Abertura em Stella
Saiba o que rolou no primeiro dia da etapa do Baiano em Stella Maris
O mar estava bastante mexido, mas as ondas estavam lá, no outside, e quem soube escolher bem levou a melhor no primeiro dia da 3ª etapa do Circuito Baiano Amador e 2ª do Profissional do Circuito Baiano de Surf, realizado pela Federação Baiana de Surf.
Veja os vídeos
Clique aqui para ver as fotos
O evento faz parte do Festival Brasileiro Amador e Baiano de Surf realizado pela Confederação Brasileira de Surf e que, também, terá a última etapa do Brasileiro Amador, no fim de semana que vem, no mesmo local.
No sábado (25), foram disputadas as primeiras fases das categorias Pro/Am, Master, Júnior e Mirim. Domingo (26), a partir das 9 horas, a competição retorna com as semifinais da categoria Mirim, seguida da Iniciante e da Master. Por volta das 10h40, começam a ser disputadas as finais com a categoria Feminino.
Por volta do meio dia acontecem as semifinais da categoria Pro/Am e a final tem previsão de ser iniciada às 13h20. Com o mar bastante difícil, os atletas que disputam o Circuito Baiano tiveram que contar com a preparação física para se dar bem. A forte correnteza dificultava bastante, tanto a tarefa de varar a arrebentação, quanto se colocar no pico para pegar as melhores ondas.
Sem se focar nas dificuldades para colocar um evento na Praia, o presidente da Federação Baiana de Surf, Carlos Abdala se demonstrou animado com o atual momento do Surf Mundial e também do Baiano que está conseguindo resgatar vários colaboradores importantes, na sua história de mais de 40 anos de competições no litoral da Bahia.
Pouco mais de 6 meses à frente da FBSurf, Abdala aproveitou para fazer um balanço deste início de administração. "Já estamos com a terceira etapa das categorias Amadoras e a segunda da Profissional em um ano em que se fala muito de crise. A perspectiva é que até o final do ano nós termos mais etapas ainda, não sei precisar quantas, mas para o Surf, a crise nós vamos tentar empurrá-la. Dá um xó crise", afirma o presidente.
Além dos eventos realizados pela FBSurf, a entidade tem validado, com supervisão técnica, eventos realizados por associações filiadas e empresas promotoras de vento. "Uma maneira justa de fazer as associações voltarem a trabalhar. Sabemos que as associações não têm dinheiro. Então porque eu vou cobrar a filiação de uma associação que não tem de dinheiro. Associação tem que ganhar dinheiro e para isso ela tem que organizar eventos de um porte maior. A chancela de todos eventos que ela fizer, valer pontos pelo Circuito Estadual, mudando as pontuações. Então ninguém vai ficar de fora", acredita o dirigente.
O diretor técnico da Federação Baiana de Surf, Marcos Pellegrino afirmou que os atletas, também estão levando o Circuito à sério. "As disputas estão bastante acirradas, temos atletas como Rudá Carvalho, que é da elite do Brasil. Tivemos uma onda hoje, pela manhã no critério excelente, surfada pelo atleta Iago Silva. As ondas estão maravilhosas e estamos tendo um show de surf", afirma Pellegrino.
1 Lucas Silva, Leo Sepulveda, Erick Moraes e Iago Silva
1 Luli, Fabio Velasco, Bruno Pitanga e Adson Mauricio
Ives Lopes, Taiwan Chan, Namor Cayres e Vitor Pamphilo
1 Luamar Bispo, Artur Cerqueira, Namor Cayres e Luis Davi
Vídeo do primeiro dia