Crowd feminino

Movimento do surfe feminino de Ilhéus cria grupo para divulgar e fortalecer o esporte na região


O surfe feminino em Ilhéus está ganhando força a cada dia que passa. A união das surfistas começou a partir da iniciativa de Janinne Santos e Andrea Mendes, duas surfistas e competidoras de Ilhéus. Apesar do surfe feminino ser presente na cidade, atualmente não havia uma interação direta entre muitas meninas praticantes desse esporte.

O grupo começou com algumas mulheres e a medida que elas iam encontrando outras no mar o grupo ia sendo disseminado no boca a boca, com amigas de amigas, vizinhas, todas interessadas em iniciar o esporte, surfistas de longas datas, outras nem tanto, e estava formado o Crowd Feminino de Ilhéus.

Janinne Santos surfa há 13 anos, e começou a surfar depois que foi morar em Olivença, onde acabou se apaixonando pelo esporte e desde então não parou mais de praticá-lo. A surfista diz que a iniciativa de criar o grupo surgiu da vontade de ver o surf feminino ilheense se unir, e mostrar que elas merecem sim valorização nos campeonatos.

“O surf feminino tem que existir e resistir a qualquer barreira e preconceito, porque existem mulheres surfistas, e merecemos todo respeito dentro do esporte, a importância do surf feminino é essa. Aceitem ou não, estamos aqui e vamos continuar mostrando que temos potencial”, completou Janinne.

Andrea Mendes conta que sua inspiração no surf foi seu irmão Davi Mendes, que com seis anos de idade começou a competir com garotos mais velhos e desde pequeno conquistava vitórias no surf. A partir disso, a surfista começou a treinar e não saiu mais de perto do mar. Hoje, com 17 anos, Andrea é movida pelo prazer de estar no mar e por poder competir, e essa vontade de competição foi o motivo inicial da criação do grupo.

“A princípio pensamos em fazer escolinha e trazer o máximo de meninas iniciantes para fazer treinos e ensinar a competição de fato, mas o grupo foi se expandindo de tal maneira, que percebemos que não limitava-se apenas a competição. As meninas queriam socializar, fazer encontros, se reunir para diversos eventos relacionados ao surf”, acrescentou Andrea.

Hoje o grupo Crowd Feminino Ios já tem mais de 60 meninas e conta com diversas atividades e propostas de melhorias para o surf feminino. O intuito é fortalecer o esporte feminino, buscando apoio e colaboradores para incentivar as atletas.

Se você é surfista e quer entrar para esse time, é só entrar em contato pelo WhatsApp (73) 99172-6722 (Janinne Santos) (73) 991685697 (Andrea Mendes).

PUBLICIDADE

Relacionadas

Claudia Gonçalves coordena clínica de surfe feminino em Itacaré (BA)

Surfista baiana Maria Eduarda César entra na galeria de campeãs do circuito brasileiro amador

Confira tudo que rolou no Onda Rosa, evento pensado exclusivamente para as mulheres

Evento Onda Rosa promove atrações de inclusão e empoderamento feminino

Primeiro episódio de Janaínas, Deusas do Mar, mostra as baianas Maria Eduarda e Tilamarri do Santos

Confira as fotos do fotógrafo Lucas Cavalcante na final do Feminino do Circuito Brasileiro Profissional

Chloé Calmon é homenageada pela conquista da medalha de ouro no Pan-Americano no clipe Brasileira

Bárbara Muller e Chantalla Furlanetto reunem surfistas durante dois dias para sessões nos picos de Itacaré