Aline treina em Maraca

Aline Chaves treina para o Pena Longboard Classic em Maracaípe (PE)


Muitos atletas enfrentaram o mar difícil da quinta-feira em Ipojuca para aproveitar o último dia de treinos livres para o Pena Pernambuco International Longboard Classic.

Clique aqui para ver as fotos

As ondas ainda não subiram como estava previsto e cerca de dez pranchões já foram quebrados no inside da Baía de Maracaípe.

Um deles do carioca André Luiz Deca, atual campeão sul-americano e defensor do título da etapa que fecha o ASP South America Longboard Series 2010 neste fim de semana no litoral sul de Pernambuco.

Também em Ipojuca serão definidos os dois classificados que irão disputar o título mundial de 2011 no ASP World Longboard Tour (WLT), vagas que no momento estão com o líder do ranking, Rodrigo Sphaier, de Saquarema (RJ), e o vice-líder, Jefson Silva, de São Sebastião (SP).

Dos dois, só Jefson Silva esteve treinando na manhã da quinta-feira em Maracaípe. Quem também ficou um bom tempo no mar foi outro atleta de São Sebastião, Carlos Bahia, que em 2007 foi campeão brasileiro profissional de longboard.

No mesmo ano ainda foi terceiro do mundo, quando o carioca Phil Rajzman conquistou o título mundial na França. Bahia falou sobre a condição do mar, com as ondas fechando rapidamente na beira e quebrando vários pranchões em Ipojuca.
 
“Na verdade, guardei a prancha mágica até hoje. A maré encheu bastante e decidi que era hora de colocar ela no mar, mas sinceramente sem arriscar nada. Na real, foi péssimo o treino”, sentenciou Carlos Bahia.

“A previsão falou que o mar ia subir, mas até agora nada, então é preciso se adaptar a condição. Se ficar assim vai ser mais aquele surfe de rabeta, tentando só completar as manobras. Acho que vai dar pra fazer duas manobras no máximo por onda e aquele que fizer três certamente vai ganhar nota alta. Mesmo assim, com muito cuidado pra não quebrar a prancha”.

Cerca de dez pranchões já foram partidos ao meio no inside afiado da Baía de Maracaípe até a manhã da quinta-feira. O quebra coco não perdoou nem o defensor do título do Pena Pernambuco International Longboard Classic, André Luiz Deca, nem a atual campeã brasileira profissional de Longboard, Aline Chaves, assim como o paulista Paulo Giachetti, entre outros.

“Aqui não tem perdão, deu um molezinho e já era”, lamentou Paulo Giachetti. “É complicado, mas já vou buscar a prancha reserva para dar mais uma treinada. Aqui você tem que tentar pegar a onda mais abrindo possível, o que não está acontecendo hoje (quinta-feira), aí jogar no bico e buscar fazer uma junção. Acho que é a única solução nesse tipo de mar, tem que ser rápido nas manobras”.
 
E a batalha pelas melhores ondas começa nesta sexta-feira, com o confronto de gerações sendo a grande atração do Pena Pernambuco International Longboard Classic em Ipojuca.

Teve atleta que preferiu ficar só na areia, acompanhando as mudanças do mar e assistindo aos treinos de quem escolheu colocar os pranchões na água durante a manhã de ondas fechando em Maracaípe. Dois brasileiros de destaque internacional foram alguns que decidiram aguardar melhores condições.
 
O carioca Phil Rajzman tem só 28 anos de idade e é o único brasileiro que já faturou o título mundial, em 2007 na França. Ele comentou sobre essa troca de guarda no longboard nacional. “Isso é ótimo, pois mostra que o longboard no Brasil continua revelando valores para dar continuidade na boa representatividade que conseguimos no cenário internacional. O nível que eles vêm competindo comprova isso e só quem ganha é o longboard brasileiro”, disse Phil Rajzman.

O santista Jaime Viúdes, 35 anos, é mais experiente e já representou o Brasil muitas vezes no Circuito Mundial. Ele revelou que ele e o Phil treinaram de manhã na quarta-feira e preferiram só fazer outra sessão na tarde da quinta-feira.

Viúdes falou sobre as condições do mar em Maracaípe. “A característica daqui é essa mesmo, quebra coco na beira, mas ainda assim dá pra combinar as manobras clássicas com as mais modernas, porém tem que ser rápido senão dança”, analisou.

Ele também falou sobre a nova geração que está vindo forte neste ano, encabeçando o atual ranking sul-americano. “Pois é, quando pensamos que estávamos ficando livres do Picuruta, Amaro (Matos), que são mais das antigas, já vem essa molecada detonando. Mas, a gente continua ali no meio disso tudo, mostrando nível para continuar brigando contra os da velha guarda e a rapaziada da nova geração aí que está vindo com tudo. Bom para o Brasil isso”, finalizou Jaime Viúdes.

O Pena Pernambuco International Longboard Classic é realizado com patrocínio da marca Pena, do Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR da Secretaria de Esporte e Turismo, da Prefeitura Municipal de Ipojuca, através da Secretaria de Turismo, e da Power Balance.

Apoio: Rádio Transamérica, Blocos Teccel, Pousada Maraca Beach, Pousada Maracaipe, Pousada dos Coqueiros e Bar do Marcão, com cobertura oficial do Canal Woohoo, da ESPN Brasil e dos sites Waves, Surf Guru, Ceará Surf, Surf Bahia, Ondulação e Blog PE.
PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim