Chapa quente

Jefson Silva registra 17.77 pontos no Brasileiro de Longboard em Itacimirim


O sol brilhou durante todo o dia, o vento parou e as ondas melhoraram de tamanho e qualidade em Itacimirim, e Camaçari, litoral norte baiano.

Se os fatores climáticos contribuíram para o espetáculo do penúltimo dia de disputas do Mahalo Bahia Festival surf 2012, dentro d’água os melhores atletas do país no pranchão não deixaram por menos.

Nas oitavas-de-final da quarta etapa do brasileiro da categoria, não faltaram disputas emocionantes, altos scores e viradas espetaculares.

Os maiores destaques foram para as vitórias do atual vice-líder, Danilo Rodrigo, sobre o líder Phil Razjman (RJ) e o triunfo apertado do defensor do título da prova, Marcelo Freitas, sobre o melhor brasileiro no mundial do ano passado, Rodrigo Sphaier (RJ).

O jovem paulista Jefson Silva fez a melhor performance do dia, ao derrotar o baiano radicado no litoral paulista Carlos Bahia. Silva fez a maior nota do evento, 9,27 pontos, e estabeleceu também o maior score, com 17,77 pontos.

O sábado contou ainda com algumas disputas das categorias amadoras de longboard e com baterias do stand up wave. As provas de stand up race (maratona) aconteceram na lagoa do Aruá, na Praia do Forte (enviaremos um  novo release mais tarde).

Neste domingo, acontecem as quartas-de-final, semi e final do longboard pro, além das decisões das demais categorias. Nas categoria amadoras, o baiano Rogério Vasconcelos fez bonito e está nas semifinais da adulto e supermaster. Na pro ele parou hoje, nas oitavas, diante do paulista Amaro Matos.

Defesa do título A abertura das oitavas de final do longboard profissional contou com a disputa mais acirrada do dia, em um confronto carioca.

De um lado o defensor do título da prova de Itacimirim do ano passado, Marcelo Freitas, e o outro o quarto colocado no ranking mundial de 2011, Rodrigo Sphaier. Freitas venceu nos detalhes, com o escore de 16,83 x 16,00 pontos. Spaner vendeu muito caro sua eliminação na prova.

Na briga pelo topo do ranking, os amigos Phil Rajzman, 30 anos, e Danilo ‘Mulinha’ Rodrigo, 27, se enfrentaram na última bateria da fase. Rodrigo se impôs logo no início com uma onda 8,33. Razjman ainda fez um 7,77, mas não conseguiu, no final da bateria, fazer uma onda superior a 5,64 pontos.

Em um dos confrontos mais aguardados do dia e os surfistas não decepcionaram e deram um show de manobras modernas e clássicas, arrancando aplausos do público. Agora, para tomar a liderança do ranking, Danilo Rodrigo precisa passar às semifinais amanhã. Se vencer a prova, se iguala ao concorrente em número de vitórias (duas).

“Fiz a primeira nota boa e procurei ficar perto do Phil, pois sei que ele é muito perigoso. Foi uma disputa difícil, de alto nível, mas deu certo. Vou fazendo meu surf pra ver no que vai dar”, explica Danilo, que é o atual campeão brasileiro. Um fato curioso é que ele foi vice-campeão mundial em 2007, mesmo ano que Rajzman conquistou o primeiro e único título mundial para o Brasil.

Superação e nova geração O melhor do dia estava reservado para a quinta bateria. Em uma apresentação espetacular, o surfista de São Sebastião (litoral norte paulista) Jefson Silva bateu todos os recordes da prova, sobre Carlos Bahia.  O surfista de 24 anos fez uma apresentação completa, unindo manobras modernas com clássica e foi recompensado pelos juízes.

“Estou muito feliz, principalmente por ter competido com um dos surfistas que mais respeito e me inspirou desde pequeno, que é o Bahia. O nível da prova é muito alto e espero que consiga manter o ritmo e a boa escolha de onda. Hoje o mar estava muito bom e consegui tirar proveito”, comemora Jefson Silva.

Outro confronto emocionante foi a vitória de uma das sensações da prova, o cearense Geraldo Lemos, sobre o fluminense Jeremias Silva.

Em uma disputa cheia de reviravolta, Lemos, que é portador de uma deficiência no braço direito, liquidou a fatura em uma virada espetacular nos últimos minutos. Precisava de uma nota acima de 7 pontos e fez 8,10 em uma onda iluminada.

“Graças a Deus a estrela vem brilhando e venho achando as ondas e fazendo minha parte. Espero que seja assim até o final”, desabafa Geraldo Lemos. “Tenho treinado forte e está dando certo. Quero chegar no topo amanhã”, disse o cearense.

A nova geração do surf brasileiro tem mostrado sua cara no Mahalo Bahia Festival surf 2012. Em um confronto pernambucano, o jovem Rafael Cavalcanti, 21, bateu Halley Batista, 26, em uma disputa de amigos. O placar foi de 14 x 13,80 pontos e a melhor nota de Cavalcanti foi um 8,10 pontos.

“É a segunda vez que vou fazer quartas de fina neste ano e espero chegar à decisão. É uma pena que foi logo em cima de meu amigo e conterrâneo Halley”, pondera Cavalcanti.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim