Nascida para brilhar

Confira vídeo e entrevista com a bela e talentosa atleta baiana Ingrid Topolanski


Há exatos 1 ano e 9 meses, escrevi um texto sobre a baiana Ingrid Topolanski intitulado "Jóia Rara".

Clique aqui para ver o video

Essa "jóia" vem sendo lapidada com talento, garra e muita disposição para enfrentar os desafios da vida.

O tempo foi generoso e muita coisa aconteceu, mas nada veio por acaso, e sim com muita dedicação e perseverança, como explica a própria a seguir num bate papo descontraído.


SurfBahia - O que mudou na sua vida nesse intervalo de tempo entre a primeira matéria em 2014 e hoje?

Nossa, muita coisa mudou. De 2014 pra cá aconteceram tantas coisas boas. Muito do que eu vinha planejando e buscando se concretizou, como a minha parceria com a Mahalo, que me proporcionou trabalhar e viver do que eu amo. Estou muito feliz, mas o que mais mudou mesmo, acredito que seja a minha independência. Ter saído de casa para estudar e morar sozinha foi e está sendo uma experiência incrível na minha vida. Cheguei em Ilhéus uma menina e hoje sou uma mulher. A saudade de casa e a lei da necessidade me fizeram crescer, aprender, valorizar e me virar, mas eu também tive muita sorte, pois nessa caminhada tive amigos incríveis, que me ajudaram a chegar até aqui.

SB - Comente sobre sua relação com as modalidades de esporte que pratica (Surf, Kite, Wake e Skate).

Eu respiro esporte, isso é fato. Desde pequena eu sempre pratiquei várias modalidades, inclusive eu queria ser jogadora de futebol quando era mais nova! Jogava bola, capoeira, até que eu conheci o surf, então já viu né? Não deu outra, me apaixonei. E desde então a minha dedicação principal no esporte foi ao surf, mas nunca deixo de praticar outras modalidades. Junto com o surf, veio o kite, wake e o skate. A gente costuma falar assim: se tem onda, vamos surfar, se está ventando, vamos pro kite, se não tem onda nem vento, vamos pro wake, e se não tem gasolina, bora pro skate (risos). A filosofia é estar sempre treinando, até porque acredito que um esporte complementa o outro.

SB - Fale um pouco como você concilia sua rotina de treinos, vida acadêmica e trabalho.

A minha rotina é bem movimentada. Todo dia de manhã tenho aulas na universidade, estou indo pro sétimo semestre de Administração. Já as minhas tardes são tomadas pelos treinamentos e trabalho. Os tipos de treino que faço no dia variam de acordo com as condições do mar, pois a prioridade é sempre o surf, então eu e os meus treinadores Gabriel Macedo (técnico) e Vinicius Mendonça (preparador físico) sempre estamos nos organizando em relação a isso. Além do surf, também faço treinamento funcional voltado a potencializar a minha performance dentro d’água. É muito bom! Além da universidade e dos treinos, eu também trabalho bastante. Estou sempre produzindo conteúdo, como por exemplo o vídeo que acompanha esta matéria, produção de fotos como modelo da Mahalo e outros projetos que em breve espero estar contando aqui no SurfBahia.

SB - Como é a relação com sua família. Como eles vêem sua dedicação ao esporte?

Minha família é maravilhosa, devo a eles tudo o que sou. Sempre me incentivaram a ser atleta e ficam muito orgulhosos a cada pequena conquista. Como comentei, era muito nova quando comecei a praticar esportes. Lembro da minha mãe me acompanhando nos treinos da escolinha de futebol, que era só de meninos.  No surf a mesma coisa, no começo eles me acompanhavam sempre, acordavam cedo, iam para os campeonatos em outras cidades, só pra me incentivar e cuidar de mim. Agora que moro em outra cidade, já não podem me acompanhar tanto, mas o incentivo e preocupação não mudaram em nada, acho que a preocupação até aumentou por estarem longe viu, principalmente quando o mar está perigoso (risos). Eu agradeço muito a Deus pela família que tenho.

SB - Quais são suas expectativas para o futuro? Quais são os seus sonhos, o que você almeja para sua carreira?

Bom, tantas coisas passam pela minha cabeça pra responder essa pergunta. Tenho muitos sonhos a conquistar, mas pra isso vou ter que estudar, trabalhar e principalmente treinar bastante. Que surfista não quer conhecer as melhores ondas do planeta?  Esse é o item que encabeça a lista dos objetivos: surfar o mundo! Paralelo a isso está a conclusão da minha formação acadêmica, que já está pertinho de acontecer. E também, continuar trabalhando firme nas ações e projetos que estou envolvida. Não posso negar, eu amo trabalhar! Futuramente penso em unir cada vez mais tudo isso. Produção de conteúdo, viagens, esporte, conhecimento, enfim, não sei ao certo o que me espera, por enquanto vou me preocupar em plantar pra colher os frutos no futuro, se Deus quiser!

SB - Deixe um recado para os internautas e todos que curtem e acompanham seu trabalho.

Primeiramente muita gratidão a todos. E o que deixo de recado é o que move minha vida: amor. Acredite ao máximo naquilo que você ama, batalhe, dedique-se, se é o que te faz feliz, vá em frente. Tenha fé, ame o próximo e a natureza!

* Para saber mais sobre a atleta siga no Instagram @ingridtopolanski e no Facebook.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Claudia Gonçalves coordena clínica de surfe feminino em Itacaré (BA)

Surfista baiana Maria Eduarda César entra na galeria de campeãs do circuito brasileiro amador

Confira tudo que rolou no Onda Rosa, evento pensado exclusivamente para as mulheres

Evento Onda Rosa promove atrações de inclusão e empoderamento feminino

Primeiro episódio de Janaínas, Deusas do Mar, mostra as baianas Maria Eduarda e Tilamarri do Santos

Confira as fotos do fotógrafo Lucas Cavalcante na final do Feminino do Circuito Brasileiro Profissional

Chloé Calmon é homenageada pela conquista da medalha de ouro no Pan-Americano no clipe Brasileira

Bárbara Muller e Chantalla Furlanetto reunem surfistas durante dois dias para sessões nos picos de Itacaré