Brilho ofuscado

Wallace Júnior fala sobre a liderança do ranking brasileiro e as dificuldades para disputar o Mundial no Equador


O início da temporada tem sido sensacional para o pequeno ilheense Wallace Júnior, o "Buguelinho". Com duas vitórias brilhantes, ele lidera de forma invicta a categoria Mirim (até 16 anos) do Circuito Brasileiro Amador 2014.

Wallace está também em terceiro na Junior (até 18), dominada pelo paraibano Elivelton Santos e pelo potiguar Israel Júnior.

As performances e a condição de número 1 do Brasil renderam ao garoto mais um convite para representar o Brasil no ISA World Junior 2014, Mundial para atletas de até 18 anos que acontece em Salinas, Equador, entre os próximos dias 5 e 13 de abril.

Porém, a falta de patrocínio complica bastante a ida do atleta, que luta contra o relógio para conseguir apoio financeiro e confirmar a sua vaga no time. "Estou buscando uma empresa que dê um bom suporte para me ajudar a pagar os custos da viagem. Fiquei feliz por conseguir a classificação e ser convocado para representar o meu país, mas muito triste por não ter condições financeiras, pois os custos de passagens, estadia, inscrição, alimentação e traslado são todos por conta do atleta. Eu não tenho 5 mil reais para representar o meu país, ou melhor, representar o povo brasileiro", lamenta Wallace.

Apesar da situação, o garoto de Ilhéus treina forte para manter o ritmo eletrizante e estar apto a disputar a prova caso consiga uma chance. Ele fala também sobre a pressão de ser líder do ranking: "Está sendo muito bom, pois eu me dedico muito aos treinos com o meu maior incentivador e técnico, que é o meu pai, mas ao mesmo tempo preocupante, pois eu não posso me considerar o número 1 do Brasil. Tenho muita coisa pra aprender ainda, então eu tenho que manter o foco e humildade para continuar sendo o líder e conquistar o título de campeão brasileiro", revela o atleta.

Segundo Wallace, o momento mais complicado até agora foi a viagem de Ilhéus para Belém (PA). "Para conseguir chegar nesse campeonato foi uma viagem muito longa, cansativa e solitária. Tive que viajar sozinho porque os custos da viagem foram muito altos e por isso não pude ter a companhia do meu pai. Essa viagem começou de ônibus, saindo de Ilhéus no dia 12, às 7 da manhã, para Salvador, e dia 13, às 14 horas, peguei o voo para Belém, chegando às 21 horas. Em Belém eu me desloquei de táxi do aeroporto para a rodoviária, peguei um ônibus no dia 14, às 6 horas, e cheguei ao município de Salinópolis às 11 horas. Depois peguei um táxi de Salinas de 30 minutos para a praia de Atalaia", conta o atleta.

O pai de Wallace Júnior sabia que a viagem seria muito complicada, mas ele deu muita força ao filho com uma frase que não sai da sua cabeça: ''Não imagine a vida sem obstáculos, mas com todos eles vencidos'', lembra o ilheense. "Esta foi uma das frases que me motivou para não me desesperar nos momentos difíceis da viagem", continua.

Segundo o garoto, ele foi muito bem recebido pelos paraenses. "São educados e receptivos. Todos os atletas se sentiram muito bem, então só tenho a agradecer e parabenizar a todos do Pará", diz o líder do ranking.

Para finalizar a reportagem, o surfista deixa alguns agradecimentos: "Quero muito agradecer a todo o esforço do meu pai, que faz de tudo para conseguir pagar as despesas das minhas viagens; ao apoio do shaper Radar, que me dá pranchas alucinante; rede de lojas Lanyllas, que me ajuda nas inscrições; Colégio Impacto, que cuida da minha educação; e Odonto Sul, que cuida do meu sorriso. Obrigado também pela força de todos os meus amigos e sites brasileiros que estão me dando força e me motivando a continuar nessa luta pra conseguir realizar meu sonho", finaliza o garoto.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Marcelo Alves lembra de bate-boca com o lendário havaiano Sunny Garcia: “Ele me xingava todo e eu não entendia nada"

Fissurado por música, arte, skate e ondas grandes, baiano Rick Brayner conta sua história direto de Maui, Havaí

Alexandre Piza bate um papo com o fotógrafo baiano Rodrigo Calzone, sobre sua temporada em Bali

Confira entrevista com o baiano Kayki Araújo, um dos talentos da nova geração

Campeão baiano em 2017 e revelado em Ipitanga, Elson Vieira, o Sombra, fala sobre os principais momentos em sua carreira

Confira a entrevista exclusiva com Rayan Fadul, uma das promessas do surfe baiano

Confira entrevista exclusiva com Diogo Santos, campeão baiano Sub 18

Confira entrevista exclusiva com Davi Silva, campeão baiano profissional em 2018