Ataque triplo na elite

Wilson Nora, Flávio Costa e Bruno Galini representam a Bahia na elite


Apenas metade dos surfistas baianos que disputaram o SuperSurf em 2007 permanece na divisão de elite do surf nacional.

Pela primeira vez desde a criação do SuperSurf em 2000, a cidade de Salvador fica sem representantes no circuito brasileiro. Este ano, a Bahia está nas mãos dos ilheenses Wilson Nora, Bruno Galini e Flávio Costa.

A temporada de 2007 marcou as saídas dos três únicos surfistas que levaram o Estado ao World Championship Tour (WCT), elite do surf mundial - o ilheense Jojó de Olivença e os soteropolitanos Armando Daltro e Christiano Spirro.

"O ano de 2007 não foi dos melhores para o surf baiano no SuperSurf. Tivemos uma grande perda dos ex-WCT Jojó, Mandinho e Spirro, mas não foi por falta de surf. Tive a oportunidade de acompanhar o circuito por inteiro e vi baterias excelentes dos nossos heróis baianos. Mandinho, como sempre, fez um surf bastante competitivo, mas não foi para a última etapa e abandonou a chance de uma permanência", diz Gabriel Macedo, que orientou Bruno Galini em todas as etapas.

"Spirro perdeu algumas baterias por pouco. Um grande estrategista, faltou sempre uma boa onda e é sempre difícil perder surfando bem. Já Jojó fez um surf digno de vencer qualquer evento, mas como ele é sempre um adversário temido, sofreu muito com as regras das marcações. Também, a falta de ondas nas três últimas etapas foi o grande rival dos baianos", continua Gabriel.

Flávio Costa foi o único baiano que não teve muitas dificuldades para permanecer no SuperSurf. Beneficiado pela condição de top 16, Costa não deu mole e obteve dois excelentes resultados, ficando em terceiro lugar nas etapas da Ferrugem (SC) e Barra da Tijuca (RJ). "Tampa é um gigante. Começou o ano com um terceiro e terminou com outro terceiro. Sempre um candidato ao título brasileiro", revela Macedo.

Já Wilson Nora terminou o ano como primeiro alternate e garantiu vaga graças à classificação de Jihad Khodr ao WCT, enquanto Bruno Galini ralou bastante no circuito nordestino para conseguir a permanência na elite nacional.

"Uma contusão antes da terceira etapa deixou Bruno, que estava sendo considerado a revelação do SuperSurf até o momento, em maus lençóis, mas ele deu a volta por cima no Nordestino e retomou sua vaga. Ainda pode surpreender no formato novo do circuito. Wilson começou sem foco, mas no fim da temporada fez o que mais sabe, atacar as ondas e arrancar excelentes notas em ondas ruins", fala Gabriel.

"Agora, com o SuperSurf voltando ao Nordeste - falta de ondas não foi motivo para não ter etapas aqui, pois foi um desastre de ondas nas últimas etapas - teremos três guerreiros baianos  disputando o título máximo e espero que no próximo ano o tempero baiano aumente mais ainda", conclui o técnico.

A abertura do SuperSurf 2008 acontece na praia da Joaquina, Florianópolis (SC), entre 5 e 9 de março. Em seguida, o circuito passa pelo Cupe (PE), Maresias (SP), Itamambuca (SP) e Barra da Tijuca (SP).

Com o total de 48 surfistas, a elite nacional volta a utilizar o formato do WCT. Todos os atletas entram em ação na primeira fase; os vencedores avançam direto ao terceiro round e os segundo e terceiro colocados têm nova chance na repescagem.

Calendário do SuperSurf 2008

1a etapa: 5 a 9 de março ? Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
2a etapa: 14 a 18 de maio ? Praia do Cupe, Porto de Galinhas (PE)
3a etapa: 18 a 22 de junho ? Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
4a etapa: 9 a 13 de julho ? Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
5a etapa: 24 a 28 de setembro ? Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)


PUBLICIDADE

Relacionadas

Fabrício Bulhões reage e conquista um importante 5º lugar no Dream Tour em Ubatuba

Yagê Araújo é o novo líder do ranking brasileiro de surfe profissional após etapa do CBSurf Dream Tour em Ubatuba

Ex-estudantes do Colégio São Paulo se reúnem em confraternização na praia de Aleluia neste sábado

Etapa do Circuito Baiano de Surf acontece entre os dias 3 e 5 de novembro em Ilhéus

Primeira etapa do Circuito Ilheense de Surf acontece nos dias 17 e 18 de junho, na praia do Norte

João Chianca conquista sua primeira vitória no Tour da World Surf League (WSL)

IOS Surf House reúne pousada, surf shop e café em novo point inaugurado em Ilhéus

Confira as fotos e os resultados do Ilhéus Surf Master & Long Festival