Wheslen foca nos resultados

Wheslen Christian concede entrevista sobre sua preparação diária para as competições


Durante a etapa inicial do Billabong Brasileiro, realizado no final do mês de maio na praia de Jaguaribe, em Salvador, o estudante do curso de Nutrição Helder Christian  entrevistou o atleta baiano Wheslen Christian.

Na entrevista, Wheslen relata sua forma de treinamento, sua alimentação específica e seus costumes diários que o ajudam a obter melhores rendimentos nas competições. Confira abaixo na íntegra a entrevista com Wheslen Christian, um dos melhores atletas amadores do estado da Bahia.

Qual sua atividade diária? Como é feito seu treinamento?

WC - Faço um treinamento diário aliando atividades fora d’água com o treinamento dentro d’água, sempre em horários definidos e mantendo um ritmo forte todos os dias.

Quais os horários e duração mais freqüentes do treino?

WC - Treino por três horas diárias distribuídas ao longo do dia. Inicio meus treinos às 5:00 horas da manhã, faço outro treino às 9:00 horas e após o almoço (14:00 horas) faço o último treino. Todas as sessões tem duração de aproximadamente 1 hora. Pra finalizar, realizo um treino funcional na academia no período da noite.

Existe alguma alimentação específica em função do treino diário?

WC - Existe! Tenho uma dieta balanceada, rica em proteínas e carboidratos. Como muita batata doce, aipim, macarrão, pão, frango e bebo sempre bastante líquido. Também já fiz uso de alguns suplementos alimentares como Animal Pack, Malto Dextrina e BCAA.

Você pratica alguma atividade paralela ao surf com função de auxiliar nos treinos?
 
WC - Faço um trabalho funcional voltado para o surf que inclui natação, corrida e musculação. O principal objetivo destas atividades é de adquirir mais resistência e força nas manobras, além de melhorar a respiração, isso reflete muito no desempenho dentro d’água.

Você já sofreu alguma contusão grave? Como foi o tratamento e a recuperação, você mudou algo na alimentação durante o tratamento?

WC - Já sim! Passei três meses me recuperando de uma contusão sofrida no tornozelo durante a gravação do filme Bahia Sessions em Olivença, Ilhéus. O tratamento foi realizado com sessões de fisioterapia, e durante esse tempo tive muitas limitações em função da contusão, mas não fiz uma alimentação diferenciada em função disso, o importante mesmo foi a fisioterapia.

De que maneira você sente a influência da alimentação na prática do esporte?

WC - Sinto meu corpo mais resistente, consigo ficar mais tempo dentro d’água, mais disposto e melhorando cada vez mais a performance do surf.

No caso de viagens, você consegue manter a mesma alimentação da rotina diária?

WC - Não! Muda totalmente, quando eu estou em casa consigo equilibrar minha alimentação e organizar os horários também, nas viagens tudo muda, pelos costumes dos lugares e alimentos diferenciados e a correria. Nas viagens acaba sendo tudo muito rápido, daí procuro comer muito lanche, mas quando chego no destino, procuro me alimentar da melhor maneira possível.

Na sua opinião, qual a alimentação adequada para um surfista competidor, que tem uma rotina intensa de treinos e viagens?

WC - Uma alimentação balanceada de 3 em 3 horas, rica em proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas, sem esquecer de ingerir bastante líquido. Uma complementação com suplementos alimentares também é importante.

Gostaria que você deixasse uma mensagem para todos os internautas sobre a importância deste assunto na vida de um surfista.

WC - No free surf não exige tanto da pessoa, mas no caso de um atleta competidor exige uma dedicação especial, o atleta tem que abdicar de muitas coisas como festas, bebidas, evitar perder noites e estar sempre focado nos treinos, mantendo uma boa alimentação. Esse é meu recado, galera!
PUBLICIDADE

Relacionadas

Marcelo Alves lembra de bate-boca com o lendário havaiano Sunny Garcia: “Ele me xingava todo e eu não entendia nada"

Fissurado por música, arte, skate e ondas grandes, baiano Rick Brayner conta sua história direto de Maui, Havaí

Alexandre Piza bate um papo com o fotógrafo baiano Rodrigo Calzone, sobre sua temporada em Bali

Confira entrevista com o baiano Kayki Araújo, um dos talentos da nova geração

Campeão baiano em 2017 e revelado em Ipitanga, Elson Vieira, o Sombra, fala sobre os principais momentos em sua carreira

Confira a entrevista exclusiva com Rayan Fadul, uma das promessas do surfe baiano

Confira entrevista exclusiva com Diogo Santos, campeão baiano Sub 18

Confira entrevista exclusiva com Davi Silva, campeão baiano profissional em 2018