Novos rumos

Diretoria da Federação Baiana de Surf celebra primeiro ano de gestão e revela planos para 2019


Equipe baiana durante o CBSurf Júnior Tour em 2018. Foto: Divulgação FBSurf.


Em texto publicado em seu site oficial, a Federação Baiana de Surf (FBSurf) comemora um ano da sua nova gestão. Além de citar mudanças importantes na entidade e pedir um voto de confiança aos atletas baianos, a FBSurf revela alguns planos para o ano de 2019.

Confira a íntegra da nota:

"Depois de 20 anos sem transparência nas gestões, sem disponibilização pública das informações referentes ao desempenho econômico-financeiro, gerenciais, contratos, patrocinadores, direitos de imagem, propriedade intelectual e quaisquer outros aspectos de gestão que digam respeito à preservação e ao desenvolvimento do patrimônio da entidade; sem prestação de contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito de sua competência; e sem a garantia da representação da categoria de atletas das respectivas modalidades no âmbito dos órgãos de direção e conselhos técnicos incumbidos da aprovação de regulamentos das competições, bem como das eleições para os cargos da entidade, a nova diretoria da FBSurf tomou posse em 8 de abril de 2018, de uma federação que se encontrava paralisada e sem funcionamento, totalmente desacreditada por associações, atletas, órgãos públicos e patrocinadores.

Em Assembléia Geral Ordinária, as eleições aconteceram em Itacaré com voto direto aberto, os representantes das entidades ASEB (Belmonte), ASCV (Canavieiras), AOS (Olivença) AIS (Ilhéus), ASSG (Serra Grande), ASI (Itacaré), ASV (Valença), ASESM (Salvador), ASPI (Lauro de Freitas), ALFSURF (Lauro de Freitas), ACS Camaçari) ASITA (Itacimirim), representantes de Porto Sauípe, além dos representantes dos atletas Profissionais e Amadores, Laszlo Giudice e Ricardo Neves respectivamente, elegeram por aclamação Marcelo Barros para Presidente e Ricardo Luz para Vice-Presidente.

Ao tomar posse, foi feito um rápido levantamento, onde a presidência notou que a Federação estava totalmente irregular e inabilitada junto aos órgãos municipal, estadual e federal, com todas as suas contas encerradas em bancos, todas as certidões positivas, com um passivo (débito) de mais de R$ 20.000 (vinte mil reais), e ainda perdeu a sede da entidade.

Elaboramos um plano de ação, objetivando limpar o nome da FBSURF junto aos órgãos públicos, pagar todos os débitos, recuperar a sede no Palácio dos Esportes, abrir nova conta em banco, iniciar o ano de 2019 com saldo positivo em caixa e aptos a fazer convênios com as Instâncias de Governança Públicas e Privadas. E graças a Deus e ao esforços e trabalhos de toda a equipe, conseguimos êxito e alcançamos todos esses objetivos e muito mais.

Com apenas dois meses de gestão, a atual diretoria conseguiu apoio da Sudesb e da marca Trip para levar a equipe baiana amadora para representar o Estado nas quatro etapas do Campeonato Brasileiro Amador, inclusive fomos campeões na primeira etapa, em Maracaipe (PE), na categoria sub 16, com o atleta ilheense Davi Mendes, e terminamos o ano de 2018 na sexta colocação no geral entre as 12 equipes participantes.

Em 2018, também participamos e homologamos os campeonatos de Porto Sauipe (Baiano Pro), o Morro de São Paulo (Baiano Pro), Piruí (Baiano Am), Brasileiro Pro (Itacaré), Brasileiro Master (Itacaré) e o QS Mundial (Itacaré).

Realizamos Assembleia Geral Extraordinária para aprovação do estatuto e criação do livro de regras e pela primeira vez em toda a história a Federação Baiana surf, em consonância com as normas estatutárias e com a Lei 9.615, a diretoria apresentou em Assembléia Geral Ordinária, o relatório das atividades da presidência, bem como prestou contas para as entidades com parecer técnico do Conselho Fiscal.

Foram 12 messes de trabalho duro para trazer de volta a credibilidade para a FBSURF e ainda temos um longo caminho para atrair maior número de adeptos, atletas, praticantes e patrocinadores para o fomento ao surf de forma duradoura. A nova geração que está chegando precisa conhecer a história do surf na Bahia e se sentir honrada em ser atleta de surf profissional no estado. Os atletas são a veia pulsante do esporte e temos a consciência de que é preciso um maior acompanhamento da base, na sua transição para o profissional.

Para este ano 2019, apresentamos um cronograma de atividades com as seguintes ações: circuito baiano profissional e amador; seminário baiano de surf com cinco eixos temáticos; curso para novos juízes; reciclagem para juiz em atividade. Também faz parte das nossas atividades auxílio jurídico a todas as filiadas e vnculadas para regularização das entidades de surf na Bahia.

A presidência acredita muito na capacidade de trabalho de cada membro da diretoria e queremos contar com a paciência, ajuda e apoio de todos os nossos atletas, do staff técnico da Federação, dos produtores de evento e dos empresários. Pedimos um voto de confiança para que possamos fazer nosso trabalho com transparência e em total respeito aos nossos atletas e sabemos que sem atletas não tem surf, sem atletas não tem show de manobras.

Por último, queremos convidar todos os atletas da Bahia que pensam em construir uma nova história da gestão do surf baiano, junto com a nova diretoria da Federação. Esperamos todos os atletas na primeira etapa do Circuito Baiano, entre os dias 19 e 21 de abril, em Lauro de Freitas, na Praia de Ipitanga, que depois de 10 anos volta a ganhar uma etapa baiana de surf."

PUBLICIDADE

Relacionadas

Gustavo Costa fala sobre a criação da Shape It, empresa especializada em usinagem 3D

Pura Vida Festival em Stella Maris lança promoção para apoiar voluntários do grupo Guardiões do Litoral

Prefeitura de Salvador trabalha para limpar praias atingidas pelas manchas de óleo

Documentário produzido por Rael Meneses resgata o espírito do surfe de alma

Primeira edição do Evolua Arte e Skate Contest acontece no dia 19 de outubro em Ipitanga

Torneio de Surf de Peito movimenta a praia do Buracão neste sábado

Jadson André lança documentário mostrando sua trajetória de luta e superação

Confira as fotos do lançamento da nova loja Mahalo no Shopping Paralela