Desafio na Cacimba

Abertura do Brasileiro de Longboard acontece neste sábado com previsão de altas ondas


O swell gigante que fechou quase todas as praias do arquipélago de Fernando de Noronha na quinta-feira, continua bombando altas ondas na ilha e o início do Gold Island Brasileiro de Longboard Pro foi adiado para o sábado na Cacimba do Padre.

Muitas pranchas já foram partidas pela força das ondas, mas vários surfistas e longboarders encararam as séries de 8-10 pés que entravam formando grandes tubos na laje da Cacimba do Padre na manhã desta sexta-feira. E as ondas devem continuar assim para o show dos pranchões no fim de semana.

"O mar ficou gigante, na quinta-feira foi insurfável em quase toda a ilha, só no Abras e no Ruros estava dando pra surfar, então resolvemos iniciar o Gold Island no sábado, com tempo para encerrar o campeonato na manhã do domingo", disse Geraldo Cavalcanti, presidente da Associação Brasileira de Longboard (ABL) e principal organizador do Noronha Surf Festival.

"O bom é que assim os longboarders podem treinar um pouco na sexta-feira, porque o mar está bem difícil e vai continuar grande também no fim de semana para fechar o Noronha Surf Festival com chave-de-ouro", disse Geraldinho.

Alguns participantes do Gold Island Brasileiro de Longboard Pro encararam as ondas gigantes da sexta-feira na Laje da Cacimba do Padre. Um deles foi o paulista Carlos Bahia, que abandonou o Mundial de Stand Up da ISA no Peru para disputar a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard em Fernando de Noronha. Ele até entrou no mar com sua prancha de Stand Up para fazer o reconhecimento das ondas, mas seu foco principal mesmo é o pranchão.

"O mar está bem forte, não está fácil, fiz uma queda agora pra ver como estão as condições e dá para pegar algumas ondas, mas ta bem difícil", disse Carlos Bahia.

"Estou vindo do Peru só para competir aqui e infelizmente a data do Mundial de Stand Up bateu com a mesma data que aqui. O Longboard é minha prioridade, sou surfista profissional de Long e o Stand Up é mais um hobby pra mim. Olhei também o swell que ia bater e não tive dúvida em vir pra cá", diz Bahia.

Bahia também disputou a etapa do Brasileiro de Longboard em Fernando de Noronha no ano passado, mas em condições de mar bem diferentes do que as que serão encontradas no Gold Island neste fim de semana.

"Pena que no ano passado não deu muita onda, mas essa ilha é especial, o clima, o pessoal daqui, então começar o circuito aqui é bom demais", destacou Carlos Bahia.

"A galera pode esperar que vai ser show de tubo, a rapaziada não vai dar mole, os melhores do Brasil estão aqui e certamente vai ser um grande campeonato".

Atual campeão nordestino de pranchinha, o pernambucano Halley Batista também é um dos tops dos pranchões, inclusive venceu a última etapa do Brasileiro de Longboard do ano passado na sua cidade, Ipojuca. Halley foi outro competidor que enfrentou as morras da laje da Cacimba do Padre na manhã desta sexta-feira em Fernando de Noronha.

"Bom demais, altas ondas e estou aproveitando o máximo que posso", disse Halley Batista. "Fiz um treino de pranchão nessas ondas quebrando na Laje da Cacimba, agora vou pegar a gunzeira pra entrar de novo. As condições estão difíceis, o mar subiu muito ontem (quinta-feira), mas agora deu uma baixada e dá pra surfar legal. Tem altas ondas e bom que parece que o swell vai se manter para os próximos dias, então vai ter show de pranchão com certeza".

Neste último evento do Noronha Surf Festival, que abre o circuito 2013 da Associação Brasileira de Longboard (ABL), outra atração é a apresentação do surfe noturno com as pranchas da Club Social iluminadas com luzes de LED. As duas baterias que serão disputadas entre as 19 e 20 horas do sábado na Cacimba do Padre, serão realizadas à noite com uma autorização especial do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) e do Projeto Tamar, pois o normal é a praia ser fechada para o público às 18 horas. E completando a programação extra-competição, um show de Teco Padaratz com sua banda 5.11 vai agitar o sábado à noite em Fernando de Noronha (PE).

O Noronha Surf Festival é uma realização da Associação Nordestina de Surf (ANS), EMPETUR e Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco, com apoio da Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha, do Projeto Tamar e do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade). As marcas pernambucanas Marands e Gold Island, as lojas Bali e a Cyclone, patrocinam as etapas homologadas pela ABRASP, ABL, CBS e FEPESU, com a Associação de Surf de Fernando de Noronha (ASFN) e a Revista Hardcore também participando do evento que será transmitido ao vivo pelo surfcore.com.br

PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim