Festa em casa
Bino Lopes vence Marco Fernandez em uma final 100% baiana no Oi Praia do Forte Pro
O domingo decisivo do Oi Praia do Forte Pro foi uma final baiana, que consagrou o herói local Bino Lopes campeão, com Marco Fernandez em segundo.
Clique aqui para ver o vídeo
Veja as fotos de Luca Castro
Veja as fotos de Anderson Santos
Veja as fotos de Bombae
Surfando em casa, com o apoio da família e amigos, Bino travou uma batalha com Marco Fernandez, que fez uma belissíma campanha e surfou muito durante todo evento, mas Bino imprimiu seu forte ritmo e com conhecimento das ondas soube aproveitar as direitas de meio metro e com séries demoradas que rolaram no Papagente.
Nas semifinais, Marquinho não deu chances para o argentino Leandro Usuna e com notas 7.50 e 7.10 sacramentou a vitória sobre o argentino, que não se encontrou no outside.
Bino enfrentou uma batalha durissíma com o paulista Jessé Mendes pelas semis. Usando a frieza e tática de competição, Jessé arrancou 5.50 e 9.00 dos juízes e deixou Bino precisando de uma combinação de notas para virar a bateria.
O destino parecia ser para uma derrota, mas Bino logo descolou uma nota 7.00 e no último minuto a sorte apareceu quando o paulista deixou o baiano remar numa onda boa. Acostumado com as ondas da Praia do Forte, Bino precisava de 7.51 e depois de um aéreo rodando e mais duas rasgadas, arrancou um 7.80 e levou a torcida a loucura.
Na final, uma batalha entre amigos e com momentos incríveis. Fernandez começou bem e manobrando com muita força anotou um 8.67, mas Bino liderou boa parte da bateria com 7.83 e 6.17, e ainda ampliou com 8.37 pontos. Marquinho passou a buscar a virada e precisava de um 7.53, e ainda tentou numa onda onde deu uma boa batida e um aéreo rodando, mas a aterrissagem não foi perfeita e os juízes deram nota 7.00.
"Hoje foi um dos melhores dias da minha vida, sem dúvida. Vencer aqui em casa sempre foi o meu sonho. Eu lembro que, em 2008, quando Mineiro (Adriano de Souza) ganhou, fiquei querendo muito aquele sentimento de ganhar em casa, e agora estou conseguindo. Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo", diz Bino.
Marco Fernandez também comentou o vice-campeonato. "Foi uma final bastante disputada e consegui ter a melhor nota da bateria, mas faltou outra. Cometi alguns erros, principalmente na melhor nota de Bino (8.33), que eu tinha a prioridade. Mas fico feliz pelo meu desempenho e quero dar os parabéns a Bino, que surfou muito bem durante todo o evento e mostrou que estava num nível de campeão. Agora é focar no próximo evento e este resultado serviu para me empolgar ainda mais", revelou Fernandez.
Resultado
1 Bino Lopes (BRA)
2 Marco Fernandez (BRA)
3 Jessé Mendes (BRA)
3 Leandro Usuña (ARG)
5 Franklin Serpa (BRA)
5 David do Carmo (BRA)
5 Robson Santos (BRA)
5 Miguel Pupo (BRA)
Ranking atualizado do QS 2016 (Top 20)
1 Leonardo Fioravanti (ITA) 9330
2 Matt Wilkinson (AUS) 7550
3 Dion Atkinson (AUS) 7390
4 Deivid Silva (BRA) 6780
5 Patrick Gudauskas (EUA) 6185
6 Joan Duru (FRA) 5400
7 Joshua Moniz (HAV) 5020
8 Jessé Mendes (BRA) 4700
9 Cooper Chapman (AUS) 4670
10 Mihimana Braye (PLF) 4575
11 Connor O’Leary (AUS) 4345
12 Marco Fernandez (BRA) 4020
13 Tomas Hermes (BRA) 3950
14 Frederico Morais (POR) 3775
15 Marco Giorgi (URU) 3710
16 Dimitri Ouvré (GLP) 3690
17 Gonzalo Zubizarreta (ESP) 3590
18 Ezekiel Lau (HAV) 3560
18 Kalani Ball (AUS) 3560
20 Matt Banting (AUS) 3550
21 Ryan Callinan (AUS) 3350
22 Bino Lopes (BRA) 3190