Performance discreta

Equipe baiana fica em terceiro por equipes e Rayan Fadul garante a quarta colocação na categoria Sub 14 no CBSurf Junior Tour em Itacaré (BA)


A primeira etapa do CBSurf Junior Tour 2019, organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), composto pelos principais surfistas da base do surfe nacional e disputado por equipes estaduais, terminou neste domingo (16/6), na praia da Tiririca, em Itacaré (BA).

Como sempre, as decisões foram em alto nível competitivo, com seleções torcendo por seus integrantes e transformando o evento numa grande arena esportiva.

As fases finais do evento foram realizadas no último domingo e a pluralidade dos estados nas baterias decisivas deram a tônica para a competição. Paranaenses, potiguares, baianos, cariocas, paulistas, catarinenses, paraibanos, pernambucanos, praticamente todos os estados tinham representantes nas fases decisivas do CBSurf Junior Tour.

As ondas, na faixa de meio metro em média e a festa das torcidas, fizeram atletas se superarem. As finais masculinas Sub 16 e Sub 18 do CBSurf Junior Tour na Bahia contaram com um atleta em comum nas duas finais. O surfista integrante da Seleção Catarinense (Fecasurf), Leo Casal, por pouco não fez a dobradinha nas duas categorias. Na Sub 16, Leo contava com dois conterrâneos e um paranaense na grande final. Levou a melhor, deixando a nova sensação do surf paranaense, Kainan Meira em segundo, os catarinenses Luiz Mendes em terceiro e Arthur Romão na quarta colocação.

Na Sub 18, o atleta da equipe do Rio Grande do Norte, Lucas Silva, colocou "água no chopp" do segundo colocado. Numa final eletrizante, com as torcidas fazendo os seus papeis, Leo Casal por pouco não conseguiu a virada e a vitória dupla em Itacaré (BA). Os dois atletas se revezaram nas duas primeiras posições até o início dos últimos cinco minutos, quando o potiguar abriu vantagem. O paulista Ryan Kainalo ficou com a terceira colocação e o catarinense Heitor Muller em quarto.

A final da categoria Sub 14, que contemplam os atletas mais jovens do CBSurf Junior Tour, foi formada por dois atletas da equipe paulista, um baiano e um paraibano. A vitória do paulista Ryan Kainalo já vinha sendo construída desde sua primeira bateria disputada no evento. Ryan venceu todas elas na categoria Sub 14 e ainda disputou a final Sub 18. O paraibano Yuri Barros terminou em segundo, o paulista Guilherme Fernandes em terceiro e o baiano Rayan Fadul na quarta colocação.

Na categoria Sub 16 Feminina, as paulistas dominaram a finalíssima na praia da Tiririca, conseguindo pontos preciosos para a vitória da equipe são paulina. A paulista Isabela Saldanha se consagrou ao vencer sua conterrânea Sophia Medina, irmã do bicampeão Mundial de Surf, Gabriel Medina, que ficou com a segunda colocação. A carioca Mariana Areno acabou não deixando a festa paulista ser completa, ficando na terceira posição, com Kemilly Sampaio, mais uma integrante da equipe paulista presente nesta final, em quarto lugar.

Já na concorrida final Sub 18, o domínio foi total das cariocas. Campeã Brasileira Sub 18 do CBSurf Junior Tour ano passado, a carioca Julia Duarte manteve a hegemonia ao vencer esta primeira etapa em 2019 na Bahia. Junto com ela, outra carioca, Maju Freitas (2ª), não deram chances às paulistas Sophia Medina (3ª) e Sophia Gonçalves (4ª).

A Seleção Paulista levou a melhor na primeira etapa do CBSurf Junior Tour 2019. A equipe foi uma das que mais colocou atletas nas finais, além de contar com o maior elenco nesta primeira etapa. Foram 8 atletas paulistas presentes nas finais na Bahia, contra 5 catarinenses. Ao todo, nas semifinais do CBSurf Junior Tour na Bahia, a Seleção Paulista disputou com 14 atletas de sua equipe, mostrando a força do surf paulista.

O domínio foi quase total na Bahia e a preocupação apontada por Reiginaldo Ferreira, presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Vice-campeã do evento, antes da competição, se materializou. As duas seleções mantém um duelo particular em todas as etapas. A Seleção Baiana de Surf ficou com a terceira posição e a equipe carioca em quarto no geral.

Resultados da 1º etapa do CBSurf Junior Tour 2019

Equipes

1 São Paulo 5.520 pontos
2 Santa Catarina 5080 pontos
3 Bahia 4038 pontos
4 Rio de Janeiro 3380 pontos

Sub 14 Masculino

1 Ryan Kainalo (SP) 13,65 pontos
2 Yure Barros (PB) 9,55
3 Guilherme Fernandes (SP) 8,85
4 Rayan Fadul (BA) 4,65

Sub 16 Masculino

1 Leo Casal (SC) 14,10 pontos
2 Kaian Meira (PR) 11,45
3 Luis Mendes (SC) 8,95
4 Arthur Romão (SC) 8,45

Sub 18 Masculino

1 Lucas Silva (RN) 11,25 pontos
2 Leo Casal (SC) 11,10
3 Ryan Kainalo (SP) 10,00
4 Heitor Muller (SC) 7,30

Sub 16 Feminino

1 Isabela Saldanha (SP) 9,26 pontos
2 Sophia Medina (SP) 8,15
3 Mariana Areno (RJ) 6,55
4 Kemily Sampaio (SP) 4,40

Sub 18 Feminino

1 Julia Duarte (RJ) 11,35 pontos
2 Maju Freitas (RJ) 9,35
3 Sophia Medina (SP) 6,45
4 Sophia Gonçalves (SP) 5,55

PUBLICIDADE

Relacionadas

Ex-estudantes do Colégio São Paulo se reúnem em confraternização na praia de Aleluia neste sábado

Etapa do Circuito Baiano de Surf acontece entre os dias 3 e 5 de novembro em Ilhéus

Primeira etapa do Circuito Ilheense de Surf acontece nos dias 17 e 18 de junho, na praia do Norte

João Chianca conquista sua primeira vitória no Tour da World Surf League (WSL)

IOS Surf House reúne pousada, surf shop e café em novo point inaugurado em Ilhéus

Confira as fotos e os resultados do Ilhéus Surf Master & Long Festival

Ilhéus Surf Master e Longboard, etapa válida pelo Circuito Baiano, acontece neste final de semana na praia do Sul

Davi Silva e Julia Santos vencem a terceira etapa do Brasil Surf Tour em Itacaré