Novos padrões

Prefeitura de Salvador prepara obra de requalificação em Stella Maris


Projeto da requalificação de Stella Maris. Foto: Divulgação/ Agecom.


Depois da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, receber o selo internacional de qualidade, caracterizado pela Bandeira Azul, outra praia de Salvador deve ganhar o título. A Prefeitura acredita que Stella Maris possui os critérios observados pela organização não-governamental Foundation for Environmental Education (FEE).

Para receber a Bandeira Azul, as praias e marinas ao redor do mundo devem cumprir normas relativas à qualidade ambiental, bem-estar, segurança e infraestrutura, somando 34 itens no total, a partir de critérios vinculados a temas como Educação e Informação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental; e Segurança e Serviços.

Sobre os critérios estabelecidos para garantir a certificação, o secretário de Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, acredita que a praia de Stella Maris vai estar dentro dos padrões. “Em relação ao critério da balneabilidade, estamos tranquilos. Já contratamos uma empresa para fazer um estudo sobre isso, como é exigido pela Bandeira Azul. Com a requalificação, e dialogando com a comunidade e com os comerciantes informais para construirmos uma gestão comunitária da praia, respeitando o meio ambiente, acho que num prazo médio de dois anos podemos avançar para mais essa certificação”, afirmou.

Foto: Divulgação/ Agecom.


Requalificação


A Prefeitura acredita que o selo será concedido após a requalificação deste trecho da orla, que tem previsão para ser iniciada no próximo ano. Com cerca de cinco quilômetros de extensão, passando pelas praias do Flamengo e de Ipitanga, na divisa com o município de Lauro de Freitas, esse trecho da orla passará por obras com um investimento de R$ 38 milhões. Segundo informações da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável pelo projeto já finalizado, a reforma envolve áreas verdes e urbanas, além de 261 metros quadrados de espaços construídos.

Após as obras, a nova orla de Stella Maris contará com equipamentos modernos para comércio, lazer e a prática esportiva. Serão, ao todo, 24 quiosques para comercialização de alimentos e bebidas, como acarajé, coco e comidas típicas.

Além disso, em toda a extensão serão erguidas 10 quadras esportivas, um estacionamento com acesso à praia, ciclovia, pergolado, paisagismo, espaços para ioga e meditação, deck e mirante para observação do mar e prática de exercícios, parques infantis, área para piquenique, trilhas, horto, pista de patins e elementos de acessibilidade.

Fonte: iBahia.com

PUBLICIDADE

Relacionadas

APS e Prefeitura de Lauro de Freitas unem forças para revitalizar praias e ecossistemas locais

O geólogo Eduardo Grissolia explica sobre o impacto das obras na orla de Stella Maris e região

Alexandre Piza e Debora Ortiz discutem a importância da conservação dos recursos naturais do nosso litoral

Moradores denunciam ocupação desordenada em terreno em frente a Prainha do Backdoor de Olivença

Grupo de moradores e frequentadores de Stella Maris se reúne em prol de melhorias para o local

Grupo de orcas surpreende embarcação com pescadores em praia próxima a Itacimirim

Churrasco inusitado na praia de Amaralina vira polêmica depois de grupo ficar ilhado na maré cheia

Enquanto as discussões sobre o avanço da maré em Ilhéus tomam conta das redes sociais, a Praia do Norte pede socorro