Poder nordestino

Atalanta Batista é tri e Júnior Manteiga garante a taça na Master


A pernambucana Atalanta Batista confirmou o tricampeonato brasileiro de Longboard Profissional e Junior Manteiga já festejou o terceiro título amador da Paraíba no sábado de várias competições acontecendo simultaneamente no Mahalo Pernambuco Summer Festival pelas praias de Ipojuca.

Clique aqui para ver as fotos de ação

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

No domingo, serão conhecidos mais seis campeões brasileiros, com Danilo Rodrigo buscando o bicampeonato contra Phil Rajzman no Longboard Profissional e Geraldo Lemos tentando tirar o título Amador Master de Robson Fraga também na Praia do Cupe.

Já na Baía de Maracaípe serão definidos os melhores do ano nas quatro divisões da categoria Master da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

"Eu estava treinando bastante para que isso acontecesse, tanto fisicamente como tecnicamente, acabou dando tudo certo graças a Deus para eu conquistar o tricampeonato e agora quero ganhar esta etapa, até porque é aqui em casa né?", disse Atalanta Batista, que mora na Baía de Maracaípe, em Ipojuca.

Ela já tinha vencido as duas etapas do Circuito da Associação Brasileira de Longboard (ABL) realizadas antes do Mahalo Pernambuco Summer Festival, então só precisava passar para as semifinais para não ser mais ameaçada pela carioca e bicampeã brasileira, Mainá Thompson.

"É muito bom competir em casa, com a família e os amigos, então estou muito feliz por conquistar mais um título para Pernambuco", continuou Atalanta, que é irmã de Halley Batista, o líder do circuito da Associação Nordestina de Surf (ANS) que será encerrado no próximo fim de semana do Mahalo Pernambuco Summer Festival na Baía de Maracaípe.

"Tem mais duas baterias para fechar a temporada e quero tentar festejar o tricampeonato com vitória aqui amanhã (domingo), para depois torcer pro Halley ser campeão nordestino semana que vem".

Mas não foi a Atalanta que comemorou o primeiro título brasileiro no sábado na Praia do Cupe. O dia começou com o líder da categoria Master, Marcelo Bibita, sendo eliminado pelo paraibano Johnson Jacques e pelo baiano RV.

Com a derrota do cearense, o paraibano Junior Manteiga só precisava se classificar para as semifinais para ficar com o título e ele conseguiu passar em segundo lugar na bateria vencida pelo pernambucano Rafael Aguiar.

"Foi uma ansiedade imensa durante toda a semana, estava muito tenso, mas o Johnson (Jacques) me ajudou tentando me deixar mais calmo, me orientou e graças a Deus deu tudo certo", falou Junior Manteiga, após ser consagrado como campeão brasileiro Master de Longboard. Foi o terceiro título da Paraíba nos pranchões esse ano, pois dois já chegaram no Mahalo Pernambuco Summer Festival com o primeiro lugar no ranking assegurado na etapa passada, Tiago Lucas na categoria Junior e Linho Neto na Super Master.

"Na verdade, acho que isso tudo começou com o Johnson Jacques que já foi campeão brasileiro de Longboard. Lá na Paraíba também tem um trabalho forte para a modalidade e quase toda a comunidade do surfe em João Pessoa foi motivada pra competir de pranchão", conta Junior Manteiga.

"Isso fez com que o nível do longboard da Paraíba viesse crescendo a cada dia e eu sou mais um deles. Estou muito feliz pelo título e confesso que nem estou pensando em nada pra amanhã (domingo). O que vier é lucro a partir de agora".

Títulos adiados No domingo serão conhecidos os dois últimos campeões brasileiros da temporada 2012 da Associação Brasileira de Longboard (ABL). O principal título é o da categoria Profissional, que ficou só com dois candidatos, o carioca Phil Rajzman e o paulista Danilo Rodrigo, que tenta o bicampeonato em Ipojuca. Ele conseguiu adiar a decisão para o último dia com a classificação para as quartas de final na bateria contra o pernambucano Rafael Cavalcanti.

"O mar está bem difícil, mas vou lutar até o final", prometeu Danilo Rodrigo, que é mais conhecido por Mulinha. "Estou preparado pra tudo, pra surfar na marola com vento ou sem vento e hoje (sábado) já fiz o meu papel. Eu vim para cá com o pensamento de ser bicampeão brasileiro e se Deus quiser eu vou conseguir atingir este meu objetivo amanhã (domingo)".

Mas, o líder do ranking, Phil Rajzman, também avançou e o carioca garante o título se chegar na bateria final do Mahalo Pernambuco Summer Festival. Para ser bicampeão, Danilo Rodrigo já necessita passar para a última bateria do campeonato e se Phil for semifinalista ele vai precisar da vitória em Ipojuca.

Ambos começarão o domingo enfrentando dois competidores de Pernambuco que conhecem bem melhor as ondas da Praia do Cupe. Danilo Rodrigo pega Reginaldo Nascimento na primeira bateria e Phil Rajzman entra na terceira com Halley Batista.

O outro título brasileiro de Longboard que acabou sendo adiado foi o do Amador Adulto. O cearense Geraldo Lemos precisa no mínimo de um vice-campeonato no Mahalo Pernambuco para tirar o caneco do capixaba Robson Fraga, que foi eliminado na primeira bateria da categoria na manhã do sábado na Praia do Cupe.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim