manter o corpo bem e disposto para enfrentar as ondas.

Respeite a cultura surf da região, muita gente pega onda e os picos estão sempre cheio de locais. NO geral todo mundo é amistoso com quem sabe chegar. Respeite as normas da pesca da Tainha para evitar desgaste com os pescadores.

Santa Catarina é um estado abençoado, com excelentes condições para esportes de prancha. Não é a toa que é um celeiro de grandes atletas. Como profissional, é essencial estar conectato com lugares como esse para aprender ainda mais sobre o oceano e as forças da natureza.

Seguimos explorando a região e em breve vamos divulgar 2 episódios em vídeo sobre o projeto OnTheRoad, desbravando as praias de Floripa e Garopaba.
 

PUBLICIDADE

Relacionadas

Atual campeão baiano de SUP, Emerson Juba está entre os dez melhores atletas brasileiros da categoria Race Profissional

Lucas Medeiros divulga vídeo com suas performances durante a temporada havaiana

Evento gratuito de Stand Up Paddle reúne simpatizantes de 10 a 12 de fevereiro, em São Vicente (SP)

Gustavo Foerster mostra um outro ângulo das ondas do litoral norte

Surf e Stand Up Praia Para Todos transformam e inspiram no litoral sul de São Paulo

Etapa do Brasileiro e seletiva para o Mundial da ISA acontece neste sábado (5/8) em Salvador (BA)

Confira fotos e resultados da etapa do Circuito Baiano de Stand Up Paddle

Jairo Flores domina a SUP Wave na última etapa do Tablas Surf Pro em Jaguaribe