Novata vence

Bianca Buitendag fatura o título do Movistar Women´s Pro em Lobitos


A sul-africana Bianca Buitendag, 18 anos, mostrou um frontside poderoso para faturar o título do Movistar Women´s Pro apresentado pela Rip Curl e Petrolera Sapet no sábado em Lobitos, na cidade de Piúra, litoral norte do Peru.

A vitória na final da etapa do ASP 6-Star contra a havaiana Alana Blanchard, 22, valeu um prêmio de 8 mil dólares e 3.500 pontos que a levaram do 13º lugar, para a quinta posição no ranking que classifica seis surfistas para a elite das top-16 do ASP Women´s Tour 2013.

As ondas baixaram um pouco no sábado em Lobitos, mas as esquerdas de 2-3 pés ainda entravam com boa formação para as fases decisivas do campeonato.

A vice-campeã levou 4 mil dólares e 2.640 pontos, também entrando no G-6 do ASP Women´s Star com o resultado no Peru. A peruana Sofia Mulanovich, 29 anos, era a grande favorita ao título, mas foi barrada pela campeã na semifinal e dividiu o terceiro lugar no pódio com outra sul-africana de apenas 18 anos de idade, Sarah Baum.

"Estou super emocionada, muito feliz mesmo pela vitória, eu nem esperava que pudesse passar das quartas de final, muito menos pela Sofia (Mulanovich) nas semifinais, então fazer a final e vencer o campeonato é uma emoção incrível. A Alana (Blanchard) também estava surfando muito bem, as ondas estiveram excelentes durante toda a semana e este é o momento mais importante para mim neste início de carreira", comentou Bianca.

Na bateria decisiva, Bianca largou na frente com nota 7 e foi aumentando a vantagem a cada onda surfada. Foram três seguidas na casa dos 6 pontos, sempre fazendo uma primeira manobra mais forte nas ondas. A vitória acabou sacramentada na metade da bateria, quando a sul-africana pegou uma esquerda que abriu uma longa parede para ela apresentar o seu arsenal de manobras variadas, com batidas, cutbacks e roundhouses levantando grandes leques de água. Os juízes deram nota 8 para a sua melhor onda na final.

Ao contrário da sul-africana, Alana Blanchard surfou de backside (de costas para a onda) as esquerdas de Lobitos e não acompanhou o forte ritmo imposto pela sua adversária. A melhor onda da havaiana só veio depois da nota 8 que praticamente selou a primeira vitória de Bianca Buitendag no ASP Women´s Star. Alana ganhou nota 7,9 e não conseguiu os 7,11 pontos que ficou precisando para reverter o resultado de 15,00 a 12,90 pontos. Mas, já estava feliz por ter vencido o duelo direto pela última vaga no G-6 contra Sarah Baum nas semifinais.

"O campeonato foi muito bom e fico feliz por ter chegado à final, pena que faltou uma segunda onda boa para mim, mas a Bianca (Buitendag) esteve irresistível durante todo o campeonato e mereceu a vitória. Este foi o meu melhor resultado na temporada e espero que este evento se mantenha no calendário para os próximos anos, pois aqui tem altas ondas e foi uma grande experiência para todas que participaram", disse Alana.

A campeã Bianca Buitendag começou o dia do seu melhor resultado na carreira também derrotando uma concorrente direta por vaga no G-6, a australiana Philippa Anderson, 20 anos. Na semifinal, barrou a recordista absoluta do Movistar Women´s Pro 2012, a peruana Sofia Mulanovich, com uma apresentação incrível nas esquerdas de Lobitos. A sul-africana quase superou as marcas da campeã mundial de 2004, que na sexta-feira conquistou o título sul-americano profissional do ASP South America Women´s Series 2012.

A variedade das manobras sempre executadas com bastante pressão nas partes mais críticas das ondas, foi o diferencial no surfe de Bianca Buitendag. Na melhor onda surfada no último dia, ela recebeu nota 9,5, que só ficou abaixo do 9,8 que a peruana ganhou em sua estreia na quinta-feira. Bianca totalizou 16,25 pontos, ficando bem perto dos 16,50 de Mulanovich na sexta-feira em Lobitos. A peruana ainda teve a chance da virada na última onda, uma esquerda que abriu a parede para ela desferir uma série de onze manobras, porém a nota saiu 7,50 e o placar da semifinal terminou em 16,25 a 15,50 pontos.

"O campeonato foi excelente, com boas ondas durante toda a semana e agradeço pelo apoio da torcida peruana", falou Sofia Mulanovich.

"Infelizmente, eu não consegui passar para a final e quero parabenizar a Bianca (Buitendag), que surfou muito bem durante todo o campeonato e fez por merecer esta vaga na final. Com certeza este terceiro lugar me deu bons pontos no ranking do ASP Star e agora é pensar no próximo evento, semana que vem em Huntington Beach (EUA)".

O Movistar Women´s Pro foi válido como a sexta das onze etapas do ASP Women´s Star 2012. A próxima é nos dias 9 a 12 de agosto em Oceanside, logo após a etapa final do ASP Women´s Tour 2012, de 30 de julho a 5 de agosto em Huntington Beach, também na Califórnia, Estados Unidos. Já as outras três provas do ASP 6-Star acontecem em semanas seguidas na Europa, sendo uma na Espanha nos dias 12 a 16 de setembro e as duas últimas em Portugal, de 21 a 23 em Estoril e de 27 a 30 nas Ilhas Açores, onde será definida a lista das seis classificadas para o ASP Women´s Tour 2013.

O Movistar Women´s Pro apresentado pela Rip Curl e Petrolera Sapet foi realizado com apoio da Nosotras, Sony, Powerade, Tasa, Alojamiento Peru Hosting, Barena, Star Peru, Burn, Ron Cartavio, San Jose Rent a Car, Tablas Wayo Whilar, Xtreme Fujita Japan, Cirujano Roberto Valdivia, Mapfre Seguros e Estructuras Aro.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Claudia Gonçalves coordena clínica de surfe feminino em Itacaré (BA)

Surfista baiana Maria Eduarda César entra na galeria de campeãs do circuito brasileiro amador

Confira tudo que rolou no Onda Rosa, evento pensado exclusivamente para as mulheres

Evento Onda Rosa promove atrações de inclusão e empoderamento feminino

Primeiro episódio de Janaínas, Deusas do Mar, mostra as baianas Maria Eduarda e Tilamarri do Santos

Confira as fotos do fotógrafo Lucas Cavalcante na final do Feminino do Circuito Brasileiro Profissional

Chloé Calmon é homenageada pela conquista da medalha de ouro no Pan-Americano no clipe Brasileira

Bárbara Muller e Chantalla Furlanetto reunem surfistas durante dois dias para sessões nos picos de Itacaré