Peru abre o tour

Mundial Feminino e Longboard iniciam temporada nas ondas peruanas


A ASP South America vai abrir o calendário 2013 do Circuito Mundial Feminino e também do Longboard já no mês de janeiro no Peru.

A largada na corrida por vagas na elite do WCT feminino será no ASP 3-Star Rip Curl Pro Punta Rocas Peru, nos dias 18 a 20 de janeiro em Punta Rocas, Punta Hermosa.

Na semana seguinte, dias 24 a 26, acontece a etapa mais rica das séries qualificatórias dos pranchões no ano que vem, o Huanchaco Longboard Pro Peru na Playa El Elio, em Huanchaco, Trujillo.

É a única com nível máximo 6 estrelas entre as sete confirmadas no calendário 2013 da Association of Surfing Professionals.

O Peru ainda vai promover uma nova etapa masculina do ASP 4-Star em Moquegua, o Ilo Moquegua Pro nos dias 10 a 15 de junho, além de uma importante prova do ASP 6-Star feminino pelo segundo ano consecutivo, o Movistar Pro presented by Rip Curl, de 30 de julho a 4 de agosto em Lobitos, Piura.

A ASP South America vem trabalhando para o desenvolvimento do esporte em outros países do continente e a Argentina e o Chile também vão sediar eventos do Circuito Mundial, além do Brasil.

"A ASP South America vem se empenhando ao máximo para criar um calendário que traga maiores oportunidades aos surfistas sul-americanos", explica Roberto Perdigão, diretor da ASP South America, escritório regional da entidade na América do Sul.

"Durante todos estes anos, o Brasil teve um papel fundamental na materialização dos sonhos dos nossos atletas, apresentando sempre uma boa gama de eventos, e isso sempre trabalhou a favor dos nossos surfistas na busca por melhores posições no ranking mundial. Com a retração substancial dos investimentos para a realização de eventos e para o patrocínio de atletas, que estamos vivenciando nestes últimos anos, a ASP South America tem buscado fortalecer a sua aliança com os patrocinadores e promotores de eventos de surfe em outros países. Isso tem gerado um substancial apoio de países como Peru e Chile, já tradicionais parceiros, e agora da Argentina, que deve voltar ao circuito ASP em 2013".

Volta da Argentina - A Argentina foi palco de grandes eventos de 1996 a 2001 em Mar del Plata, que retorna agora com o Argentina Pro Enter válido pelo ASP 4-Star entre os dias 29 de março e 2 de abril. Já o Chile confirmou a quarta edição do ASP 3-Star nos tubos gelados de El Gringo para os dias 17 a 22 de junho, com o Maui and Sons Arica World Star sendo marcado na semana seguinte ao do Ilo Moquegua Pro no Peru.

Para o Brasil, a ASP South America tem três etapas valendo pontos para o ranking mundial unificado da ASP agendadas para 2013, além de quatro seletivas sul-americanas Sub-20 para a decisão do título mundial Pro Junior da ASP. Começa pelo ASP Prime Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Pro na Praia de Itaúna, nos dias 20 a 26 de maio em Saquarema (RJ).

Pro Junior no Brasil - Em julho, o Mormaii Pro Junior abre o ASP South America Pro Junior Series 2013 nos dias 13 a 15 na Praia da Vila, em Imbituba (SC). As outras etapas que vão selecionar os surfistas para o Mundial Pro Junior da ASP foram marcadas no mês de agosto.

A segunda é também em Santa Catarina, o Hurley Pro Junior nos dias 17 a 19 na Prainha de São Francisco do Sul. Na semana seguinte, tem o Quiksilver & Roxy Pro Junior nos dias 24 a 26 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Depois, o já tradicional Surf Eco Festival em Salvador, do dia 29 de agosto a 1º de setembro na Bahia.

Prime em Imbituba - Antes de definir o time sul-americano para o Oakley ASP World Junior Championship 2013 em Bali, Indonésia, o Surf Eco Festival promove uma etapa masculina do ASP 2-Star nas mesmas ondas da Praia de Jaguaribe, nos dias 26 a 28 de agosto em Salvador. E para fechar o calendário da ASP South America no ano que vem, outra prova do ASP Prime que é decisiva na disputa pelas dez vagas para a elite dos top-34 do WCT, o Santa Catarina Pro nos dias 21 a 27 de outubro na Praia da Vila, em Imbituba.

"O desafio continua e esperamos que as brilhantes e inspiradoras exibições dos nossos jovens ídolos Gabriel Medina, Adriano de Souza, Miguel Pupo e Alejo Muniz, entre outros, nesta temporada que acaba de ser encerrada em Pipeline, possam servir como um incentivo para que o mercado volte a fomentar e a fortalecer o seu principal produto e veículo de divulgação, que são os eventos do ASP World Tour", deseja Roberto Perdigão.

Calendário da ASP South America para 2013

Jan 18-20: Feminino 3-Star Rip Curl Girls Pro em Punta Rocas, Lima - PERU
Jan 24-26: Long 6-Star Huanchaco Longboard Pro em Huanchaco, Trujillo - PERU
Mar 29-02: ASP 4-Star Argentina Pro Enter em Mar Del Plata - ARGENTINA
Mai 20-26: ASP Prime Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Pro na Praia de Itaúna (RJ)
Jun 10-15: ASP 4-Star Ilo Moquegua Pro em Ilo, Moquegua - PERU
Jun 17-22: ASP 3-Star Maui and Sons Arica World Star em El Gringo, Arica - CHILE
Jul 13-15: Pro Junior 2-Star Mormaii Pro Junior na Praia da Vila, Imbituba (SC) - BRASIL
Jul 30-04: Feminino 6-Star Movistar Pro presented by Rip Curl em Lobitos, Piura - PERU
Ago 17-19: Pro Junior 2-Star Hurley Pro Junior na Prainha, São Francisco do Sul (SC) - BRASIL
Ago 24-26: Pro Junior 3-Star Quiksilver Pro Junior na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) - BRASIL
Ago 26-28: ASP 2-Star Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) - BRASIL
Ago 29-01: Pro Junior 3-Star Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) - BRASIL

Out 21-27: ASP Prime Santa Catarina Pro na Praia da Vila, Imbituba (SC) - BRASIL

PUBLICIDADE

Relacionadas

Claudia Gonçalves coordena clínica de surfe feminino em Itacaré (BA)

Surfista baiana Maria Eduarda César entra na galeria de campeãs do circuito brasileiro amador

Confira tudo que rolou no Onda Rosa, evento pensado exclusivamente para as mulheres

Evento Onda Rosa promove atrações de inclusão e empoderamento feminino

Primeiro episódio de Janaínas, Deusas do Mar, mostra as baianas Maria Eduarda e Tilamarri do Santos

Confira as fotos do fotógrafo Lucas Cavalcante na final do Feminino do Circuito Brasileiro Profissional

Chloé Calmon é homenageada pela conquista da medalha de ouro no Pan-Americano no clipe Brasileira

Bárbara Muller e Chantalla Furlanetto reunem surfistas durante dois dias para sessões nos picos de Itacaré