Memórias de Teahupoo

Armando Daltro revela primeira experiência em Teahupoo e faz suas apostas para etapa do CT


Teahupoo, Tahiti, sedia a sétima etapa do Championship Tour. Foto: Aleko Stergiou.


Nesta sexta-feira será aberta a janela de espera de uma das etapas mais esperadas do CT, em Teahupoo, Tahiti. Será a sétima etapa da temporada. Essa onda é bastante cobiçada pela maioria dos tops, mas também temida por alguns deles. Você pode pegar o tubo da vida ou o pior caldo, em fração de segundos.

A corrida pela liderança do ranking está acirrada. Depois da sexta etapa, ao menos 8 surfistas mantêm chances de brigar pelo título, 5 deles podendo sair do Tahiti como novo líder da temporada.

A minha primeira experiência com a onda de Teahupoo foi no CT de 1999. Chegamos à noite e não pude ver o mar e o tamanho das ondas. Estava com o amigo e companheiro de tour Fabio Gouveia. Ele já havia surfando lá e iria me apresentar o pico. Fabinho falou que teríamos que chegar no escuro para pegar algumas ondas sem crowd.

Sendo assim, acordamos às 4:30h da manhã, pegamos as pranchas e saímos correndo em direção ao fim da rua. Depois de 10 minutos de corrida leve, estávamos remando em direção ao outside por um canal sem nenhuma onda.

O tempo de remada é de mais ou menos 20 minutos até o pico. Só dava para enxergar cerca de 5 metros a nossa frente, e imaginávamos que seriamos os primeiros no pico. Pelo barulho das ondas e balanço do mar, Fabinho chutou que teria uns 6 a 8 pés na bancada.

Depois de alguns minutos remando sem parar e com os braços já pegando fogo, eis que começamos a ver as espumas quebrando na bancada mais ao fundo. O vento estava zero, o mar completamente liso. Resolvemos remar mais devagar, aguardando uma melhor visualização das ondas.

Nesse momento, para a nossa surpresa, uma onda quebrou mais para o outside, e após a baforada, eis que escutamos um grito e visualizamos um surfista e sua prancha saindo por trás da onda. Incrível! Os caras estavam surfando praticamente no escuro.

Fabinho tratou de remar em direção ao pico e eu fiquei no canal por alguns minutos. Logo na série seguinte, os dois surfistas que já estavam no pico desceram uma onda cada um, colocando para dentro e saindo na baforada aos berros.

Já Fabinho não teve a mesma sorte, e em sua primeira onda, dropou atrasado, despencou e teve sua prancha partida ao meio.

Fiquei chocado e sem saber o que fazer. Remei de imediato pelo canal em direção a ele para ajudá-lo a sair do mar, mas ele foi logo dizendo: “Tem altas ondas, fique aí que eu vou sair com esse pedaço de prancha e vou na casa pegar outra".

Voltei para o fundo e fiquei observando pelo menos uns 10 minutos os dois australianos pegarem alguns tubos, até que eu decidir experimentar a potência daquela onda. Iniciei dropando mais para o canal, mesmo assim, a onda é muito rápida e cavada. Você tem que remar decidido e dropar. Se pensar em desistir, já era, vai voando para a base da onda.

Depois de dropar duas ondas com êxito, mas sem entubar, fui um pouco mais para dentro da bancada e peguei meu primeiro tubo numa onda de uns 6 pés, drop animal de grab rail. A onda estava muito oca e com a parede fazendo uma curva no fim do tubo, um visual alucinante do dia clareando.

Uma pena que alguns minutos depois dessa onda, o vento começou a soprar, e o mar, que estava épico, começou a piorar. Além disso, os barcos com inúmeros competidores começavam a chegar sem parar. Ficou impossível pegar outro tubo naquela manhã.

Voltando para 2017, acredito muito num bom desempenho dos brasileiros, cada vez mais acostumados com as ondas de Teahupoo - Gabriel Medina, Mineirinho, Wiggolly Dantas, Italo Ferreira, Jadson André e Miguel Pupo são os mais experientes. Já Ian Gouveia e Caio Ibelli poderão surpreender pela atitude e experiência em outras ondas tubulares.

Filipe Toledo, ainda não teve uma performance à altura do seu surf numa onda como Teahupoo, mas tudo tem a sua primeira vez e eu não irei me surpreender se, já neste ano, ele mostrar mais atitude e conseguir um bom resultado lá.

Entre os gringos, John John é o grande favorito, mas outros como Owen Wright, Jordy Smith, Matt Wilkinson, Mick Fanning, Julian Wilson, Jeremy Flores, Adrian Buchan, Michael Bourez  serão grandes candidatos a levantar o caneco.  
Todos sentirão a falta de Kelly Slater no evento deste ano, sempre um dos favoritos e um dos únicos a proporcionar momentos inovadores.

Bom, vamos torcer para que, independente do vencedor, o evento aconteça novamente em ondas grandes e perfeitas, para que os melhores surfistas do mundo da atualidade mostrem toda a sua coragem e técnica, numa das ondas mais cascas grossas do mundo.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch