Exímio competidor

Armando Daltro analisa vitória de Gabriel Medina em Hossegor, França


Gabriel Medina vence mais uma vez a etapa francesa do Tour. Foto: WSL / Poullenot.


A praia de Hossegor, na França, sempre recebeu muito bem os brasileiros, principalmente Gabriel Medina, que vem fazendo estrago desde o tempo de grommet. Este ano, mesmo com a brilhante performance em Teahupoo, faltava a ele uma vitória e uma melhor posição no ranking da WSL.

Medina surfou muito de backside, variando suas rasgadas potentes e fluidas, com os aéreos no momento certo. Voltou a competir no estilo original, pegando várias ondas no início da bateria, e acabou dando certo. Acredito que a confiança que faltava retornou ao nosso campeão e agora é partir para Portugal em busca de outra vitória para encostar de vez nos lideres.

O evento deu excelentes condições todos os dias, ondas de 4 a 6 pés tubulares e também com algumas paredes longas proporcionando aos tops uma grande oportunidade de manobras. Mesmo assim, por se tratar de um beach break, algumas baterias tiveram condições inferiores e com menos qualidade.

Os surfistas que estão com os aéreos reverses, backflips e full rotation no pé, estão conseguindo bons scores em ondas com menos espaço, e com isso, conseguindo passar algumas baterias sem se preocupar em pegar ondas tão boas.

Continuo achando que essas manobras, se executadas isoladamente, devem ter uma pontuação máxima inferior à excelente, em se tratando de um mar que esteja oferecendo ondas longas, que devem ser preenchidas com várias manobras.

A bateria do evento foi sem dúvida a semifinal entre Medina e John John. O brasileiro iniciou muito bem e neutralizou o atual campeão mundial e líder da temporada, surfando forte de backside e ariscando um backflip numa onda intermediária que lhe valeu a classificação.

Na melhor onda de John John, Medina estava com a prioridade e acabou errando ao permitir que ele surfasse a melhor onda da bateria. Por muito pouco, John John não virou.

Após essa etapa, a disputa pelo título ficou menos acirrada. John John tem tudo para conquistar o bicampeonato, mas Jordy Smith e Medina precisam vender caro essa conquista. Estou na torcida por Medina e pela decisão em Pipe!

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch