A primeira vez no Hawaii

Junior Sampaio fala sobre a sua primeira temporada no arquipélago havaiano


Campeão baiano Grand Master em 2010, Laudemiro Roque Sampaio Junior, ou simplesmente Junior Sampaio, local e exímio tube rider de Itacaré - onde também é proprietário de uma pousada na praia da Tiririca - mais uma vez colocou o pé na estrada, ou melhor, sobrevoou a America de Sul a Norte.

Ele cruzou metade do Pacífico para chegar ao arquipélago do Hawaii. Através de contato via internet, Junior Sampaio, apesar de sua vasta experiência em ondas surfadas ao redor do mundo, pode nos contar como está sendo a sensação de estar pela primeira vez no North Shore.

Junior, é a sua primeira vez no Hawaii? Quando chegou? Está sendo recebido por algum amigo, ou está se virando sozinho?

Cheguei aqui 10 de fevereiro, é a minha primeira vez, algumas roubadas... Por não falar inglês, a principio pedi para Danilo Couto me pegar no aeroporto, mas passei a data errada da chegada. Cheguei um dia antes e tive que me virar sozinho, já que não tinha o telefone dele, mas graças a Deus deu tudo certo e cai num lugar legal. Aluguei um carro e estou morando até hoje, depois encontrei Danilo que me deu vários toques e colocou todas as pranchas grandes dele à minha disposição.

Quais ondas você já surfou na ilha de Oahu?

Já surfei vários picos por aqui, mas onde mais caio é Sunset e Rocky Point. Agora estou tendo a oportunidade de surfar o South Shore e West Side, onde têm boas ondas, pois agora no spring time (primavera) vão diminuindo as ondas do North Shore e entram alguns swells de sul que quebram no outro lado da ilha. Isso está sendo muito bom pra mim, pois estou tendo a oportunidade de surfar várias ondas diferentes.

Levou alguma vaca assustadora?

Graças a Deus até agora não tomei nenhum caldo especial. Todos são especiais, mas Sunset segura mais tempo dentro d’água e dá uma sacudida bem forte.

Pegou alguma onda de sonho? Qual o melhor e maior mar que você pegou?

Tem muita onda boa, mas sempre caio em Sunset. É a onda que mais gosto de surfar por aqui, quando tem onda então... pra mim está sendo a onda que mais gosto por enquanto, os maiores mares que peguei foram em torno de 8 a 12 pés.

Como é o feeling no Hawaii?

Eu estou muito agradecido a Deus em permitir essa oportunidade de conhecer o Hawaii e surfar por aqui, “tô amarradão” e muito feliz em poder realizar um sonho que tenho desde que comecei a surfar. Tenho 29 anos de surf e aqui é demais, a vibe é muito boa, e a ilha é mágica, as ondas são alucinantes, com um power impressionante.

E o respeito na água?

Aqui tem gente do mundo todo. Cada um com sua cultura, seus costumes, tentando se adaptar à cultura e costumes da América. Ver isso na água, todo mundo se respeitando, todo mundo pegando onda, isso me surpreendeu. Tinha outra imagem, pensava que o clima era bem pesado na água, mas quando se chega com respeito, todo mundo surfa cada um pega suas ondas e tenho encontrado alguns amigos do Brasil, e de outros lugares do mundo.

Quantos lugares você já surfou pelo mundo? Algum especial?

Já tive oportunidade de surfar em alguns lugares pelo mundo, como Chile, Peru, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, México, Senegal, Ilhas Canárias, Bali, e visitar alguns países como Guatemala, Timor e Paraguai. Todos esses lugares são especiais, sua gente, sua cultura, suas ondas... é muito bom poder fazer esse intercâmbio, fazer amigos encontrar esses amigos em algum lugar no mundo pra mim tudo isso é especial.

Como é viver o sonho havaiano?

Aqui realmente é o melhor lugar do mundo para surfar, não tenho dúvidas, tem muitas ondas, de diferentes tipos, tamanhos e power. Realmente incrível essa ilha, e ainda tem outras ilhas por aqui alucinantes como Kauai, Maui e outras. Agradeço a Deus por me dar essa oportunidade de viajar, fazer amigos, aprender coisas novas, para mim todos os lugares que já fui sao especiais. Quero também agradecer a Radical Wave, que me deu uma forca nessa viagem, me fornecendo todas as minhas roupas, a RM que fez meus foguetes, ao Bushman e Biro, que também fizeram uns foguetes para eu poder deslizar sobre essas ondas maravilhosas, a Danilo Couto que me deu toda atenção aqui, e colocou todo o seu quiver de guns à minha disposição, e a todos as pessoas, amigos, que direta ou indiretamente colaboraram de alguma forma pra eu estar aqui, mesmo só com pensamentos. Agradeço do fundo do meu coração, muito obrigado mesmo, mais um sonho realizado, obrigado Senhor!
PUBLICIDADE

Relacionadas

Marcelo Alves lembra de bate-boca com o lendário havaiano Sunny Garcia: “Ele me xingava todo e eu não entendia nada"

Fissurado por música, arte, skate e ondas grandes, baiano Rick Brayner conta sua história direto de Maui, Havaí

Alexandre Piza bate um papo com o fotógrafo baiano Rodrigo Calzone, sobre sua temporada em Bali

Confira entrevista com o baiano Kayki Araújo, um dos talentos da nova geração

Campeão baiano em 2017 e revelado em Ipitanga, Elson Vieira, o Sombra, fala sobre os principais momentos em sua carreira

Confira a entrevista exclusiva com Rayan Fadul, uma das promessas do surfe baiano

Confira entrevista exclusiva com Diogo Santos, campeão baiano Sub 18

Confira entrevista exclusiva com Davi Silva, campeão baiano profissional em 2018