O homem do dia

Geraldo Lemos é o destaque da abertura do Brasileiro de Longboard em Itacimirim


As disputas de hoje (6/7), do Mahalo Bahia Festival Surf 2012, foram destinadas para a quarta etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional.

Clique aqui para ver as fotos

Ao todo foram 24 bateria em ondas de boa qualidade, com apresentações dos melhores surfistas do país no pranchão.

Quem roubou a cena foi o cearense Geraldo Lemos, quarto colocado no ranking deste ano. O local da famosa comunidade do Titanzinho, fez as maiores notas e pontuações do evento e derrotou na segunda fase o decacampeão brasileiro Picuruta Salazar.

O vento diminuiu um pouco e as ondas melhoraram a formação e o tamanho. Os melhores longboarders do Brasil encheram os olhos da galera que foi prestigiar o evento em Itacimirim.

A quarta etapa do Circuito Brasileiro de Longboard fez parte do Mahalo Bahia Festival Surf 2012, que segue até o próximo domingo (8/7). Além da terceira fase do profissional, amanhã acontecem as categorias amadoras do longboard e as provas do stand up (pranchas com remo).

Em uma das baterias mais esperadas do dia, Geraldo Lemos não deu chances ao decacampeão brasileiro e uma das figuras mais notórias do surf nacional, Picuruta Salazar, e fez o score de 14.34 contra 13.36 pontos do santista.

O cearense, que desde pequeno aprendeu a superar uma deficiência de nascença no braço direito para surfar, ignorou as adversidades mais uma vez e ainda fez o maior somatório do dia (16,27 pontos), na primeira fase.

No confronto contra o baiano Ewandro Balalai, a pernambucana Atalanta Batista e o conterrâneo Marcelo Bibita, Geraldo fez duas ondas com notas acima dos 8 pontos.

Lemos surfa de forma impressionante e une manobras modernas com as clássicas andadas no bico.

Ele é um grande exemplo de superação, pois os problemas que enfrentou, não o impediram de iniciar no esporte aos 9 anos de idade e hoje estar entre os melhores do Brasil.

“A deficiência é de nascença e realmente atrapalha minha remada. É uma superação, pois uso uma das pernas para ajudar. Mesmo assim, estou lutando entre os melhores”, conta Lemos.

Ele explica que além da limitação física, teve que driblar a censura dos pais que não queriam que ele iniciasse no esporte.

Picuruta Salazar, que chegou como terceiro colocado no ranking, foi um dos poucos favoritos que deram adeus à prova. O atual líder do circuito e campeão mundial de 2007, Phil Razjman, passou adiante, assim como o vice-líder e campeão brasileiro de 2011, Danilo Rodrigo, o ‘Mulinha’.

Eles venceram tranquilamente os duelos contra o sergipano Robson Fraga e o paulista Paulo Giachetti, respectivamente.

Os brasileiros melhores colocados no circuito mundial do ano passado, Rodrigo Spainer (RJ) e Amaro Mattos (SP), também se impuseram diante dos adversários e passaram adiante.

Destaque também para o campeão da prova de Itacimirim em 2011, o carioca Marcelo Freitas. Ele derrotou na segunda fase o paulista Carlos Pereira.

Entre os baianos, Carlos Bahia (radicado no litoral paulista) e Rogério Vasconcelos passaram à terceira fase e entram na água amanhã, contra Jeferson Silva e Amaro Mattos.

Na segunda fase, Bahia havia vencido o confronto contra o pernambucano Nascimento Rocam, pelo placar de 14,30 x 16,47 pontos. Já Vasconcelos venceu o duelo local contra Tássio Rocha, por 11,90 x 6,90.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim