Havaiana campeã

Kelia Moniz leva taça de campeã mundial de longboard na China


A havaiana Kelia Moniz é a nova campeã mundial de Longboard da ASP. Ela faturou o título na reedição da mesma final do Swatch Girls Pro do ano passado na China, desta vez derrotando a australiana Chelsea Williams por uma larga vantagem de 16,05 a 9,50 pontos.

As únicas brasileiras que competiram nas ondas pequenas do domingo em Riyuewan Bay, na ilha Hainan, não conseguiram classificação para as quartas de final. A carioca Chloe Calmon e a pernambucana Atalanta Batista terminaram em nono lugar no ranking feminino de Longboard da ASP em 2012.

As dezoito primeiras colocadas já tem seus nomes confirmados para a disputa do título mundial do ano que vem, então além delas, a experiente catarinense Karina Abras, que ficou em 13º lugar na China, também está garantida para defender o Brasil mais uma vez. As brasileiras não conseguiram vencer as duas baterias que disputaram no domingo em Riyuewan Bay.

Tanto Chloe como Atalanta ficaram em último na primeira rodada classificatória para as quartas de final, que abriu o último dia do Swatch Girls Pro. Na repescagem, a carioca Chloe Calmon até surfou bem, mas acabou eliminada pela australiana Georgia Young por 15,60 a 12,25 pontos.

Já a tricampeã brasileira Atalanta Batista não teve qualquer chance contra a norte-americana Jennifer Smith, que registrou os recordes do campeonato, nota 9,65 e 18,90 pontos, contra apenas 8,90 das duas ondas computadas pela pernambucana.

Nas quartas de final quem começou a brilhar com grandes apresentações foi a defensora do título do Swatch Girls Pro, Chelsea Williams. A australiana despachou a japonesa Hiroka Yoshikawa por 16,30 a 8,25 pontos, depois também passou fácil pela americana Karina Rozunko por 17,20 a 9,65 para confirmar seu nome na final pelo segundo ano consecutivo na China.

Já a havaiana Kelia Moniz teve mais trabalho para reeditar a decisão do ano passado com a australiana. Ganhou por pouco da recordista absoluta nas ondas de Riyuewan Bay, Jennifer Smith, no placar encerrado em 15,75 a 14,90 pontos. E na semifinal contra outra norte-americana, Summer Romero, a diferença foi menor ainda - 12,80 a 12,50 pontos.

Kelia dominou a decisão do título, sagrando-se campeã mundial com grande vantagem, somando notas 8,70 e 7,35 das duas melhores ondas que surfou na bateria. Chelsea Williams não conseguiu repetir as suas atuações anteriores e o máximo que conseguiu foi a nota 6 da sua primeira apresentação na final. O placar ficou em 16,05 a 9,50 pontos e Kelia Moniz faturou o prêmio de 10 mil dólares oferecido para a campeã mundial.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Claudia Gonçalves coordena clínica de surfe feminino em Itacaré (BA)

Surfista baiana Maria Eduarda César entra na galeria de campeãs do circuito brasileiro amador

Confira tudo que rolou no Onda Rosa, evento pensado exclusivamente para as mulheres

Evento Onda Rosa promove atrações de inclusão e empoderamento feminino

Primeiro episódio de Janaínas, Deusas do Mar, mostra as baianas Maria Eduarda e Tilamarri do Santos

Confira as fotos do fotógrafo Lucas Cavalcante na final do Feminino do Circuito Brasileiro Profissional

Chloé Calmon é homenageada pela conquista da medalha de ouro no Pan-Americano no clipe Brasileira

Bárbara Muller e Chantalla Furlanetto reunem surfistas durante dois dias para sessões nos picos de Itacaré