Encontro da remada

Primeira etapa do Circuito Baiano de Remada aconteceu no Porto da Barra, em Salvador (BA)


A primeira etapa do Circuito Baiano 2013 de Remada aconteceu no último sábado (11/05) em condições muito especiais.

Clique aqui para ver as fotos

O dia amanheceu com forte vento, entre 25 e 30 km/h, tornando o mar da Baía de Todos os Santos muito mexido. Nesta ocasião, duas modalidades se confrontaram de forma saudável, já que as mesmas não disputam entre si. De um lado, o paddleboard, uma prancha oceânica de 4,5m em média, que consiste numa remada com auxílio apenas dos braços, onde o atleta fica deitado ou ajoelhado. Assim, a prática do paddleboard pode ser realizada em qualquer condição, a exemplo dos mares storm, com ventos de 50km e ondulação de 3 metros que atingem a própria Baía de Todos os Santos nos raros dias de forte frente fria em Salvador.

Já para o stand up paddle (SUP), que consiste numa prancha mais larga, em que o atleta em pé faz uso de um remo para deslocar-se na água, tal condição gera um duplo efeito contraditório. Por um lado, ao remar a favor do vento (o chamado downwind), o atleta é fortemente beneficiado, já que seu corpo funciona como uma área vélica, permitindo ao sup ao mesmo tempo velejar e surfar as ondulações. Nesta condição de downwind, a vantagem do sup sobre o paddleboard é bastante significativa. Entretanto, na situação de contravento (o chamado upwind), o paddleboard tende a se sobrepor, conforme a intensidade do vento e das ondulações na proa da prancha.

Durante a prova, foram exatamente essas duas condições que se apresentaram no trecho Porto - Forte São Marcelo – Porto. Nos primeiros 5 km de downwind, houve clara supremacia do Sup, com uma dianteira de cerca de 800m. Entretanto, no trecho de retorno, agora em condição upwind, o sup encontrou muitas dificuldades, pois além do forte vento contrário, haviam também ondulações em várias direções, chocando-se inclusive contra o quebra mar e gerando fortíssima turbulência. Nestas condições presenciamos a garra e a habilidade dos supistas para concluírem a prova. Foi notável o esforço de cada um deles, todos estão de parabéns.

Menção especial deve ser aqui feita ao próprio organizador da prova (Zé Augusto), que além de ter conduzido o evento com muita tranqüilidade, resistiu às pressões de mudança da data do evento diante de tais condições e ainda caiu na água para completar a prova com muita garra. Zé Augusto percebera a importância de uma prova realizada em condições tão duras e difíceis, pelo que traz de experiência para cada atleta. São justamente em condições assim que se aprimora o nível de habilidade dos atletas e se revelam verdadeiros remadores.

Mais um destaque especial deve ser aqui feito ao campeão da categoria 14` que fora também aquele que chegou na frente entre todos os supistas: Gustavo Costa (Kombi). Ele travou acirrada disputa com os paddleboarders Abubakir e Genauto até os minutos finais da prova, mesmo estando em uma condição tão desvantajosa pelo vento de 30km no peito. Vai aqui nossa demonstração de respeito e admiração pela sua garra e técnica. O paddleboard agradece a oportunidade de experimentar momentos de disputa muito saudável, franca e respeitosa, nos permitindo o reconhecimento de nossos limites.

Ao final tivemos Genauto em primeiro, Abubakir em segundo e Gustavo com a terceira colocação. Na sequência, destaque para a categoria 12,6`, em que sagrou-se campeão Gabriel Vilarinho, seguido de Alex Araújo e Bruno Pitanga. Importante ressaltar a atitude de Gabriel e Alex, atletas de alto nível do circuito brasileiro, que vieram para a Bahia prestigiar o evento, engrandecê-lo e reencontrar os amigos baianos.

Na categoria Master, destaque para Pedro Valadares e Jorge Mariolino, remando como garotos. Finalmente, menção honrosa mais uma vez para a monstra Barbara Brazil que completou a prova com um vigor impressionante. Gostaríamos ainda de saudar a belíssima participação da canoa havaiana, através de nomes como Clóvis, Joca, Rosvaldo entre outros atletas que trouxeram um brilho ainda maior a prova, com o espírito hawaiano. Obrigado a todos e que venha a próxima.

Classificação geral
 
Categoria 10 km  Pro

          
1 Genauto França (Paddel) - 1.26.00
2 Mauricio Abubakir (Paddel) - 1.26.35
3 Gustavo Costa    (Unlimited) - 1.28.08
4 Gabriel Vilarinho (Race Masculino) - 1.28.29
5 Alex Araujo (Race Masculino) - 1.32.18
6 Barbara Brazil (Race Feminino) - 1.37.30
7 Bruno Pitanga    (Race Masculino) - 1.40.30
8 André Barros (Unlimited) - 1.45.00
9 Pedro Americo    (Race Master) -    1.48.35
10 Rodrigo dos Santos (Unlimited) - 2.04.00
11 Jorge Mario Villas Boas (Race Master) - 2.13.00
12 Zé Augusto (Unlimited) - 2.14.01
13 João Paulo (Race Masculino) - 2.14.43

Categoria 3 km Amador
          
1 Guido Ramos (Fun Race Masculino) - 0.18.18
2 Luiz Eduardo Perez (Fun Race Masculino) - 0.18.34
3 Crisvaldo Barbosa (Fun Race Masculino Master) - 0,18.57
4 Guga Moreira (Fun Race Masculino) - 0.20.19
5 Tuca Carvalho    (Race Amador Masculino) - 0.21.05
6 Claudio Domingos (Race Amador Masculino) - 0.22.46
7 Murilo Neves (Fun Race Masculino) - 0.22.53
8 Thiago Galileu (Fun Race Masculino) -    0.23.26
9 Gustavo Morais (Fun Race Masculino) -    0.23.27
10 Gabriel Coelho (Fun Race Masculino) - 0.23.50

Kid`s         
          
1 Janniky Melo (Kid`s Feminino) - 0.01.34
2 Guilherme Berenguer (Kid`s Masculino) - 0.01.42
3 Bia Moreno (Kid`s Feminino) -    0.01.51
4 Pedro Santana    (Kid`s Masculino) - 0.02.08
5 Elisa Santana    (Kid`s Feminino) - 0.02.10
6 Maria Berenguer (Kid`s Feminino) - 0.05.28
         
Junior        

1 Ricardo Navarro - 0.33.00
2 GUILHERME SOUZA - 0.38.00

Canoa Havaiana OC6 13KM    
          
Equipe Clovis (Elite) -    1.20.03
Equipe Jonga (Elite) - 1.23.33
          
Equipe Hamã (Open) - 1.48.00
Equipe Helen (Open) - 1.53.00
 

PUBLICIDADE

Relacionadas

Com apenas 10 anos, Davi Lucca ganha apoio de Ivete Sangalo e tem trajetória exibida no Esporte Espetacular, na TV Globo.

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim