Preparativos para uma trip

Rafael Ribeiro dá dicas de preparação física para uma trip de surf


Fazer uma surf trip é o sonho de 10 Entre 10 surfistas. Passar dias, muitas vezes desconectados do mundo, e ligado apenas nos sites de previsão de ondas, vento, tábua de maré. Mas você está bem preparado fisicamente para aguentar dias sucessivos e extenuantes de muitas horas dentro d’água?

O objetivo deste texto é trazer um exemplo de como programar um treinamento físico para aumentar a sua perfomance durante a viagem.

Tudo começa com o lugar pra onde irás e quantas semanas de preparação terás pela frente. Feito isso, trace uma regressiva dividida por meses (mesociclo) e semanas (microciclo). Assim saberás, exatamente, quanto tempo deverás estar em cada fase do seu treinamento .

Vou usar o exemplo de minha preparação para elucidar alguns pontos. O destino foi a Indonésia e a minha escolha seria pelas ondas fortes, tubulares e pesadas. Logo meu corpo deveria estar bem fortalecido para tal tarefa gerando uma maior resistência a lesão dos wipeouts ou movimentos bruscos. Além disso, ainda precisava de explosão na remada, de força e estabilização em cima da prancha.

Bom, como tenho histórico favorável e sou indivíduo treinado, comecei por uma fase direto de hipertrofia. Coisa pouca, cerca de quatro semanas. Aqui as séries eram sempre até a exaustão máxima. Caso você seja iniciante em treinamento, são necessárias de duas a quatro semanas de um treino mais leve, chamado de fase de adaptação. Passada essa fase, fui então para o desenvolvimento de força máxima. Muita carga, pouca número de repetições e grande intervalo entre as séries. Aqui passei boa parte da preparação e após ter acabado essa fase, Ainda fazia uma sessão de manutenção, por semana.

Por fim, entrei na fase mais específica. Nessa o objetivo era a força explosiva (ou força rápida/potência). Aqui, o que difere das demais é a velocidade de execução (sempre a máxima possível). Pouca a média quantidade de carga, ou exercícios com o próprio peso corporal que envolvam as diversas possibilidades de saltos.

O treinamento de remada é introduzido aqui. Foram cerca de dois meses e com vários protocolos desenhados para serem executados na piscina em cima da prancha. Você não precisa ter uma piscina com raia de 25 metros. Caso tenha uma pequena em casa ou no seu prédio, prenda o leash na escadinha, coloque um timer no celular (com a série já estipulada) e pronto, treino feito.

Esse é o ponto que considero crucial para surfistas amadores e ou recreacionais, assim como eu. Amadores, no sentido literal da palavra de não serem profissionais, ou seja, que não são atletas e nem disputam campeonatos. Para esse público, o treinamento de remada já não é tão determinante assim na performance (isso vou explicar melhor em outro post).

Depois disso tudo, o resultado foram 16 dias de várias horas de surf por dia, no melhor nível de perfomance que meu corpo poderia chegar. E o melhor, sempre pronto para a próxima sessão.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch