Salvamento é atração em Jaguaribe

Atividades de salvamento aquático contam com clima de inverno em Jaguaribe


As atividades de salvamento aquático como o X Campeonato Brasileiro, VII Sul-americano, II Pan-americano, IX Simpósio de Salvamento Aquático e a V Feira de Artigos de Salvamento e Esportes Aquáticos, iniciam nesta terça-feira (14/9) na praia de Jaguaribe, Salvador (BA).

Os organizadores do evento estão satisfeitos com o clima de inverno no pico. O forte vento Sudeste deixa o mar com ondulações e correnteza, que são condições ideais para treinamento de salvatagem.

Em todo o Brasil acontecem aproximadamente sete mil óbitos de afogamento por ano. O evento, idealizado pelo Salvamar da Prefeitura e o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, tem objetivo de ajudar a diminuir esta marca.

“Estas condições dificultam um pouco o nosso trabalho e a gente trabalha com mais de atenção e isto vai ter reflexo no salvamento. A gente costuma dizer que se o treinamento é difícil, o salvamento se torna fácil”, explica Carlos Eduardo Smicelato, Major do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Na realidade, o Major Smicelato realiza uma reciclagem de salvamento com botes, já que o quadro das duas instituições de salvatagem da Bahia recebeu o treinamento no ano passado.

“Promovemos uma reciclagem para atualizar as técnicas e realizamos discussões a respeito das experiências de cada um. Viemos em busca de tempo ruim e onda grande. Até isso ajudou a organização do evento que está muito boa. O pessoal aqui está de parabéns”, completa o militar.

Entre os agentes do Salvamar que participaram do treinamento, o guarda vida David aprovou a iniciativa.

“O mais importante de um curso como este é aprender a técnica correta para utilização de um equipamento. A gente sempre teve equipamento, mas, até conhecer a técnica correta, usávamos a grosso modo, com pouca eficiência. Agora com critério técnico, temos uma eficiência maior, o equipamento dura mais porque você vai manusear o equipamento dentro de uma norma”, acredita o agente.

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx71) 8880-2030 ou 8138-7688.
PUBLICIDADE

Relacionadas

Com apenas 10 anos, Davi Lucca ganha apoio de Ivete Sangalo e tem trajetória exibida no Esporte Espetacular, na TV Globo.

Projeto Eco Garopaba promove orientações sobre reciclagem e reutilização do lixo

Escola de surfe Pacific Surf School abre vagas para instrutores brasileiros em San Diego (EUA)

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com disputa entre surfistas que levaram o pior caldo no País na última temporada

Bodysurfers reforçam Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Fotógrafo baiano Thiago Sampaio lança livro de fotografias Brisa Baiana

Marca baiana Blu se consolida como o protetor favorito dos esportistas no Brasil

Segunda edição do Nóisérider Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Itacimirim