Velho Oeste

Rudá Carvalho relembra passagem pelo Oeste da Austrália


Em março do ano passado, curti minha primeira temporada na Austrália. O destino foi o Oeste, onde passei 14 dias ao lado do meu amigo Messias Félix na bucólica região de Margaret River.

Clique aqui para ver o vídeo

Fomos competir na tradicional etapa do WQS que sempre atrai os melhores surfistas do mundo. Ano passado, pude prestigiar atletas que tinha a curiosidade de ver pessoalmente, como Kelly Slater e Mick Fanning.

A organização do evento era muito boa - uma estrutura à altura dos atletas e do público, que compareceu em peso à praia.

Disputei uma vaga pela triagem, mas cheguei até a semifinal. No dia em que competi, o mar tinha 1 metro e meio, mas no evento principal, passou dos 3 metros. Levei pranchas shapeadas por Hennek, tamanhos 5'10 , 6'1 e 6'8, mas só usei as três pranchas 5'10 que levei .

A onda é muito especial, tem uma formação perfeita, é pesada, mas onde fiquei era pouco extensa. A temperatura da água é fria. Precisei de roupa de borracha todos os dias, apesar do sol quente.

A cidade respira surf, as pessoas são educadas, a língua é o inglês e eles têm uma cultura admirável com o surf, talvez seja esse um dos motivos de tantos surfistas bons e bem preparados saírem de lá.

A comida, pelo menos as que comi, eram industrializadas. Comi bastante lasanha, pizza, coca, enfim, tudo que é gostoso, mas não é saudável.

O canguru era um animal que tinha curiosiade de conhecer também, e realmente é muito comum naquelas áreas. Vi na estrada, nas fazendas… Na maioria das vezes estavam em família!

O tubarão-branco - outro animal muito famoso que habita as águas australianas e você vai surfar sabendo que pode se bater com um - graças a Deus não tive esse momento, mas escutei dizer que, anos atrás, o mesmo campeonato teve que ser paralisado porque havia um deles na área de competição. Sinistro! (risos).

Bom, essa foi a impressão que tive do lugar. Acho que vale muito a pena conhecer e pegar umas ondas!

Confira o vídeo editado pelo meu amigo Ader Oliveira, que também estava em Margaret River. As imagens são dele e também de Tati Rodrigues, amiga e conterrânea!

PUBLICIDADE

Relacionadas

Gabriel Leal embarca para as ondas de sonho em Sumbawa

Angelo, Nathan e Léo Hereda em um dia de free surf nas praias do Rio de Janeiro

Gabriel Leal continua sua saga de aventura na Indonésia

Depois de um mês em Nias, Gabriel Leal parte para surf trip em Mentawaii

Gabriel Leal curte temporada nas ondas da Indonésia com a família

Fotógrafo Orlando Rodrigues registra swell com show de tubos no litoral norte

Baiano Marinho Parafina curte dias de sonho nas ondas das ilhas Maldivas

Amigos baianos curtem surf trip para as longas e perfeitas direitas de El Salvador