Poder feminino

Itacareense Aline Chaves disputa final no Pena Bahia International Longboard Classic


O segundo dia de competições do Pena Bahia International Longboard Classic foi marcado por surpresas nas ondas de meio metro deste sábado na praia de Itacimirim, Camaçari, litoral Norte da Bahia.

Clique aqui para ver as fotos de sábado



O evento é válido como primeira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional e distribui R$ 52,5 mil de premiação total.



Os primeiros finalistas da competição foram definidos na manhã deste sábado. Atletas com idade acima de 50 anos e muita vivência nos pranchões exibiram a essência do longboard na categoria Super Master.



Os destaques foram o carioca Adolfo Jordão e o baiano Rei da Praia, que venceram suas baterias. Completaram a final e avançaram em segundo o paulista Mauro Raposo e o anfitrião Carlos Moraes.



Depois da semifinal Super Master foi a vez das estrelas da categoria Feminino Profissional caírem na água.

A primeira disputa reuniu Mainá Thompson (RJ), bicampeã e uma das pioneiras do longboard, a vice-campeã brasileira em 2010 Fernanda Daitchman, além de Aline Chaves, baiana dona do título nacional em 2009 e a espanhola Encami Dias.

Fernanda foi a melhor na batalha e levou com ela para a finalíssima Aline, deixando Mainá em terceiro por uma pequena diferença de pontos.



Na outra chave, a pernambucana Atalanta Batista, que teve sua estreia cercada de muita expectativa por ser a atual campeã brasileira de 2010 e defensora do título em Itacimirim, deu as cartas no confronto e avançou para a final junto com a três vezes campeã paranaense Thiara Mandeli.



Thiara travou um combate à parte com a carioca Karine Abras, que tem em seu currículo importantes resultados, dentre eles o de tricampeã brasileira. Ela tentou com muito estilo e determinação a classificação sempre na cola de Thiara, mas não obteve o escore necessário e terminou com a terceira colocação. 
 


Na categoria Adulto o cearense radicado no Rio de Janeiro Geraldo Lemos mostrou tudo que sabe em seu pranchão para gravar seu nome na primeira vaga na final com o baiano Vinicius Cardoso. Geraldo somou 13 exatos pontos contra 10,77 de Vinicius.
 
O sergipano Robson Fraga que se adaptou bem as valinhas de Camaçari, aonde vinha treinando desde o começo da semana, soube aproveitar as ondas dentro do critério de julgamento e vai representar seu estado no pódio. A última vaga foi decidida nos detalhes entre o pernambucano Reginaldo Nascimento e RV da Bahia, com uma diferença mínima de 0,16 décimos RV levou a melhor.
 


Entre os Masters o carioca Sol Angel teve um bom rendimento nas duas fases disputadas. Sol está na semifinal com os baianos RV e Samir Silva, os pernambucanos Rafael Aguiar e Nascimento e o paulista Paulo Giachetti.
 


Em ondas pequenas e bastante demoradas, mas com boa formação, entraram no mar os 16 melhores para os embates do round três. No primeiro duelo a grande surpresa foi a derrota, já nos minutos finais, do pernambucano Halley Batista para o paulista Adriano Lima. Adriano conseguiu um 6.00 e aumentou suas chances de virada. Halley deixou o caminho livre para o seu adversário, que encontrou a salvadora aonde mandou todo seu estilo mesclando as manobras para obter 9.10, maior nota do evento. 



“Mandei duas batidas de back e de front, bico e mais uma batida, depois bico de novo e ainda finalizei, fiz uma variação boa de manobras do clássico ao radical, essa foi uma onda que consegui fazer uma leitura correta e não poderia ser diferente,  estava precisando da nota,  arrisquei tudo e Deus me abençoou com a virada em cima do Halley que é um atleta que impressiona com um surf forte e clássico. Agora com essa vitória estou super confiante no meu surf vou com tudo, uma bateria de cada vez, tentar chegar na final e sair na frente neste circuito“, comenta Adriano.



O carioca Marcelo Freitas despachou o experiente e talentoso Picuruta Salazar, que tem em seu histórico dez títulos brasileiros e na sua estreia registrou a maior média do dia, 16,50. Mesmo com a maior nota da bateria 8,67 o paulista não resistiu às armas usadas por Marcelo, que somou 7,93 e 7,33 para vencer seu rival. O placar final da disputa foi 15,26 a 14,34.



“É sempre muito bom competir e neste evento só de baterias fortes, surfar bem e vencer uma disputa é legal e muito difícil, pois o nível está super alto. Mantive a calma e dei sorte de encontrar as ondas. Estou aqui para prestigiar a ABL e surfar, que é a minha paixão. Estou trabalhando muito, mas fazendo o que gosto levando a alegria do surf para outras pessoas e isso também me deixa bem e bastante feliz. Não estou com compromisso de vencer só de me divertir nas ondas de Itacimirim”, declarou Marcelo que é tricampeão mundial no ISA Games.
 


Danilo Rodrigo mais conhecido como Mulinha, vice-campeão na etapa de abertura do LQS 6 estrelas no Peru em janeiro, superou o carioca Roger Barros registrando o maior somatório de hoje 15,50. Roger não conseguiu mostrar tudo que sabia contra Rodrigo e deu adeus a etapa.
 


Outro favorito barrado precocemente foi o campeão mundial Phill Rajzman, pelo veterano Amaro Matos. Phill liderou por muito tempo até que o local da praia do Tombo fez duas ondas alcançando as notas que precisava para garantir a classificação para as quartas-de-final aonde vai encarar o casca-grossa Mulinha.



“Sempre que vou competir treino muito, mas neste evento não treinei, estou com muito trabalho na minha loja. Ganhar do Phil é muito difícil, foi mais um presente que Deus me deu. Quero parabenizar o Geraldinho (Cavalcanti) pelo trabalho e dizer que estou bem feliz de fazer parte da ABL (Associação Brasileira de Longboard) como Diretor Executivo”, fala Amaro Matos.
 


Jefson Silva que está focado e buscando o bicampeonato segue firme na briga pelo título do Pena Bahia International Longboard Classic, à vontade nas ondas de Itacimirim e apresentando seu surf moderno e com apenas duas ondas surfadas clássico deixou para trás Alex Salazar. Alex, que é o herdeiro de Picuruta e tem o surf no seu DNA, começou melhor, mas Jefson ultrapassou o paulista na sua última onda quando tirou um 6,50 dos juízes. 
 


André Luís, o Deca, que levantou a taça de campeão sul-americano em 2009 e brasileiro em 2010 venceu mais uma. Deca fez belas exibições no seu pranchão e obteve nas suas melhores ondas 7,67 e 7,00 totalizando 14,67. O carioca surfou com tranquilidade e não deu chance alguma para o pernambucano Rafael Cavalcanti que encerrou suas apresentações no desafio. Deca e Jefson Silva vão travar um duelo de titãs na quarta fase.

Final Feminino

1 Fernanda Daitchman (PR), Atalanta Batista (PE), Thiara Mandeli (PR) e Aline Chaves (BA)
PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim