Marchando pra frente

Surfistas ilheenses se mobilizam para fundar nova associação


 
 Surfistas ilheenses se mobilizam para fundar nova associação. Foto: Divulgação.


“Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar”. Esta frase clássica é do saudoso Chico Science, que, juntamente com outros pernambucanos, iniciou o movimento cultural conhecido como Manguebit e revolucionou a musicalidade brasileira, introduzindo e valorizando as raízes e regionalidades.

Na última quinta-feira (23), teve início outro movimento, não no Recife, no estado de Pernambuco, mas sim em Ilhéus, Bahia, com o propósito de fortalecer o surf na região cacaueira.

Naquela tarde, na praia do Sul, aconteceu a primeira reunião com alguns surfistas de Ilhéus com o propósito de fundar uma nova associação de surf, a motivação romântica, que é o amor ao esporte dos reis, mas unida à racionalidade e clareza dos fatos reais e em busca de uma melhor institucionalização do surf na cidade.

Depois de ouvir sugestões e alguns fatos reais da burocracia existente e da responsabilidade que requer em fazer este movimento, ficou decidido pelos presentes fundar uma nova associação com finalidade de representatividade institucional do esporte na cidade, mesmo que muitos surfistas já representem Ilhéus nos eventos na Bahia, Brasil e no Mundo, e dar início a este movimento de unir forças dos surfistas e que outros venham ser sócios fundadores.

Vale lembrar que essa reunião contou com representantes do surf de pranchinha, longboard e stand up.

Os presentes na reunião, conjuntamente com o idealizador deste movimento e uma das lideranças do surf ilheense, Bruno Galini (atual diretor técnico da Federação Baiana de Surf), foram unânimes em dizer que algumas das atividades da associação devem estar aliadas com ações sociais e principalmente ambientais, além de buscar simpatizantes a este novo momento, independentemente de serem surfistas e competidores, pois queremos ser responsáveis por uma nova geração e mostrar que os surfistas de Ilhéus estão “marchando pra frente”.

Presentes na reunião, os primeiros sócios fundadores (Jabes Local, Helomar Papi Cação, Thales Quadros, Bruno Galini, Derô José, Marcelo Bacana, João de Deus, Motor, André (Dedé) Dórea, Eraldo Santana, Guilherme (My Friend) Leal e Igor Setúbal.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim

Praia da Tiririca vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte-Nordeste