Festa caseira

Sofia Mulanovich é campeã sul-americana e está nas quartas do WQS no Peru


A peruana Sofia Mulanovich deu mais um show em casa nas boas ondas de 1 metro e séries maiores da sexta-feira em Lobitos.

Ela novamente surfou a melhor onda do dia - nota 9 - e aumentou para 16,50 o recorde de pontos do Movistar Women´s Pro apresentado pela Rip Curl e Petrolera Sapet no Peru.

A campeã mundial de 2004 ainda festejou a conquista antecipada do título sul-americano profissional do ASP South America Womens Series 2012, pois foi a única surfista do continente classificada para as quartas de final que vão abrir o sábado decisivo da etapa do ASP 6-Star na cidade de Piura, no litoral norte do país andino.

"Estou muito contente por estar competindo em casa. É uma sensação incrível surfar na frente de toda esta torcida e eu só tento fazer o melhor para eles", disse Sofia Mulanovich, ainda sem saber do título sul-americano.

"Estou me sentindo bem, sem muita pressão e sempre contando com a energia que recebo do meu querido amigo Makki Block (falecido na quinta-feira), que tem me mandado boas ondas nas baterias. Estou bastante feliz por ter passado para as quartas de final e de poder contar com toda esta maravilhosa torcida peruana".

A sexta-feira até começou bem para as sul-americanas, com uma dobradinha da brasileira Jacqueline Silva e da peruana Anali Gomez sobre a australiana Dimity Stoyle e a argentina Ornella Pellizzari no primeiro confronto do dia. No entanto, ambas foram barradas nas baterias formadas por três competidoras da quarta fase. A brasileira acabou eliminada pela australiana Philippa Anderson na vitória de Sofia Mulanovich na disputa pelas duas primeiras vagas nas quartas de final do Movistar Women´s Pro 2012.

"Estou muito feliz por ter me classificado junto com a Sofia, que é muito querida em seu país e está surfando muito bem aqui", disse Philippa Anderson.

"Também estou satisfeita porque este já é o meu melhor resultado neste ano. É a primeira vez que venho para o Peru e estou adorando poder competir nestas ondas perfeitas. Espero poder continuar avançando, pois as ondas estão ótimas e me sinto bastante confortável nestas condições".

Com a classificação para as quartas de final, Philippa se aproximou da lista das seis surfistas que o ASP Women´s Star indica para completar a elite das top-16, grupo que vai disputar o título mundial do ano que vem. Ela já subiu da vigésima para a 15.a posição no ranking que está garantindo até a décima colocada, agora ocupada pela sul-africana Bianca Buitendag. E as duas terão um duelo direto pela última vaga no G-6 na segunda quarta de final do Movistar Pro neste sábado em Lobitos.

Esta relação é encabeçada pela norte-americana Sage Erickson, que também passou para o último dia do ASP 6-Star do Peru e já assumiu o quarto lugar no ranking liderado pela sua compatriota, Courtney Conlogue. Em seu primeiro desafio na sexta-feira, Erickson passou em segundo lugar na bateria vencida pela francesa Alizee Arnaud. Depois, derrotou a sul-africana Sarah Baum e a neozelandesa Paige Hareb para confirmar seu nome nas quartas de final.

"Esta é a minha primeira vez aqui em Lobitos e estou adorando. A cidade é bastante acolhedora e as ondas são excelentes, permitem um surfe de alta performance", disse Sage Erickson.

"O Peru é conhecido como a terra das esquerdas e estou realmente encantada com o potencial das ondas aqui. Os pontos deste evento são muitos importantes para mim e daqui pra frente pretendo me concentrar o máximo possível para passar mais baterias até a final".

Quem também melhorou a posição para garantir sua permanência na elite pelo ASP Women´s Star foi a australiana Rebecca Woods. Ela já subiu para o quinto lugar no ranking e é a segunda na lista das seis indicadas para o Dream Tour 2013 no momento. Depois vêm as francesas Pauline Ado e Alizee Arnaud, a peruana Sofia Mulanovich permanece em penúltimo no G-6 e a sul-africana Bianca Buitendag tirou a última posição da australiana Nikki Van Dijk, mas é ameaçada de perto principalmente pela sua compatriota, Sarah Baum, e pela havaiana Alana Blanchard.

Quartas-de-final do Movistar Women's Pro 2012


1 Sofia Mulanovich (Per) x Felicity Palmateer (Aus)

2 Bianca Buitendag (Afr) x Philippa Anderson (Aus)

3 Sage Erickson (EUA) x Alana Blanchard (Haw)
4 Rebecca Woods (Aus) x Sarah Baum (Afr)

PUBLICIDADE

Relacionadas

Claudia Gonçalves coordena clínica de surfe feminino em Itacaré (BA)

Surfista baiana Maria Eduarda César entra na galeria de campeãs do circuito brasileiro amador

Confira tudo que rolou no Onda Rosa, evento pensado exclusivamente para as mulheres

Evento Onda Rosa promove atrações de inclusão e empoderamento feminino

Primeiro episódio de Janaínas, Deusas do Mar, mostra as baianas Maria Eduarda e Tilamarri do Santos

Confira as fotos do fotógrafo Lucas Cavalcante na final do Feminino do Circuito Brasileiro Profissional

Chloé Calmon é homenageada pela conquista da medalha de ouro no Pan-Americano no clipe Brasileira

Bárbara Muller e Chantalla Furlanetto reunem surfistas durante dois dias para sessões nos picos de Itacaré