Tubarão na área

Pescadores capturam tubarão em vila de Santo Antônio, no litoral norte da Bahia


 
Tubarão capturado em Santo Antônio, no litoral norte. Foto: Arthur Cerqueira

Uma foto divulgada nas redes sociais do atleta Arthur Cerqueira, exibe um enorme tubarão capturado por pescadores na vila de Santo Antônio, no litoral norte da Bahia, no início da tarde desta segunda-feira (17/6).

"Os pescadores estavam na beira pegando tainha e pegaram de linha esse gordinho (risos). Esse não é o primeiro que eles pegam", comentou Arthur.

O atleta contou ainda que chegou à praia para treinar junto com o irmão e viu os pescadores arrastando o tubarão. "Eles recomendaram que a gente não surfasse, pois havia um cardume enorme de tainhas, mas, como faz parte do meu trabalho e preciso treinar, fui para a água. Surfamos por uns 30 minutos e realmente o mar estava cheio de tainhas, mas foi bem tranquilo", revelou Arthur.

Consultado pelo SurfBahia, o biólogo Marcelo Szpilman disse que a imagem não estava muito nítida para uma identificação confiável, mas acredita que o tubarão é da espécie Serra Garoupa, também conhecida como Galha-Preta.

Os tubarões dessa espécie costumam frequentar águas tropicais e subtropicais, sendo comum nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Alimentam-se de peixes, pequenos tubarões, raias, lulas, polvo e crustáceos. 

São raros os ataques a seres humanos. Os poucos registros de mordidas vieram de um encontro casual na zona de arrebentação das ondas, onde esses animais costumam capturar peixes para o alimento.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Ministrado por Danilo Couto, The Big Wave Risk Assessment atrai personalidades do surfe em Salvador

Pescadores capturam tubarão em vila de Santo Antônio, no litoral norte da Bahia

Danilo Couto traz o curso The Big Wave Risk Assessment para a Bahia

Fotógrafo Luis Castro registra Gustavo Kombi e Bruno Pitanga de foil board

Potente swell de sul-sudeste deve atingir o litoral baiano nos próximos dias

Sandro Lyrio lembra do dia em que registrou uma ondulação épica na capital baiana

ASURFI convoca todos os surfistas e admiradores do esporte para solenidade na Câmara dos Vereadores de Ilhéus

Diretoria da Federação Baiana de Surf celebra primeiro ano de gestão e revela planos para 2019