De volta ao topo

Armando Daltro comenta a vitória de Adriano de Souza em Saquarema


Adriano de Souza comanda a festa brasileira em Saquarema (RJ). Foto: Luca Castro / @lucaxiz.


Adriano de Souza é campeão! Fiquei muito feliz em ver o Mineirinho voltar a ganhar uma etapa da WSL, principalmente aqui no Brasil. Ele fez a alegria de tantos torcedores, e mais do que isso, fomentou o sonho de milhares de jovens brasileiros, e de quebra, reacendeu a chama do Brazilian Storm!

Para a minha surpresa e da maioria dos fãs, Kelly Slater na última hora desistiu de vir ao Brasil, o que fez com que o baiano Bernardo Lopes, o Bino, fosse chamado às pressas para competir na etapa.

O evento teve inicio em ondas regulares, não era o Saquarema que a maioria dos surfistas esperava, mas as ondas estavam competitivas e os melhores do mundo puderam mostrar todo o seu repertório de manobras.

No round 1, o grande destaque para mim foi Filipinho, que surfou muito forte, mostrou um repertório completo de manobras de linha e modernas. Ian Gouveia também mostrou personalidade com um surf forte de backside. Entre os gringos, Julian Wilson e Joel Parkinson, com muita linha e força, não deram chances aos seus oponentes.

Bino não conseguiu mostrar o seu melhor surf, mesmo assim, quase venceu Jordy Smith logo no round 1. A bateria foi de poucas ondas e o resultado bastante apertado. Já no round 2, Owen Wright iniciou muito bem a bateria e só administrou sua vantagem. Já Bino mostrou um certo nervosismo, perdendo a prioridade em ondas sem potencial e não conseguindo achar nenhuma onda para soltar seu surf.

Como segundo alternate, Bino deverá participar de outras etapas ainda nessa temporada.

O round 2 é o fim do evento para quem perde, acredito ser o round mais tenso de todo o campeonato. No round 1, todos querem vencer, é claro, mas no fundo sabem que terão outra oportunidade caso as coisas não deem certo.

Nesse contexto, o jovem Yago Dora iniciou sua série de vitórias sobre surfistas bem rankeados. A primeira vítima foi Kolohe Andino. Gabriel Medina, Caio Ibelli e Wiggolly Dantas surfaram muito bem e recuperaram a confiança para a fase seguinte.

No round 3, a maioria dos favoritos venceu bem, destacando-se Mineirinho, Gabriel Medina e  Wiggolly. As duas exceções foram Jonh Jonh Florence, que não teve uma boa atuação e foi atropelado pelo cada vez mais confiante Yago Dora, e Filipinho Toledo, que cometeu interferência na primeira disputa de onda da bateria contra Kanoa Igarashi.

Na minha opinião, a interferência foi clara. Os dois surfistas estavam mais localizados para a esquerda, o que favoreceu Kanoa Igarashi, e mesmo Filipinho tendo sido rápido ao manusear sua prancha para fora da onda, a disputa acirrada e o leve toque ao ficarem de pé fez com que no mínimo o seu oponente perdesse a tranquilidade para surfar a onda que tinha direito.

Uma das baterias mais equilibradas de todo o evento foi o duelo entre Mineirinho, Wiggolly e Medina. Talvez essa tenha sido a bateria mais importante para Mineiro ganhar ainda mais confiança e seguir em busca do título do evento, Owen Wright e Mick Fanning também destruíram em suas baterias.

Depois de alguns dias sem boas condições, o mar reagiu e ondas de 6 pés e boa formação começaram a quebrar na bancada principal de Itaúna, proporcionando esquerdas fortes e mais longas do que nos rounds anteriores.

Na repescagem do round 5, Wiggolly Dantas, com a bateria praticamente vencida, cometeu um erro tático e deixou a prioridade nas mãos de Joel Parkinson, que não desperdiçou a única oportunidade e quebrou a onda seguinte para virar a bateria. A sensação Yago Dora acabou vencendo o duelo contra Medina, numa bateria disputada até a última onda, onde os dois surfistas utilizaram o aéreo como a manobra para impressionar os juízes.

Nas quartas de final, Mineirinho voltou a surfar muito e tornou-se favorito para levar a etapa. Yago fez mais uma vítima, dessa vez num placar apertado contra Mick Fanning. Já Adrian Buchan e Matt Wilkinson não deram chances aos seus adversários.

A grande surpresa de todo o evento foi sem dúvida a performance do brasileiro Yago Dora. O jovem catarinense mostrou a todos que está preparado para fazer estrago nas próximas etapas do QS e futuramente no CT.

A primeira semi seria o duelo dos dois melhores brasileiros no evento. Mineirinho, com muita experiência, ditou o ritmo da bateria e mostrou todo o seu surf de cavadas abertas e arcos longos para vencer a sensação Yago Dora, que não conseguiu ter uma segunda nota para encostar em Adriano. Já na semi australiana, Adrian Buschan mandou rasgadas fortes e com muito estilo para vencer com certa facilidade Matt Wilkinson.

Na grande final, Adriano ditou um bom ritmo desde as primeiras ondas e já saiu ganhando, mas no meio da bateria Adrian Buchan achou uma onda quase que perfeita e ficou ameaçando o brasileiro. Mineirinho errou na onda seguinte, mas com o seu faro de campeão, achou uma onda salvadora que rendeu 9.80 e a garantia do título da etapa com todos os méritos.


PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch