Wichrestiuk focado nos resultados

Colunista Alexandre Piza entrevista Vinícius Wichrestiuk, talento da nova geração baiana


Depois de ficar de fora da seleção estadual para a etapa baiana do Billabong Brasileiro, que começa nessa sexta-feira (28/5) na praia de Jaguaribe, Vinícius foi muito lembrado por nossos internautas que acharam que ele merecia uma vaga na equipe.

Porém, Vinícius respeita muito a opinião dos chefes de equipe, mas não abaixa a cabeça e vai com tudo tentar surpreender como alternate. Dono de um surf altamente moderno, inovador e competitivo (o que não é novidade para ninguém), Vini, que agora tem patrocínio Mahalo, está tendo um ano entre altos e baixos. Uma semana no lugar mais alto do pódio e em outra barrado nas primeiras fases.

Estamos falando de um menino que está em fase de transição para a fase adulta e muita coisa tem acontecido na vida do atleta. Porém, quem o acompanha de perto, sabe que ele continua arrepiando nos treinos e quer mostrar serviço nos principais circuitos de nosso país.
 
De segunda a sexta-feira está na água treinando pesado junto com seu parceiro (que também está evoluindo muito), o mirim Taliasmar Barros, o famoso Mazinho. Juntos, eles estão sempre conversando sobre o desempenho no surf, se revezam nas filmagens e um dá muita força para o outro nas competições. É o que podemos chamar de amizade e companheirismo.

Genioso, polêmico, imprevisível, mágico, Vinícius tem esses ingredientes e muitos outros, porém, quando se trata de baterias dentro da água é sempre bom seus adversários ficarem bem espertos, pois se ele estiver inspirado, chega a ser praticamente imbatível.

Mas se não estiver nos seus melhores dias, pode passar praticamente desapercebido e ser confundido com um reles mortal. Resolvi fazer umas perguntas bem diretas para o garoto responder para que você, internauta, possa conhecer um pouco mais essa figura tão carismática que é Vinícius Wichrestiuk.

Alexandre - Vinícius, na semana passada você foi muito lembrado por muitos internautas aqui no fórum do SurfBahia como sendo um grande desfalque na equipe que vai disputar o Billabong Brasileiro. Como você encara esse carinho de seus torcedores? Você acha que merecia uma vaga na equipe?

Vinícius - Meus torcedores sempre trazem novas energias positivas e fico feliz por ser querido, espero manter a inveja longe de nós e estou sempre nas vibrações desse público. Sempre disputei brasileiro desde que comecei a ter nível para competir, tenho algumas experiências e acho que sei agir na competição da forma certa. Hoje cada estado está disputando individualmente, mas no futuro seremos a equipe brasileira, a seleção que disputará o mundial. Mas vou competir o brasileiro amador com tranquilidade, sabedoria e lutar para ocupar o lugar de campeão e quem sabe ser lembrado nas próximas convocações.

Alexandre - Ano passado você lutou muito por um patrocínio e agora conseguiu o que poucos atletas baianos têm. Conte-nos como está sendo seu ano agora que é patrocinado. Mudou muita coisa?

Vinícius - O ano passado foi muito cruel e duro e nem imaginava como eu ficaria sem patrocínio por mais um ano, mas entendo como são as empresas de surfwear atualmente. Ano passado não pude disputar muitos campeonatos, pois estava sem dinheiro, equipamentos ruins e com pouca infra-estrutura. Esse ano consegui o patrocínio da Mahalo, com certeza fiquei mais confiante, tranquilo, mais motivado e cada vez aumento meu foco no surf e nas competições. Agora tenho que fazer o máximo para aparecer na mídia positivamente e honrar minhas responsabilidades com meus patrocinadores.

Alexandre - Muita gente acha que você é inconstante, tanto de resultados como também de humor. Como você lida com isso e você concorda com essa afirmação de algumas pessoas?

Vinícius - Eu acho que não sou inconstante e entendo meus comportamentos, sou um competidor que aceita a derrota, mas que sempre quer ganhar. É errado ser assim? Até agora eu não sei por que algumas pessoas acham que sou inconstante. Sempre uso a sinceridade, humildade, responsabilidade e respeito. Sempre me preocupo com meu surf em primeiro lugar e tenho meu autocontrole.

Alexandre - Ultimamente tenho visto você treinando muito e evoluindo em ondas com mais pressão e tamanho. Você gosta de ondas maiores e mais pesadas?

Vinícius - Não tenho treinado em ondas maiores e fortes do jeito que quero e preciso, ainda não fiz viagens internacionais onde se encontram ondas gigantes. Preciso treinar modelos de pranchas especiais para esse tipo mar. Então, já estou me planejando para fazer minha primeira viagem em busca de experiências com as “ondas de verdade”, por isso estou fazendo a minha preparação para encarar morras pesadas. Por isso que tenho caído em todo tipo de mar, quero chegar lá fora e fazer bonito!

Alexandre - Outra coisa que tenho notado é que você tem trocado muito de pranchas. O que acontece? Você ainda não acertou um modelo de prancha que realmente funcione para seu surf?

Vinícius - Ainda não encontrei uma prancha que funciona 100% para o meu surf, mas ainda estou trabalhando pra isso e conversando com pessoas mais experientes. Preciso ter umas pranchas ideais como eu sempre quis. Para cada tipo de onda, existem muitas pranchas diferentes que devo experimentar e avaliar se gosto ou não. Saber escolher pranchas que vão funcionar bem em determinado tipo de onda não é simples, mas estou aprendendo.

Alexandre - O que seus fãs podem esperar de você para 2010 em termos de resultados?

Vinícius - O resultado sempre tem quer ser positivo, aumentando minha motivação para o próximo desafio. Esse ano pretendo fazer uma melhor colocação no circuito nacional amador, ser o melhor baiano já seria uma boa. Também vou lutar para ocupar boas colocações no Pro Jr e de repente em outros circuitos. Estou concentrado em minhas metas e vou alcançar meus objetivos.

Alexandre - Aproveite essa oportunidade para mandar um recado para as pessoas que admiram você como pessoa e seu surf.

Vinícius - Espero não decepcionar meus grandes brothers, minha família, patrocinadores, aqueles que amam meu surf e é claro, aqueles que gostam de mim como pessoa. Sei que o tempo passa rápido e quero chegar longe, então já estou pensando nisso e ficarei atento aos meus objetivos a cada ano com melhores resultados. Faço um trabalho essencial para meu surf, sempre focado e chegando forte pra cima dos adversários! Valeu, galera, estamos sempre unidos em um estado que é a nossa Bahia e vamos com força total!
PUBLICIDADE

Relacionadas

Marcelo Alves lembra de bate-boca com o lendário havaiano Sunny Garcia: “Ele me xingava todo e eu não entendia nada"

Fissurado por música, arte, skate e ondas grandes, baiano Rick Brayner conta sua história direto de Maui, Havaí

Alexandre Piza bate um papo com o fotógrafo baiano Rodrigo Calzone, sobre sua temporada em Bali

Confira entrevista com o baiano Kayki Araújo, um dos talentos da nova geração

Campeão baiano em 2017 e revelado em Ipitanga, Elson Vieira, o Sombra, fala sobre os principais momentos em sua carreira

Confira a entrevista exclusiva com Rayan Fadul, uma das promessas do surfe baiano

Confira entrevista exclusiva com Diogo Santos, campeão baiano Sub 18

Confira entrevista exclusiva com Davi Silva, campeão baiano profissional em 2018