Vítima do destino

Alexandre Piza relata a história de superação da fotógrafa Eliana Lopes


Talvez já tenha acontecido contigo, talvez não, mas você consegue imaginar a sensação de seus sonhos desabarem num piscar de olhos?

Foi o que aconteceu recentemente com a fotógrafa amadora Eliana Lopes (Aloha Picture).

Eliana vem desenvolvendo um projeto bacana, que envolve fotografia, arte e festas de confraternização. Elaborou sua página no Facebook e gradativamente foi ficando conhecida da galera que frequenta Stella Maris no free surf.

Lançou promoções semanais de premiação - na foto que tivesse o maior número de curtidas, o surfista levaria uma camiseta exclusiva.

Uma permutinha aqui, umas fotinhos vendidas ali, uma tripzinha da galera com cobertura fotográfica e entre trancos e barrancos, o projeto ia se solidificando.

Só que no meio de tudo isso, havia um notebook, e dentro do notebook um HD com todas as fotos. Num dia fatídico, num piscar de olhos, o village onde Eliana reside foi invadido na calada da noite e todos os arquivos do sonho foram furtados por um gatuno.

Isso mesmo, amigos, mais uma vez, a insegurança em que vivemos fez mais uma vítima, onde a perda de um bem material faz desmoronar (por um instante) um sonho, um projeto, uma energia bacana.

Decidida a encerrar a página no Facebook e sepultar de vez o sonho de gerar renda através de seu projeto, a fotógrafa consultou alguns amigos e parentes, que a acalmaram do choque inicial, e o sonho Aloha Picture continua ativo. Talvez mais calejado, talvez agora como um projeto secundário, certamente mais cauteloso com backups de arquivos, mas na certeza de que ainda encontraremos a página ativa e a expectativa em haver uma imagem nossa bacana.

Viver de qualquer coisa que seja linkada ao surf, principalmente aqui no Brasil, é muito difícil. Mil excelentes projetos surgem e minguam num piscar de olhos, seja por falta de apoio familiar, verba de patrocinadores, falta de gestão, falta de planejamento estratégico ou estudo de mercado.

O mundo do surf transcreve na realidade um famoso ditado - “na prática, a teoria é outra”. Então, é muito importante ter cuidado com as expectativas, por mais que nossa ideia e energia sejam excelentes em cima dos projetos (sonhos) que criamos. Quando se envolve investimento e retorno sobre ele, uma boa ideia só não basta. O fator sorte é importante, mas casos de sucesso que têm a sorte como vértice são isoladíssimos e, muitas vezes, acabamos nos baseando nisso para seguir em frente. Cuidado, pois a frustração pode ser maior do que o sonho.

Deixar o hobby virar renda é para poucos, então, um bom conselho é fazer essa substituição gradativamente. Tenha seu “main job” (trabalho principal, aquele mesmo que normalmente você não gosta) e, caso seu hobby comece a florescer a ponto de gerar renda suficiente, aí, sim, é hora de fazer a brincadeira ficar séria.

O assunto vai longe, quem sabe deixamos o alongamento dele para outros textos...

Bom, a câmera com os arquivos remanescentes sobreviveu e, por coincidência, foram as fotos do evento que rolou no Lôro de Stella (Lôro Surf Festival 2016). Confiram a galeria.

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch