Mais uma vez

Taylor Jensen vence na China e é bicampeão mundial de longboard pela ASP


O norte-americano Taylor Jensen conquistou o seu segundo troféu da ASP de campeão mundial de Longboard com a vitória sobre o havaiano Ned Snow na final do Citic Pacific Shenzhou Peninsula Pro na China.

O campeonato foi encerrado nesta quinta-feira em boas ondas de 2-3 pés em Riyuewan Bay, Wanning, na ilha Hainan. Nenhum surfista da América do Sul participou do último dia, pois os brasileiros Phil Rajzman, Rodrigo Sphaier, Amaro Matos e o peruano Piccolo Clemente, perderam na terceira fase e ficaram em 13.o lugar no ranking 2012 de Longboard da ASP.

Jensen desembarcou na China com uma infecção estomacal e competiu doente nos primeiros dias, mas na quinta-feira mostrou todo o seu potencial. Na decisão do título só surfou duas ondas e ambas no critério excelente para derrotar o havaiano por impressionantes 17,65 a 9,75 pontos. Na melhor apresentação recebeu nota 9,65 combinando manobras tradicionais no bico do pranchão com equilíbrio e elegância, atacando o lip das ondas com radicalidade.

"Eu não imaginava o quanto seria ruim a minha doença no início do campeonato. Ficava na cama e só levantava para competir", contou Taylor Jensen.

"Mas, fui melhorando dia a dia e hoje (quinta-feira) felizmente já estava bem. Você ouve caras como Kelly Slater falar sobre a concentração nos eventos e como alguns fazem uma grande bateria, mas perdem na rodada seguinte. Então, eu sabia que precisava ir evoluindo e sentia que ainda não tinha surfado o meu melhor, deixando tudo para as fases decisivas".

O norte-americano conquistou o título mundial do ano passado no circuito de duas etapas encerrado na Itália. Ele foi finalista nas duas, não ganhou nenhuma, mas terminou em primeiro lugar no ranking com os dois vice-campeonatos.

Neste ano, o título foi decidido em um único evento, o Citic Pacific Shenzhou Peninsula Pro na China. Disputado com o mesmo formato utilizado no WCT, os 36 melhores longboarders do mundo competiram nas ondas de Riyuewan Bay na paradisíaca ilha Hainan.

"Não estou nem acreditando, nem parece real ainda", falou Jensen.

"Sempre foi meu objetivo conquistar mais um título mundial de Longboard para consolidar o primeiro, mas conseguir isso é um sentimento incrível. Estou sem palavras. Eu nem sequer percebi o que aconteceu ainda".

O carismático Ned Snow não achou as ondas na bateria decisiva, mas deu um show na semifinal contra o também havaiano Kai Sallas. A sua melhor onda valeu nota 9 e os 16,67 pontos que totalizou só foram superados no último dia pelos 17,65 do campeão Taylor Jensen na grande final.

"É muito bom estar de volta ao pódio", disse Ned Snow.
"Apesar de um pouco chateado por ter perdido o título, estou feliz por ter competido aqui na China. Até porque pensávamos que nem ia ter nenhum campeonato esse ano, pois só foi confirmado semanas atrás. Nas semifinais tivemos um monte de ondas e eu pude mostrar como gosto de surfar. Foi chato enfrentar um companheiro havaiano como o Kai Sallas, mas todos querem ganhar e tive que dar tudo de mim pra vencer".

Os havaianos dominaram o pódio, com Kai Sallas dividindo o terceiro lugar com Nelson III Ahina, que perdeu a outra semifinal para Taylor Jensen. Derrotados nas quartas de final que abriram a quinta-feira na ilha Hainan, o australiano Harley Ingleby, o francês Edouard Delpero e os norte-americanos Cole Robbins e Tony Silvagni, ficaram empatados em quinto lugar no ranking 2012 de Longboard da ASP.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim