Pranchões voltam com tudo

Petrobras Longboard Classic começa nesta sexta, em Ipitanga


Começou a contagem regressiva para o Petrobras Longboard Classic, terceira etapa do Circuito Brasileiro dos pranchões, que volta a Bahia depois de cinco anos.

A praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, vai receber alguns dos melhores atletas do mundo, a partir de sexta-feira, que disputarão a premiação de R$ 20 mil e valiosos pontos no ranking da modalidade.

Após duas etapas, o paulista Danilo “Mullinha” Rodrigo está em primeiro lugar do ranking, com 3.220 pontos, seguido pelos cariocas Marcelo Freitas, com 2.750, e Phil Rajzman, com 2.290.

O atual campeão brasileiro, o também carioca André “Deka” Luiz, divide a quarta colocação com o baiano radicado em São Paulo Carlos Bahia, ambos com 2210 pontos.

Na temporada em que comemora 10 anos, o Petrobras Longboard Classic volta a Bahia depois de 5 anos longe das ondas baianas, o que deixou Rico de Souza, ícone do esporte no Brasil e organizador do evento, muito feliz:
 
“É uma alegria voltar a Bahia com o Petrobras Longboard Classic, justamente quando comemoramos dez anos de sucesso, e de muita luta. Tenho certeza de que os baianos verão um verdadeiro show de alguns dos melhores surfistas do mundo”, disse

O ano de 2011 marca um novo momento da modalidade no país. Depois de anos sob a chancela da Abrasp, os longboarders resolveram fundar sua própria entidade e criaram a Associação Brasileira de Longboard (ABL). O pernambucano Geraldinho Cavalcanti é o presidente e o decacampeão brasileiro Picuruta Salazar, o vice.

“A criação da ABL fortalece a modalidade no país. Temos nosso calendário, nosso quadro de juízes e nossas regras. Na Abrasp, o longboard era apenas mais um produto, que tinha de dividir a atenção com as pranchinhas, com o surfe feminino, e acabava esquecido. É uma modalidade que está crescendo assustadoramente e precisa deste espaço próprio”, explica Geraldinho.

Além da categoria masculina profissional, o Petrobras Longboard Classic terá disputa na amador feminino e na supermaster (acima de 50 anos), na qual deveremos ter alguns dos pioneiros do surfe baiano na água.

A primeira etapa do Circuito Petrobras Longboard Classic 2011 tem o patrocínio da Petrobras e o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, SPU (Secretaria do Patrimônio da União), ABL (Associação Brasileira de Longboard), FBSurf (Federação Baiana de Surf), ASPI (Associação de Surf da Praia de Ipitanga), American Airlines, Revista Coquetel, Guinness Book e Hotel Mamelucos.

Ranking brasileiro após duas etapas

Masculino Profissional

1 Danilo Rodrigo (SP) – 3220 pontos
2 Marcelo Freitas (RJ) - 2750
3 Phil Rajzman (RJ) - 2290
4 Carlos Bahia (SP) - 2210
4 André Luiz (RJ) - 2210
6 Roger Barros (RJ) - 2095
7 Amaro Matos (SP) - 1970
8 Alex Salazar (SP) - 1915
8 Halley Batista (PE) - 1915
8 Picuruta Salazar (SP) - 1915
PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim

Primeiro Surf Treino da Associação de Surf de Itacimirim acontece neste final de semana (27 e 28/4) em Itacimirim

Primeiro Surf Treino da Associação de Surf de Itacimirim acontece nos dias 27 e 28 de abril