Oásis peruano
Célio Beleza parte para o Peru no projeto Smolder na Estrada para explorar as ondas e ventos peruanos
Quando os integrantes do Smolder na Estrada decidiram partir de Fortaleza rumo à região de Lobitos, não sabíamos ao certo o que nos esperava.
Clique aqui para ver as fotos
Fizemos uma extensa pesquisa na internet sobre o lugar, pincipalmente para saber como era a pratica dos esportes com prancha. Só sabíamos ao certo que a viagem seria de tirar o fôlego, com muitos desafios e explorações.
Certamente não é uma exclusividade apenas de quem veleja ou surfa querer ter o seu mapa mundial pessoal devidamente explorado e com várias marcações ao longo dos continentes.
Acredito que quem tem esse grandioso instinto exploratório, o possui pelos motivos mais diferentes possíveis e imagináveis, ao ponto de que seria pura adivinhação ficar citando possibilidades.
Depois dá longa perna brasileira, desembarcamos em Lima, pegamos outro vôo para Piura e entramos numa van para as últimas 2 horas rumo à inóspita Lobitos. Localizada a 70 quilômetros ao sul de Mâncora, é como uma cidade fantasma no meio do deserto, uma cidadezinha no meio do nada, com uma enorme e vasta zona petrolífera a ser explorada e um campo militar vizinho.
Suas ondas não eram nada de especiais até que entrou o último El Niño de 1998 e a partir daí, tem rolado ondas cada vez melhores. Teve sua época muito próspera quando era um porto inglês e ainda hoje se podem ver as casas coloniais, muitas delas abandonadas e vazias, outras reaproveitadas e ocupadas pelos atuais moradores.
Na década de 60, foi transformada numa zona militar e o seu acesso foi fechado durante vários anos. Só recentemente o potencial dessa área começou a ser explorado, várias pousadas e hotéis aqui existem, como a Lobitos Eco Lodge e o Hotel Lobitos, que tem seus serviços voltados totalmente para conscientização e preservação ambiental da costa norte do pacífico.
Na nossa primeira semana, as ondas estavam com boa formação para se aclimatar com a bancada de corais e com o estilo da onda. Dois metrinhos bem encaixado na bancada, que por sinal, é bem rasa na maioria dos points. Nessa região o surf rola na parte da manhã e o velejo no início da tarde.
Quem nos apresentou os points explorados até agora foi o fotógrafo peruano Luiggi Borgo. Ele deu dicas e pediu muito cuidado, pois a decolagem e o pouso das pipas sempre envolveriam riscos por causa dos corais e ouriços. As praias exploradas até agora foram:
Punta Balcones: partindo da aldeia de Negritos, fica a um quilômetro de distância através da enseada dos pescadores de San Pablo. A área é muito peculiar, pois está localizada no ponto mais ocidental da América do Sul. Suas águas cristalinas, com os excelentes ventos e ondas, são apreciadas por turistas de todas as partes do mundo. Além disso, esta área é conhecida por seus flamingos cor de rosa, que são encontrados nas salinas, e a grande população de leões marinhos que habitam este santuário. Sua sessão inicia no final de uma formação rochosa e quando a ondulação encontra a bancada começa a ser disparado um tubo não adequado para cardíacos. Quanto mais areia ou maior a ondulação, mais chance dessa brincadeira ser algo indescritível.
La Fronteira: Quando as condições estão adequadas, é um tubo do começo ao fim. É uma das melhores ondas praticamente todo o ano. O fundo é de areia e rocha com algumas partes perigosas com pedras pontiagudas. É definitivamente uma ótima esquerda.
Baterias: Esta praia esta localizada a 30 minutos de caminhada mais ao sul de Lobitos, bem em frente a uma bomba de retirada de petróleo no topo da colina. Temos que descer essa colina e pular das pedras para se chegar na praia. É uma onda para esquerda com mais volume, perfeita para os amantes do kitewave. Quando o mar esta maior, esse point propicia ondas bem grandes.
“A paisagem dos lugares, apesar de ser um deserto, transmite algo muito místico, creio eu, que as rochas a beira mar passam este sentimento, esculpidas cuidadosamente pelo mar com os anos”, comentou Luiggi Borgo.
“Essa região permite velejar e surfar todo o dia a toda hora, que fantástico”, comentou Anderson Santos.
Sexta-feira próxima chega o velejador e surfista da Paraíba Alberto Júnior e o fotógrafo paraibano Guiga Rey, completando a comitiva nordestina dessa grande aventura na base do Smolder na Estrada em Lobitos.