Remada pela revitalização

Saiba como foi a Remada Protesto pela revitalização do Rio Sapato, em Lauro de Freitas


Aconteceu no último dia 11 de dezembro a Remada Protesto pela revitalização do Rio Sapato, em Lauro de Freitas. Imagens registradas em fotos, onde o odor pútrido não é sentido, nos fazem ver a beleza desperdiçada em não se tornar esse longo, calmo e convidativo rio em uma fonte de águas limpas e em condições plenas de utilização para banhistas e remadores. A falta de visão dos gestores gera prejuízos para a natureza e também para os cofres do município e empresariado local, que poderia ter no Rio Sapato mais um apelo turístico para se somar as paradisíacas praias que possui.

Saindo do Centro Pan-americano de Judô e encerrando nas proximidades do Villas Tenis Clube, no trajeto, além da enorme quantidade de lixo, foram detectados diversos pontos de esgoto clandestino despejados no rio e identificado um canal de esgoto oficializado pela Prefeitura na gestão passada, que sem tratamento, contamina as águas. As obras de canalização do esgoto da Lagoa da Base se constituirá numa fonte extra e bastante volumosa de poluição para se somar ao dano atual do rio. A obra já se encontra adiantada e não é possível saber o local onde se pretende construir a estação de tratamento, exigida para esse tipo de obra. Mais uma vez reforçamos que entendemos a importância para a comunidade de que a atitude seja tomada, lutamos pelo saneamento e regularização em todos os bairros, assim como punições para quem prejudica o rio, sem exceções, apenas há esse destaque, pois essa é uma obra em andamento e com grande impacto ambiental, que precisa ser barrada até que os encaminhamentos corretos sejam tomados. Pensamos e lutamos por todos os munícipes, independente de localidade, que no longo prazo, pagarão pela solução atropelada e irresponsável que estão dando ao assunto. Será um desastre que não causará apenas a morte do Rio Sapato, mas também o fim das praias, fonte de lazer e renda de milhares de pessoas.

Agradecemos a todos os presentes por doarem sua manhã de domingo para dar força e visibilidade ao ato e em especial aqueles que, pela vontade de gritar ao mundo o absurdo que está ocorrendo, meteram a prancha na água e enfrentaram uma remada árdua, fétida, entre lixos, esgotos e a tristeza profunda que os amantes da natureza sentem quando presenciam os horrores de que o ser humano, essa espécie dotada de racionalidade, é capaz pela ganância desenfreada.

Agradecemos pelos brinquedos doados, que farão crianças sorrirem; aos profissionais liberais e a todas as empresas e associações apoiadoras que tornaram nosso evento possível, a citar, APS, ASPI, ABLM, REMCA, AMOVA, One Love For Kids, Global Garbage, Evolua , Marta Sorensen Fotografia, UNICLUBES, NORTSERV e M&A. Agradecimento especial à Chilli Beans por patrocinar as camisetas e dar identidade ao evento.

Esse foi o primeiro manifesto e não nos bastaremos nele. Toda a aproximação é bem vinda; nesse coletivo não há lideres, há a ação de anônimos, que só saem na foto porque há uma necessidade de marcar o acontecimento, mas que não buscam flash e nem créditos. Estaremos agindo onde se fizer necessário; incomodando o errado, buscando mudanças de realidades tristes; sempre de forma ordenada, discordando de vandalismos, extremismos e hostilidade gratuita. Somos ativistas; apartidários e pacifistas. Em tempo, se não deu para você comparecer porque as ondas estavam bombando e a praia linda, teria valido o esforço; é justamente para que possamos continuar usufruindo desse paraíso no futuro que você precisa realizar um esforço mínimo na atualidade. Reflita se você tem se empenhado o suficiente para mudar as coisas que lhe incomodam. É sempre tempo, esperamos você no próximo.

*De propósito não falamos Rio em condições para pescadores, pois buscamos recuperar o rio para atingir uma convivência harmoniosa com a natureza e essa relação engloba o respeito à vida dos animais. Já não ignoramos mais o fato de que os animais são seres sencientes e que há opções perfeitamente capazes de satisfazer o paladar e nutrir os humanos, sem que para isso tenhamos que fazer sofrer ou tirar a vida desses seres, que como nós, merecem viver com dignidade. Ao brigar por um mundo melhor, pesquise o impacto ambiental gerado pela exploração de vidas animais para consumo humano e você perceberá que a maior contribuição que pode dar imediatamente ao planeta é tirar os animais de seu prato e de seus itens de vestuário e decoração. E se viver de forma compassiva e refletida sobre os impactos de seus atos de consumo lhe agradar, estenda também para suas opções de entretenimento.

PUBLICIDADE

Relacionadas

O geólogo Eduardo Grissolia explica sobre o impacto das obras na orla de Stella Maris e região

Alexandre Piza e Debora Ortiz discutem a importância da conservação dos recursos naturais do nosso litoral

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença

Grupo de moradores e frequentadores de Stella Maris se reúne em prol de melhorias para o local

Grupo de orcas surpreende embarcação com pescadores em praia próxima a Itacimirim

Churrasco inusitado na praia de Amaralina vira polêmica depois de grupo ficar ilhado na maré cheia

Enquanto as discussões sobre o avanço da maré em Ilhéus tomam conta das redes sociais, a Praia do Norte pede socorro

Avanço da maré volta a provocar prejuízos e destruição na praia do Norte, em Ilhéus