Surf para poucos
Construção de resort pode restringir ainda mais o surf nas ilhas Maldivas
A construção de um novo resort na ilha de Thanburudhoo, nas ilhas Maldivas, pode impossibilitar o surf em duas das ondas mais famosas do arquipélago: Sultans e Honkeys.
Segundo a Associação de Surf das Maldivas, essa situação seria negativa, uma vez que reduziria o acesso a um número já limitado de ondas de alta qualidade e que atrai surfistas do mundo todo.
Thanburudhoo pertence, atualmente, ao Ministério da Defesa e é local de treinos militares. Assim, a proposta seria alugar a ilha à empresa responsável pelo desenvolvimento do resort durante 50 anos, enquanto estes pagariam 5 milhões de dólares destinados a um programa do Ministério da Defesa.
O grande problema reside na legislação turística das Maldivas. Isto porque, segundo a lei, os não-hóspedes nos respectivos resorts não têm direito a surfar nas ondas que se encontram no espaço pertencente a estas unidades turísticas.
Neste momento o plano está em discussão, uma vez que não se sabe, precisamente, se será correto alugar uma ilha que tem fins militares para um empreendimento comercial.
*fonte Minivan News