RV no topo

Rogério Vasconcelos vence Adulto e Aline Chaves é vice na Pro em Itacimirim


Local da praia da Macumba, o carioca Marcelo Freitas derrotou o paulista Danilo Rodrigo, o Mulinha, neste domingo, na decisão do Pena Bahia Longboard International Classic, na praia de Itacimirim, Camaçari (BA).

Clique aqui para ver as fotos do domingo

Clique aqui para ver as fotos do sábado

Clique aqui para ver as fotos da sexta

O evento inaugura as ações da Associação Brasileira de Longboard (ABL) e foi finalizado com uma grande festa promovida pelos membros da entidade e pelo público que prestigiou as finais, disputada em boas ondas na praia baiana.

A primeira vítima do campeão foi o pernambucano Nascimento Rocan. Até chegar ao lugar mais alto do pódio, o atleta também passou pelas feras Rodrigo Sphaier, Picuruta Salazar e Wanderson Biludo.

Na semi, confirmou seu lugar no pódio em virada emocionante nos minutos finais em cima de André Luiz Deca, campeão brasileiro em 2010 e que despachou o defensor do título Jefson Silva nas quartas-de-final.

Ao final do evento, Deca dividiu a terceira posição com o competente Carlos Bahia, que venceu todos os confrontos que disputou em Itacimirim, mas acabou barrado pelo campeão Marcelo Freitas, dono de um surf moderno e agressivo e um dos poucos atletas a investir em manobras aéreas.

“Estou muito feliz por estar de volta às competições e pegar onda, que é o que amo fazer. Desde a primeira bateria só peguei os tops e fui passando um de cada vez, sempre com dificuldade, pois o nível aqui é muito alto, a nova geração está impressionando com um surf super moderno”, diz o campeão, que tem no currículo três títulos mundiais no ISA Games (2000, 2002 e 2004).

“Na bateria final eu precisava de muita nota e sabia que tinha que fazer a diferença. Tentei ali o aéreo, que é a manobra que mais gosto, não consegui fazer a nota, bati na trave, mas fiquei mais confiante e aí acabou que deu certo na última tentativa. Estou muito emocionado, esta vitória para mim é muito, muito importante. Posso compará-la a todas as outras da minha carreira”, conta Marcelo, que recebeu a premiação de R$ 10 mil.

O vice-campeão Danilo Rodrigo também fez excelente campanha durante toda a prova, cometeu poucos erros, passou com facilidade por seus adversários e na final liderou o confronto até os instantes finais.

Abriu sua apresentação com uma onda que lhe rendeu 6.83, depois fez mais 8.50 mesclando manobras clássicas e radicais, mas não obteve outra que lhe proporcionasse abrir uma vantagem maior em relação a Freitas.

Com isto, o carioca teve a chance de repetir o feito da semifinal e virar em cima dele para sair do mar com a taça de campeão do Pena Bahia International Longboard Classic e largar na frente na corrida pelo título brasileiro de 2011.

Feminino A paranaense Fernanda Daitchman, vice-campeã brasileira em 2010 e vice também em Itacimirim no ano passado, desta vez levou a melhor sobre a carrasca e a atual dona do título nacional Atalanta Batista (PE).

Fernanda começou bem a bateria e deixou Atalanta em segundo durante quase todo o tempo. Já no final a baiana Aline Chaves, campeã brasileira em 2009, pegou uma boa onda e virou em cima dela para assumir a liderança e conquistar o andar mais alto do pódio em casa. Porém, teve o primeiro posto contestado depois de atitude considerada anti-desportiva, e a paranaense ficou com o caneco e a premiação de R$ 2,8 mil.

“Gostaria de agradecer a Jaime Viudes, que sempre me incentivou e me deu muita força para seguir nas competições. Também ao Geraldinho (Cavalcanti), que apoia o surf feminino, está sempre colocando a categoria na competição mesmo com o pouco número de atletas, sem falar da premiação inédita que ele está proporcionando”, diz Fernanda.

Atalanta não encontrou as melhores valas para repetir a atuação do ano anterior e ficou com o troféu de terceira colocada na Bahia, mas promete dar trabalho em casa, onde acontece a segunda parada do circuito.

Categorias amadoras Na categoria Júnior, o vice-campeão em 2010 foi quem obteve o melhor rendimento. O capixaba Felipe Lacerda, que representa a novíssima geração com um surf muito habilidoso e que também participou da categoria Profissional, abriu melhor a briga e seguiu líder aumentando a vantagem. O paulista Jonas Walthers ainda surfou com muita vontade, mas não conseguiu superar o campeão que comemorou muito o resultado.

Rogério Vasconcelos (BA) festejou o título na categoria Adulto e recebeu muitos aplausos ao vencer a bateria sem tomar conhecimento dos adversários. Ele, que também subiu ao pódio na Master, com a segunda posição, fez a festa da torcida local.

Entre os masters, o visitante paulista Paulo Giachetti, que chegou à última bateria de maneira tímida, foi o autor da melhor nota da prova (9.50). O resultado foi alcançado depois de ele pegar uma boa onda e aproveitá-la muito bem com um longo hang five e uma batida explosiva na junção.

Na Super Master, o campeão foi o carioca Adolfo Jordão, que surfou muito à vontade e escolheu as melhores ondas para deixar o baiano Carlos Moraes em segundo.

Ritual das águas O ritual que tem origem havaiana e foi realizado pela primeira vez no Brasil é mais um marco da Associação Brasileira de Longboard. Atletas de vários lugares do país levaram para Itacimirim um pouco da água do mar de seu pico de origem que foram misturadas formando uma só que benzeu os participantes.

Na mesma ocasião, a empresa Pena, que vem investindo forte no longboard, representada por umas de suas proprietárias Brígida Frazão, foi simbolicamente nomeada membro da ABL.

A arena do Pena International Longboard Classic vai desembarcar no próximo final de semana, de 8 a 10 de julho, em outro paraíso nordestino, a praia do Cupe, Ipojuca (PE).

O Pena Bahia International Longboard Classic tem o patrocínio da marca cearense Pena, Prefeitura de Camaçari, Secretaria de Turismo da Bahia, Power Balance, Aleluia, Teccel e Projeto Tamar. Divulgação: ESPN, Woohoo, CearasSurf, SurfBahia e Waves, revista Fluir e rádio Transamérica FM. Realização: Associação Brasileira de Longboard (ABL), Associação Nordestina de Surf (ANS) e Federação Baiana de Surf (FBSurf).

Resultados do Pena Bahia International Longboard Classic 2011

Masculino Profissional

1 Marcelo Freitas (RJ)
2 Danilo Rodrigo (SP)
3 Carlos Bahia (SP)
3 André Luis (RJ)

Feminino Profissional

1 Fernanda Daitchman (PR)
2 Aline Chaves (BA)
3 Atalanta Batista (PE)
4 Thiara Mandeli (PR)

Júnior

1 Felipe Lacerda (ES)
2 Jonas Walthers (SP)
3 Nadab (BA)
4 Victor Maltez (BA)

Master

1 Paulo Giachetti (SP)
2 Rogério Vasconcelos (BA)
3 Sol Angel (RJ)
4 Rafael Aguiar (PE)

Super Master

1 Adolfo Jordão (RJ)
2 Carlos Moraes (BA)
3 Mauro Raposo (SP)
4 Rei da Praia (BA)

Adulto

1 Rogério Vasconcelos (BA)
2 Robson Fraga (SE)
3 Vinicius Cardoso (BA)
4 Geraldo Lemos (RJ)
PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim