Surf e tattoo

Conheça o trabalho de Jonatan Alves, o SurfTattoo, tatuador de atletas baianos como Franklin Serpa, Ian Costa e outros


O que atletas como Franklin Serpa, Ian Costa, Namor Cayres, Erick Moraes, Nicolas Carvalho, Yagê Araújo e Daniel Oliveira tem em comum? Além do talento nas ondas, todos eles tem a pele marcada pela arte de Jonatan Alves, ou SurfTattoo, como também é conhecido, um artista que vem trabalhando para firmar seu nome no universo da tatuagem e que conta com os amigos para levar sua arte pelo mundo.

Local da praia de Stella Maris, foi influenciado pelo pai e seus tios para começar a surfar, aos 15 anos, na praia de Piatã. Logo depois a família se mudou para Stella, onde cresceu e fincou sua raízes, batendo ponto no pico todos os dias para ver as condições do mar.

O interesse na arte da tatuagem surgiu no colégio, com o amigo Gabriel Iglesias, que era mais velho e já tatuava.

"Fiz minha primeira tatuagem com meu amigo Gabriel, que fez a maioria das minhas tatuagens. Comecei a curtir a arte e quando terminei os estudos, não sabia exatamente o que queria fazer, então comprei meu primeiro kit de tatuagem, com o dinheiro de minhas economias", conta Jonatan.

Como todo início, enfrentou as dificuldades e a barreira do preconceito para seguir na profissão.

"Meu pai não gostou muito, mas tinha o apoio da minha mãe e minha avó, mas foi difícil, pois as pessoas acham que todos tem que estudar e seguir uma profissão comum", explica.

Há 8 anos tatuando, Jonatan vem aperfeiçoando seu trabalho, onde se especializou no blackwork e pontilhismo.

Durante esse tempo o artista desenvolveu uma parceria com os atletas, que se tornaram amigos e que hoje representa uma grande e talentosa família SurfTattoo.

"Como o nome já diz, é surf e tattoo, minha vida é surfe e tatuagem, então procuro ajudar da maneira que posso meus amigos e eles me ajudam divulgando meu trabalho".

"Grande amigo e uma amizade de longas datas. Temos várias histórias hilárias e marcantes que passamos em uma fase muito boa, sem grandes compromissos e de muito surf, onde passávamos o dia todo na praia, aproveitando bastante aquele tempo precioso que pareciam não ter fim. Pude acompanhar seu início de trabalho na tatuagem, onde fez a minha primeira. É muito inspirador ver um amigo dando passos na vida, fazendo o que realmente gosta de fazer e se dedicando ao máximo. Tu é ídolo meu brother", disse Ian Costa, que atualmente está em Portugal e que foi o primeiro integrante do time SurfTattoo.

O ilheense Franklin Serpa também faz parte da equipe SurfTattoo e através dele vieram outros, como Daniel Oliveira e Nicolas Carvalho.

"Conheci o Jon através do Ian Costa na Surf House, um espaço muito legal em Stella, que faz pranchas, conserta, tinha o Sávio da Animar Surf Filmes e também um cara que tatuava. Achei o movimento da casa muito irado, coisa que não costumo ver na Bahia, isso me chamou a atenção para poder ir e passar uns dias na casa. Nesse momento conheci o Jon, nós surfávamos, filmávamos, falávamos sobre pranchas, tatuagens, arte e música e quando vi as tattoos dele, gostei muito dos traços. Na casa a galera já era SurfTattoo, e já na sequência eu também quis ser, fizemos uma tattoo e não deu outra, eu queria tatuar e surfar e ele queria surfar e tatuar", conta Franklin.

Daniel Oliveira entrou para a equipe através de Franklin e morou com Jonatan em Stella Maris.

"Fui abraçado de primeira, sem contar conversa, abriram as portas pra mim e sou muito grato por isso. Com o tempo fomos nos aproximando mais, fui conhecendo a pessoa dele e vi que ele tinha um bom coração. Um cara feliz, brincalhão, midiático, maluco e confiante. O vejo como um irmão, nós crescemos bastante durante este tempo e sei que independente de qualquer coisa, posso contar com ele e ele comigo.
Faço parte deste time foda, style e diferenciado. Cara é talentoso, dedicado e tem muito amor pelo que faz. Muito obrigado por fazer parte deste time, timbero, tamo junto desgraiaaaa!", falou Daniel.

"Meus amigos são minha inspiração, tenho orgulho da minha equipe e do meu trabalho. A tatuagem é tudo, simboliza as fases e os acontecimentos que marcam a nossa vida". define Jonatan.

Para saber mais sobre o trabalho de Jonatan Alves, basta conferir seu perfil @_surftattoo no Instagram.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim

Praia da Tiririca vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste