Chloé coroada

Chloé Calmon fatura a categoria Longboard no Neutrox Weekend na Barra da Tijuca (RJ)


Três surfistas já festejaram vitórias no Neutrox Weekend, no longo sábado de muitas baterias disputadas nas boas ondas de 2-3 pés no Posto 3 da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O primeiro título foi conquistado por uma das embaixadoras da Neutrox, Chloé Calmon. A número 1 do ranking mundial de Longboard começou forte com nota 9,0 e dominou a bateria final, deixando a tetracampeã brasileira Atalanta Batista em segundo lugar, com Jasmin Avelino em terceiro e a bicampeã brasileira Mainá Thompson em quarto. Na modalidade Stand Up Paddle, a paulista Aline Adisaka bateu a campeã mundial Nicole Pacelli e na categoria Sub-16 a peruana Sol Aguirre derrotou as três brasileiras que enfrentou na última bateria do dia.

“Eu estava tranquila nessa final, porque as ondas estavam maiores e isso me deu mais confiança, mas eu sabia que tinha que começar forte porque o nível era bem alto”, disse Chloé Calmon. “Quando estava na contagem regressiva para começar a bateria, eu vi a série se aproximando, aí comecei a remar nessa primeira onda e consegui abrir com uma nota 9,0, que me deixou mais tranquila pro restante da bateria. No final ainda consegui um 7,4 e foi uma vitória com um gostinho muito especial, por competir em casa depois de vários anos, perto da minha família, dos meus amigos, patrocinadores e fiquei muito feliz que o mar reagiu hoje”.

Chloé Calmon, Nicole Pacelli e Silvana Lima, são patrocinadas pela Neutrox e a carioca lidera o ranking mundial da World Surf League. Ela venceu a primeira etapa disputada em Papua Nova Guiné e vai decidir o título em novembro na ilha Taiwan. No Neutrox Weekend, ela completou uma incrível marca de 27 pódios nos 27 campeonatos que disputou desde 2014. Dessa vez, derrotou a pernambucana Atalanta Batista, para quem perdeu a decisão do título sul-americano de Longboard da WSL South America em Huanchaco, no Peru. Mesmo não vencendo o evento, a carioca Jasmin Avelino também festejou o terceiro lugar na final, que lhe garantiu a conquista do seu primeiro título brasileiro de Longboard Profissional.

“Fico muito feliz pela Neutrox ter entrado com tudo esse ano para apoiar o surfe feminino, com três embaixadoras e um festival desse que o Brasil precisava muito”, destacou Chloé Calmon. “Espero que seja o primeiro de muitos e que no ano que vem tenham mais etapas ainda como essa grande oportunidade para o surfe feminino no Brasil. Daqui a duas semanas estou embarcando para Taiwan e essa vitória me deu ainda mais confiança para ir em busca do título mundial lá em Taiwan”.

A segunda decisão de título a entrar no mar no fim da tarde do sábado na Barra da Tijuca foi a do Stand Up Paddle, modalidade praticada com remo em pé nos pranchões. A grande favorita era a campeã mundial Nicole Pacelli e ela até conseguiu uma nota 7,0 em sua melhor onda, no entanto cometeu uma interferência e a penalidade tirou uma das duas notas computadas do seu placar, terminando em terceiro lugar. Já Aline Adisaka fez a melhor apresentação da bateria para receber nota 7,5, que somou com 5,85 para vencer por 13,35 pontos. Em segundo lugar ficou Gabriela Sztamfater com 8,45 e a quarta colocada foi Caroline Cardoso com 5,70.

“Eu já to virando local da Barra né, mas também, com a Andrea Lopes, local da Barra, me treinando, não tem como né, tive que mostrar serviço”, disse Aline Adisaka, referindo-se a tetracampeã brasileira Andrea Lopes, única a vencer uma etapa do CT no Brasil nas mesmas ondas da Barra da Tijuca. “Foi muito difícil a bateria, porque o vento lá fora está bem forte. Mas, a condição estava igual pra todo mundo e eu só queria surfar, me divertir e estou muito feliz por ter surfado bem. Obrigado toda a galera que tava torcendo por mim aqui e essa iniciativa da Neutrox foi maravilhosa, em estar reunindo várias modalidades femininas num evento só. Que isso sirva de exemplo e referência para outras marcas, para acreditar não só no surfe feminino, mas no esporte feminino, porque as mulheres estão vindo com muita força. Parabéns a Neutrox e só tenho que agradecer a Deus por esta vitória”.

Depois das finais do Longboard e do Stand Up, a novíssima geração entrou no mar para decidir o título da categoria Sub-16 na bateria que fechou o sábado de praia cheia no Posto 3 da Barra da Tijuca, com o público aproveitando as várias atividades promovidas pela Neutrox na areia e na Praça do Ó. Eram três brasileiras contra a peruana Sol Aguirre, que no domingo passado conquistou o título sul-americano Pro Junior Sub-18 da WSL South America em Santa Catarina e agora festejou outra vitória no Brasil. Com notas 7,25 e 6,50, Sol Aguirre atingiu insuperáveis 13,75 pontos, contra 10,15 de Carol Bonelli, 9,95 de Julia Duarte e 7,60 de Pamella Mel.

“Estou muito feliz por ter vencido o Sul-americano e vim pra cá disputar o QS, mas não fui muito bem, então entrei para disputar o Sub-16 e consegui vencer”, disse a jovem peruana de apenas 14 anos de idade, Sol Aguirre. “Eu consegui uma boa onda na bateria, o que me deixou mais confiante para pegar uma segunda nota pra somar. Aí eu melhorei minha pontuação e estou muito feliz. Esse evento me encantou, foi muito divertido, com muitas coisas para fazer, não só competir, mas outras atividades interessantes acontecendo também, então só tenho que agradecer aos organizadores, que estão de parabéns porque foi um grande evento”.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Claudia Gonçalves coordena clínica de surfe feminino em Itacaré (BA)

Surfista baiana Maria Eduarda César entra na galeria de campeãs do circuito brasileiro amador

Confira tudo que rolou no Onda Rosa, evento pensado exclusivamente para as mulheres

Evento Onda Rosa promove atrações de inclusão e empoderamento feminino

Primeiro episódio de Janaínas, Deusas do Mar, mostra as baianas Maria Eduarda e Tilamarri do Santos

Confira as fotos do fotógrafo Lucas Cavalcante na final do Feminino do Circuito Brasileiro Profissional

Chloé Calmon é homenageada pela conquista da medalha de ouro no Pan-Americano no clipe Brasileira

Bárbara Muller e Chantalla Furlanetto reunem surfistas durante dois dias para sessões nos picos de Itacaré