Descaso com o oceano

Morador flagra despejo de dejetos do Carnaval nas águas do Farol da Barra


Circula pela internet e grupos de Whatsapp alguns vídeos e fotos de carros da Prefeitura de Salvador fazendo a limpeza das ruas da Barra depois do Carnaval.

O flagrante mostra a sujeira sendo limpada com sabão e o mesmo sendo despejado sem nenhum pudor nas águas do Farol da Barra. Segundo moradores, a cena se repetiu durante todo o período do Carnaval.

"É doloroso ver uma cena dessa. Tenho 56 anos e frequento o Farol desde a adolescência. Esse local onde foi registrado essa monstruosidade nós chamamos de 'quintal', um pico onde se encontram todas as gerações do surf na Barra. Durante todos os dias do Carnaval, os banheiros químicos eram lavados e a mesma cena se repetia, com tudo sendo despejado na água. Um crime ambiental, um fato absurdo e grave, onde os orgãos como o Ministério Público Federal deveriam tomar conhecimento e tomar uma atitude séria com relação a esse tipo de barbaridade", argumentou Zeca do Farol, morador da Barra que registrou estas cenas.

"Sou morador da Barra e tenho um empreendimento no local. Por conta do Carnaval, fiquei 10 dias sem abrir minha loja, assim como outros comerciantes. Além disso, tivemos que conviver com a sujeira deixada pelos foliões e o absurdo de ver a prefeitura jogar os dejetos da limpeza diretamente nas águas do Farol da Barra. Isso acontece há anos e pode ser visto também pelo projeto Fundo da Folia, que todos os anos recolhe o lixo no fundo do mar na região da Barra", denuncia Romulo Cruz.

"Um absurdo ver imagens como essas e o despreparo dos orgãos responsáveis por essa limpeza. Eles estão jogando, além da sujeira, uma quantidade enorme de sabão nas águas do Farol da Barra. Isso é uma vergonha!", comentou Carlão Morais.

 

 

Registro da "limpeza" das ruas e os dejetos sendo despejados nas águas do Farol da Barra nesta sexta-feira. ? Zeca do Farol

Uma publicação compartilhada por SurfBahia nas praias (@surfbahianaspraias) em

PUBLICIDADE

Relacionadas

O geólogo Eduardo Grissolia explica sobre o impacto das obras na orla de Stella Maris e região

Alexandre Piza e Debora Ortiz discutem a importância da conservação dos recursos naturais do nosso litoral

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença

Grupo de moradores e frequentadores de Stella Maris se reúne em prol de melhorias para o local

Grupo de orcas surpreende embarcação com pescadores em praia próxima a Itacimirim

Churrasco inusitado na praia de Amaralina vira polêmica depois de grupo ficar ilhado na maré cheia

Enquanto as discussões sobre o avanço da maré em Ilhéus tomam conta das redes sociais, a Praia do Norte pede socorro

Avanço da maré volta a provocar prejuízos e destruição na praia do Norte, em Ilhéus