Briga pelo título

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline


Chegou o momento mais esperado do ano, o que todos estavam aguardando, a cereja do bolo, a etapa de Pipe. Sim, é disparado o evento do circuito mundial com mais notoriedade, mais expressão, mais pressão nos atletas, por ser a última parada do ano e muito mais emoção para quem esta assisistindo. Muita coisa envolvida neste mega evento, que de acordo com as últimas previsões, vai ser épico, histórico e que provalvemente termine ainda nesta semana.

Cinco postulantes ao titulo, três brasileiros, um sul-africano e um norte- americano. Italo Ferreira, Gabriel Medina e Filipe Toledo são nossos representantes, enquanto Jordy representa a África do Sul e Kolohe Andino, esse com chances remotas, os EUA.

Neste cenário épico de disputa do titulo mundial, não poderia passar em branco e expressar minha humilde opinião sobre os favoritos ao sonhado titulo mundial de 2019.

Dos cinco, mesmo estando mais confortável no ranking, em terceiro e com as previsões apontando ondas grandes e de consequência, o que tem menos chances de titulo é Filipe Toledo. Não vi seus treinamentos, imagens ou qualquer registro desta pré temporada, vamos dizer assim. Ainda tem o agravante das dores nas costas e o incômodo por parte desta lesão. Torço muito por Filipe e de sua volta por cima em ondas de consequência, mas enquanto isso não chega, infelizmente seu titulo mundial só irá ficar no cheirinho.

Kolohe Andino, o mais distante no ranking, em quinto, precisa de um milagre para ser campeão mundial de surf profissional. Nunca ganhou uma etapa em toda sua carreira, e ainda precisaria de uma combinação de resultados para alcançar esse tento. Pra mim, carta fora do baralho.

Aí vem o pelotão de frente, Italo Ferreira, Gabriel Medina e o grandalhão Jordy Smith. Três gigantes, surfistas completos, que vem mostrando o que estão fazendo nestas semanas que antecedem o Pipe Masters. Em linhas gerais, quem ganhar o evento é campeão mundial ou quem ficar na frente um do outro, a partir das oitavas, também se torna o rei do ano.

Tudo pode acontecer, até por que tem muita gente boa que entuba muito e pode atrapalhar o caminho aos postulantes ao titulo. São inúmeros: Jeremy Flores, Julian Wilson, Michel Bourez, Zietz, Ace, Owen, alguns locais especialistas, além do maior de todos os tempos, vencedor por sete vezes do Pipe Masters, Kelly Slater e a volta do bi campeão mundial John John Florence, que retorna de lesão depois de se machucar na etapa do Rio.

Com tudo isso em jogo, adicionado a históricos recentes, continuo apostando minhas fichas em Gabriel Medina. Três finais por lá, defensor da etapa e o maior tube rider da atualidade sem nehuma sombra de dúvidas. Tem uma boa previsão pela frente e Backdoor ou Pipeline, o que vier, será bom para o fenômeno de Maresias, que sempre dá show em condições pesadas e perigosas.

Estamos na torcida também pela vitória do nosso potiguar arretado Italo Ferreira, que vem fazendo mais um ano espetacular. É o atual líder do ranking e seria um tremendo orgulho ver o primeiro nordestino campeão mundial de surf. Campeão mundial pela ISA (International Surfing Association) e pela WSL. Espetacular.

Jordy Smith também faz um ano brilhante. Mesmo sem ganhar uma etapa, fez grandes resultados e pode atrapalhar a vida dos brasileiros em Pipe, já que o mesmo vem treinando bastante por lá, desde que comprou sua casa no quintal de Off the Wall. Já fez semi final neste evento algumas vezes e qualquer descuido do esquadrão brazuca pode render o titulo para o gigante sul africano.

Agora é torcer para nosso esquadrão e que nesta etapa a velha caixinha de surpresas do surf funcione só para a parte de baixo da tabela, até por que Michael Rodrigues e Willian Cardoso estão em situação muito complicada no ranking e ainda por cima, enfrentam nada mais nada menos do que Italo Ferreira e Gabriel Medina no Round 1 do evento, respectivamente.

Uma ótima semana a todos. Boa sorte e boas ondas.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch