Michael fatura moto
Michael Rodrigues leva título do Pena Surf Nordeste e recebe moto
Sol, praia lotada, boas ondas, muito surf e a vibe de Baía Formosa (RN) foram os ingredientes do cenário da festa de encerramento do Circuito Nordestino de Surf Amador, o Pena Surf Nordeste 2012, que coroou o cearense Michael Rodrigues campeão Junior e o paraibano Saulo Carvalho na Open.
A máquina de direitas do Pontal funcionou durante os três dias de evento e proporcionou aos atletas excelentes condições para apresentarem suas performances na corrida pelo título da temporada.
Baía Formosa completou quatro anos no calendário do Tour sempre recebendo a caravana do PSN com uma excelente estrutura. Segundo o Prefeito Nivaldo Melo, a cidade continuará de braços abertos para realização da prova, sempre buscando incentivar o surf local e continuar revelando os talentos da terra para o cenário nacional.
Nordeste bem representado - Na Iniciante o pequeno Douglas José de Pernambuco, atleta da nova geração de Maracaípe, superou com facilidade seus adversários.
Tirou a invencibilidade do cearense Rafael Venuto, que venceu as quatro edições anteriores e já havia conquistado a taça do PSN no pico de treino de Douglinhas. Os potiguares Raul Bormann e Gabriel Bruno, mesmo com todo o apoio da galera terminaram em terceiro e quarto, respectivamente.
Para compensar, o local Jackson Rodrigues que tem muita intimidade com as valas de BF, surfou as melhores ondas na Mirim, arrancou aplausos com belas apresentações que lhe renderam notas 7,50 e 7,67, totalizando 15,17 pontos, segunda melhor média das finais, representando o seu estado no topo do pódio.
O cearense Rafael Tigrão ainda tentou ameaçar Jackson, mas não conseguiu fazer o 6,84 pontos que precisava e ficou com o vice-campeonato. Seu conterrâneo Jenninfer de Sousa ficou com a terceira colocação e o paraibano Elivelton Santos, que não se encontrou nas direitas ocupou o quarto posto. Mesmo assim o índio voador garantiu o segundo título de campeão do PSN na categoria.
A cearense Larissa dos Santos estava inspirada na final Feminino e impressionou os juízes com muito estilo e surf no pé. A atual campeã brasileira defendeu com unhas e dentes o título de 2011, na sua primeira onda saiu manobrando forte até a beira para arrancar 7,83, liderou com folga todo o embate e na sua última apresentação foi quase perfeita sendo premiada com um 9,33, registrando o maior placar do dia 17,16 pontos, deixando suas oponentes Juliana Sousa (2º), que também estava na briga pelo caneco da temporada, e as paraibanas Carol Souza (3°) e Rayssa Fernandes (4º) precisando de uma combinação de notas.
O esquadrão cearense Michael Rodrigues, Jhone Fran e Rafael Venuto disputaram a Júnior com o paraibano José Francisco, que buscava a segunda moto oferecida ao campeão de 2012.
Mas quem levou a melhor foi Michael que entrou no mar com sede de vitória e disposto a sair de Baía Formosa com a chave da moto na mão. Ele começou forte arrancando pontos fundamentais para sacramentar sua vitória no confronto mandando seu arsenal potente de manobras.
Com 14,83 pontos, Michael deixou o atleta Jhone Fran que estava surfando bem a vontade como se estivesse em casa, em segundo, Fininho em terceiro e Venuto em quarto, para sair do Pontal motorizado e com a taça da etapa.
"Mais feliz que isso impossível, a bateria foi tensa valia a moto e o título do circuito, mas consegui fazer duas ondas boas e fiquei tranquilo para administrar o resultado. Estou amarradão com esse resultado, tenho treinado muito focado e fecho 2012 com meus objetivos realizados", disse Michael Rodrigues.
O paraibano Saulo Carvalho estava impossível com seu backside forte e afiado, considerado um dos melhores da prova que lhe renderam vários scores altos e a presença em três finais (Open, Master e Senior).
Na Senior, ficou em segundo na batalha vencida pelo paraibano Paulo Germano. Na Master, Saulinho perdia para o anfitrião João Maria, mas nos minutos finais virou a seu favor levando também o título da temporada. Para fechar com chave de ouro sua participação usou toda a sua experiência e ditou o ritmo para bater a nova geração representada por Michael Rodrigues, segundo, Saulo Barros (CE), terceiro e José Francisco, quarto.
"Essa onda de Baía Formosa é muito boa nos dá toda a condição de executar manobras fortes, aqui é como se fosse minha segunda casa, treino direto no Pontal. Estou até emocionado em conseguir fazer três finais e vencer em duas, principalmente a Open onde meus adversários eram atletas da novíssima safra do surf nordestino", falou Saulo.
Raimundo Bernardo Pena, proprietário da marca patrocinadora do evento, foi ovacionado pelo seu desempenho e vitória na Veteran. Cardoso Júnior, seu conterrâneo e colecionador de títulos, ficou com a taça de campeão do tour.
A disputa por equipes fechou o Pena Surf Nordeste 2012. Disputas emocionantes foram travadas pelos times do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Com 78,03 os atletas Saulo Barros, Michael Rodrigues, Jhone Fran e Rafael Venuto comandados pelo técnico Hélio Bacana fizeram a festa nas areias de BF para comemorar o título regional, já que tinham conseguido no final de semana passado o nacional. Paraíba foi vice e o Rio Grande do Norte terceiro.
A quinta e última etapa do Pena Surf Nordeste 2012 contou com o patrocínio da marca Pena, Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Secretaria de Esporte e Lazer –SEEL e Emprotur. Realização da Top 16 Promoções, FESURF e ANS. Apoio Rádio Mix 103,9 FM e Blocos Teccel. Divulgação dos sites cearasurf, waves, vida surf, surfguru, surfbahia, surfPE, ondulação, manobra radical, mentalvídeos.tve conexaosurf, revistas Fluir, Surfar, Parafina e Beach Show e canal Woohoo.
Resultados da quinta e última etapa Pena Surf Nordeste 2012
Mirim
1 Jackson Rodrigues (RN)
2 Rafael Tigrão (CE)
3 Jennifer de Sousa (CE)
4 Elivelton Santos (PB)
Campeão do Circuito 2012 - Elivelton Santos (PB)
Iniciante
1 Douglas José (PE)
2 Rafael Venuto (CE)
3 Raul Bormann (RN)
4 Gabriel Bruno (RN)
Campeão do Circuito 2012 - Rafael Venuto (CE)
Júnior
1 Michael Rodrigues (CE)
2 Jhone Fran (CE)
3 José Francisco (PB)
4 Rafael Venuto (CE)
Campeão do Circuito 2012 – Michael Rodrigues (CE)
Feminino
1 Larissa dos Santos (CE)
2 Juliana Sousa (CE)
3 Carol Souza (PB)
4 Rayssa Fernandes (PB)
Campeão do Circuito 2012 – Larissa dos Santos (CE)
Longboard
1 Geraldo Lemos (CE)
2 Alessandro Mendes (PB)
3 Jhony Quest (CE)
4 Romualdo Nascimento (PE)
Campeão do Circuito 2012 – Geraldo Lemos (CE)
Master
1 Saulo Carvalho (PB)
2 João Maria (RN)
3 Chicó Nascimento (RN)
4 Fabrício Junior (RN)
Campeão do Circuito 2012 – Saulo Carvalho (PB)
Senior
1 Paulo Germano (PB)
2 Saulo Carvalho (PB)
3 Emanoel de Sousa (RN)
4 Junior Rocha (RN)
Campeão do Circuito 2012 – Emanuel de Sousa (RN)
Veteran Master
1 Pena (CE)
2 Cardoso Junior (CE)
3 Sávio Henrique (RN)
4 Fernando Neguinho (RN)
Campeão do Circuito 2012 – Cardoso Júnior (CE)
Open
1 Saulo Carvalho (PB)
2 Michael Rodrigues (CE)
3 Saulo Barros (CE)
4 José Francisco (PB)
Campeão do Circuito – José Francisco (PB)
Tag team
1 Ceará – 78,03 pontos
2 Paraíba – 61,50
3 Rio Grande do Norte – 58,03
4 Pernambuco – 36,20