Backdoor ameaçado

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença


Há cerca de um mês, um dos acessos à praia do Backdoor, em Olivença, foi interditado para a construção de um camping, o que causou polêmica e revolta por parte dos moradores, surfistas e frequentadores do pico, que denunciam ações de degradação do meio ambiente no local.

A praia do Backdoor é um dos mais tradicionais picos de surfe do sul da Bahia e é mundialmente conhecido como celeiro de talentos do surfe, como os pioneiro Jojó de Olivença e Yuri Soledade, e mais recente com atletas como Rudá Carvalho, Franklin Serpa e Diogo Santos.

O empresário Léo Possani, que comprou o terreno, explica que além de ter a escritura pública do terreno, afirmou que a obra tem licença ambiental e se defende das acusações de ter suprimido a área de vegetação de restinga.

“É uma área de restinga, e as restingas são os primeiros obstáculos naturais à ação de ondas de tempestades. A gente faz o monitoramento voluntário de Ilhéus até Olivença, e a gente tem percebido ao longo dos anos e alertado os órgãos ambientais a ocupação desordenada da linha de costa", relata Rian da Silva, presidente do Instituto Marola, ONG sediada em Olivença.

Apesar das declarações de que a obra é legal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente diz que a obra não tem licença, e que a empresa já foi notificada e multada.

Através da Associação de Surf de Olivença e moradores, além de institutos de preservação do meio ambiente, foi feito um boletim de ocorrência sobre o caso, assim como também foi acionado Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), que vai acompanhar o caso junto com a delegacia do meio ambiente.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus se reuniu no último dia 10 de março e aprovou por unanimidade a moção de recomendação de tombamento da praia do Backdoor, por todas as características ambientais, históricas e culturais. A moção ainda vai ser apresentada ao prefeito do município.

Uma manifestação organizada pelo Clube de Surfe da Praia do Backdoor vai acontecer no próximo domingo (28/03), na Prainha, às 15 horas. Lembrando a todos que em um momento de pandemia, vale lembrar o uso obrigatório de máscara, assim como o distanciamento social.

PUBLICIDADE

Relacionadas

O geólogo Eduardo Grissolia explica sobre o impacto das obras na orla de Stella Maris e região

Alexandre Piza e Debora Ortiz discutem a importância da conservação dos recursos naturais do nosso litoral

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença

Grupo de moradores e frequentadores de Stella Maris se reúne em prol de melhorias para o local

Grupo de orcas surpreende embarcação com pescadores em praia próxima a Itacimirim

Churrasco inusitado na praia de Amaralina vira polêmica depois de grupo ficar ilhado na maré cheia

Enquanto as discussões sobre o avanço da maré em Ilhéus tomam conta das redes sociais, a Praia do Norte pede socorro

Avanço da maré volta a provocar prejuízos e destruição na praia do Norte, em Ilhéus