Por dentro e por cima
Carioca Matheus Faria vence Red Bull Tube & Air em Noronha (PE)
Considerada o paraíso das ondas tubulares, a praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, fez jus ao título e propiciou ondas de mais de 2 metros para os finalistas do Red Bull Tube and Air, nesta sexta-feira (14/12).
Doze dos melhores surfistas amadores do país se enfrentaram na competição, que coroou o carioca Matheus Faria como o grande campeão.
Os surfistas - que tem entre 14 e 18 anos e foram selecionados em seis qualificatórias pelo país ao longo do ano - foram julgados por nomes como o surfista profissional Danilo Costa e a lenda do esporte no país Teco Padaratz.
Na competição, os atletas eram exigidos em duas das manobras mais desafiadoras do surf: os tubos e os aéreos. Depois de vencer as duas primeiras baterias com tranquilidade, Matheus se classificou para a final contra o potiguar Ítalo Ferreira, o catarinense Yago Dora e o paulista Wesley Santos.
Com 53 pontos, ele ficou com o título devido principalmente a um tubo que recebeu muitos elogios dos jurados. "Esperava desde o início que os meninos fossem mandar altos aéreos, mas estava bastante curioso para saber como eles iam se portar nos tubos. São necessárias muitas horas de voo e experiência para conseguir fazer bons tubos e o menino realmente sobre se colocar dentro da onda e impressionar a todos com uma manobra impressionante, na base trocada", declarou Teco Padaratz, bicampeão mundial do WQS.
Depois de ouvir os elogios da lenda, Matheus comentou que nem ele mesmo acreditava que iria conseguir completar a manobra. "Até agora não sei explicar direito como fiz aquele tubo. A onda deu a primeira "baforada", eu entrei dentro dela e comecei a entubar mas chegou uma hora que eu tinha certeza que não ia conseguir sair dela. Fechei o olho e, de repente, veio uma outra baforada e a hora que eu vi eu estava fora da onda e tinha completado a manobra", comemorou.
O segundo colocado foi Ítalo Ferreira, com 49 pontos. Em terceiro lugar ficou Yago Dora, com 46,2. Após a competição, Teco Padaratz elogiou o formato do evento, inédito em competições de surf. "Foi a junção de uma das manobras mais clássicas do surf, o tubo, com uma das mais modernas e radicais, o aéreo. É muito difícil alguém se destacar em duas manobras tão diferentes" destacou ele, que é considerado um dos maiores especialistas de tubo no país de todos os tempos.
Resultado da final
1 Matheus Faria (RJ) - 53 pontos
2 Ítalo Ferreira (RN) - 49 pontos
3 Yago Dora (SC) - 46,2 pontos
4 Wesley Santos (SP)- 40,3 pontos