Matador de gigantes

Jeferson Silva derruba favoritos no Pena Longboard Classic em Itacimirim


As ondas melhoraram no sábado em Itacimirim e os melhores longboarders do país deram um verdadeiro show no Pena Bahia International Longboard Classic em Camaçari, no litoral norte da Bahia.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver as fotos de Fabriciano Jr.

Jeferson da Silva, de Saquarema (RJ), foi um dos destaques ao se tornar um “Matador de Gigantes”, despachando os maiores favoritos ao título da etapa do ASP Longboard Qualifying Series (LQS) com nível máximo 6 estrelas, que termina na manhã deste domingo na praia do Peru.

As duas semifinais que abrem o último dia serão um duelo particular entre Rio de Janeiro e São Paulo.

O dez vezes campeão brasileiro, Picuruta Salazar, que defendia o título do Pena Bahia, foi a primeira vítima de Jeferson da Silva. A segunda foi o campeão mundial Phil Rajzman e a terceira o campeão sul-americano, André Luiz Deca, nas quartas de final que fecharam o sábado emocionante em Itacimirim.

Jeferson da Silva disputa a primeira semifinal com o filho de Picuruta, Leco Salazar. E na outra o novo recordista absoluto do campeonato, Rodrigo Sphaier, líder do ranking sul-americano de 2010, enfrenta o vencedor da última bateria do sábado em Camaçari, o paulista Jefson Silva.

“Graças a Deus, Netuno me ajudou e continuo no campeonato”, vibrou Jeferson da Silva. “Só peguei baterias muito difíceis hoje. Primeiro o Picuruta (Salazar), que consegui virar em cima dele no último minuto. Ele é o mestre do Longboard, é uma honra para mim competir com ele, mas a nova geração está vindo com tudo e sou um deles. Depois passei pelo Phil (Rajzman), campeão mundial, agora o Deca (André Luiz), campeão sul-americano, no homem-a-homem. Nossa, estou muito feliz e só tenho que agradecer a Deus por este dia abençoado para mim hoje aqui na Bahia”.

O primeiro campeão sul-americano da história da ASP South America vinha de uma grande apresentação, estabelecendo um novo recorde de 15,50 pontos para o Pena Bahia International Longboard Classic 2010, mas a derrota não parece ter lhe tirado o foco do bicampeonato.

“Estou sempre aí com Deus iluminando meu caminho. Ele está sempre do meu lado, eu sempre fico orando, pedindo a Ele para me mostrar o caminho certo e acho que estou seguindo direitinho as orientações que recebo Dele para continuar confiante na conquista do bicampeonato”, disse André Luiz Deca.

Clã Salazar A segunda vaga para o domingo decisivo foi conquistada de forma emocionante pelo filho de Picuruta, Leco Salazar. No último minuto do seu duelo com o carioca Roger Barros, ele arriscou tudo para arrancar a maior nota do evento até ali: 8,5. “O campeonato está rolando com altíssimo nível. Meu pai (Picuruta) acabou perdendo no final da bateria dele, então agora represento a família Salazar e espero continuar passando as baterias para chegar na final amanhã”, disse Leco.

Recordista absoluto
Na disputa seguinte, o maior espetáculo do sábado foi apresentado por Rodrigo Sphaier, de Saquarema (RJ), novo recordista absoluto do Pena Bahia International Longboard Classic 2010.

Fazendo uso de todas as manobras possíveis nos pranchões, hang ten, hang five, batidas, rasgadas, sempre executadas com muita pressão e velocidade, o atual líder do ranking sul-americano profissional da ASP South America ganhou notas 8,00 e 9,83 em duas ondas seguidas para atingir um incrível placar de 17,83 pontos de 20 possíveis em Itacimirim.

“Com certeza quero sair daqui ainda liderando o ranking”, afirmou Rodrigo Sphaier, vencedor da etapa de abertura da temporada de Longboard em Trujillo, no Peru. “Sei que todo mundo quer isso, vai ser difícil, mas não vou dar mole, vou brigar até o fim para continuar na ponta. O mar está mudando bastante, então tem que ficar ligado sempre, procurando pegar as melhores ondas para continuar avançando. Nessa última vieram altas ondas pra mim e agora vou com tudo amanhã”.

Seu adversário na segunda semifinal do Pena Bahia International Longboard Classic será o paulista Jefson Silva, que usou sua manobra característica para conquistar a última vaga para o domingo decisivo em Camaçari. Ele derrotou o também paulista Jaime Viúdes na sua última onda, que valeu nota 8,83. Aliás, antes ele já havia feito o melhor Hang Ten de todo o campeonato - 8,33.

“É verdade, as ondas não estavam vindo pra mim, mas entrou uma esquerda animal e tentei ficar o máximo possível com os dois pés no bico da prancha, foi demais”, vibrou Jefson. “Estou muito feliz de estar aqui mais uma vez competindo, estou muito confiante na minha prancha, então preciso agradecer ao meu shaper e parabenizar os juízes e a organização do evento, que está demais”.

Associação Brasileira de Longboard Além das decisões dos títulos das seis categorias do Pena Bahia International Longboard Classic, o domingo em Camaçari vai entrar na história da modalidade.

Foi marcada para as 9 horas uma solenidade de fundação da Associação Brasileira de Longboard, organização que há muitos anos os longboarders vêm buscando para o desenvolvimento do esporte que tanto tem crescido em número de praticantes não só no Brasil como no mundo todo.
 
Semifinais da Pro Masculino

1 Jeferson da Silva (RJ) x Leco Salazar (SP)
2 Rodrigo Sphaier (RJ) x Jefson Silva (SP)

Final da Júnior

Felipe Lacerda (ES), Gabriel Vitorino (SC), Igor Captol (BA) e Valdemar Neto (BA)

Final da Adulto

Reginaldo Nascimento (PE), Geraldo Lemos (RJ), Robson Fraga (SE) e Tassio Rocha (BA)

Final da Master

Bryan Bruce (BA), Flávio Marola (BA), André Feio (BA) e Rogerio Vasconcelos (BA)

Final da Legend

Samir Silva (BA), Frank Dias (BA), José Erbet (BA) e Alan Gandra (RJ)

Final da Stand Up

Carlos Bahia (SP), Gustavo Kombi (BA), Leco Salazar (SP) e Roberto Vieira (BA)

Semifinais da Feminino Pro

1 Atalanta Batista (PE), Aline Chaves (BA) e Shayana Avelino (RJ)
2 Mainá Thompson (RJ), Jasmin Avelino (RJ) e Fernanda Daitchman (PR)

Programação do domingo

8:00 horas – Semifinais da categoria Profissional Feminina
8:40 horas – Semifinais do Mundial LQS
9:30 horas – Final da categoria Amador Legends
9:50 horas – Final da categoria Amador Junior
10:10 horas – Final da categoria Amador Master
10:30 horas – Final da categoria Amador Adulto
10:50 horas – Final da categoria Profissional Feminina
11:15 horas – Grande Final do Mundial LQS
11:45 horas – Cerimônia de Premiação no Pódio
PUBLICIDADE

Relacionadas

Confira os bastidores do Workshop de Longboard que rolou no litoral norte de Salvador

Nova geração de atletas do longboard baiano representam no Festival Pé no Bico

Confira o vídeo e as fotos da confraternização do Cultura Longboard realizado em Jaguaribe

Confira tudo o que rolou no Festival NóiséRider que aconteceu na praia do Flamengo

Fotógrafo Luis Castro registra sessão de treino dos longboarders em Jaguaribe

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo entre os dias 12 e 13 de outubro

Primeiro Festival de Longboard Clássico da Bahia acontece na praia do Flamengo

Pedro França e Gustavo Costa vencem as principais categorias do Surf Treino de Itacimirim