Violência desenfreada

Fabricio Fernandes mostra sua indignação e tristeza pela violência e a criminalidade que assola o país


Frequento Villas do Atlântico desde 1985, quando veraneava em um sítio de um amigo. Depois fui morar em Ipitanga, depois no Corrente, e sempre tive grandes amigos moradores de Villas como Inaldo Segundo e Lula Torres, então, sempre que podia estava surfando na praia do Surf ou Gávea com eles.

Villas sempre foi um bairro de sonho com ruas bem organizadas, limpas, casas com arquitetura moderna, calçadão em uma orla bem projetada, com gramado a beira mar, iluminação ecologicamente correta, praias de uma beleza que impressiona qualquer pessoa, corais, coqueiros e água de uma tonalidade azul incrível. Sem falar de suas ondas, sempre constantes e fortes. Tudo para ser o paraíso perfeito.

A realidade hoje é bem diferente de 1985 ou mesmo de uma década atrás quando na lua cheia eu sentava no gramado ou corria na praia com a maré vazia admirando o seu nascer das profundezas do Atlântico.

Fiquei chocado ao abrir o SurfBahia e ver a notícia que o bodyboarder Fábio Dudez tinha sido assassinado quase na porta de casa. Não o conhecia ou a sua família, mas me revolto em pensar que uma vida foi tirada dessa forma. E infelizmente, quantos casos de estupro, assaltos e tantos outros tipos de violência ouvimos falar no bairro?

Lula Torres, da Wetworks, mandou o seguinte comentário para mim - Fau, aqui está bizarro, tem gente sendo assaltada duas vezes no mês, isso quando não tiram a vida.

A pergunta é - a sociedade vai continuar na inércia, nada será feito? Villas vai se perder como já se perdeu toda a cidade de Salvador e o paraíso chamado Itacaré?

Será que nós surfistas ficaremos de braços cruzados, apenas batendo no peito que somos locais de nossas praias para espantar aqueles que amigavelmente vem surfar em nosso litoral?

Alexandre Pizza e Bernardo Mussi há muito tempo tentam nos conscientizar quanto a limpeza das praias. Cidadãos que fazem sua parte. E o resto de nós? o que faremos para conter a violência e a insegurança?

Precisamos votar de forma consciente, exigir nossos direitos, criar condições de vida dignas para erradicar a fome, pobreza, tirar os desabrigados da rua dando condições de saúde, educação. Só assim construiremos uma sociedade digna e evitaremos a criação de monstros como esses que mataram Du 10.

Meus sentimentos à família, que com certeza nesse momento não está nem um pouco interessada no evento que consumiu 90 bilhões de reais nosso, evento esse chamado Copa do Mundo.

Veja também

Descanse em paz

PUBLICIDADE

Relacionadas

Alexandre Piza comenta postura da sociedade em relação às orientações do isolamento social nas praias de Salvador

Luciano Nunes relembra histórias do passado ao lembrar de surfistas das antigas de Salvador

Nosso colunista Lalo Giudice exalta a vitória de Italo Ferreira no Pipe Masters e a sua conquista do mundial

Nosso colunista Lalo Giudice analisa as chances dos candidatos ao título na última etapa do Circuito Mundial em Pipeline

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Italo Ferreira e a polêmica envolvendo Gabriel Medina e Caio Ibelli em Peniche

Nosso colunista Lalo Giudice comenta a vitória de Jeremy Flores na França e a ponta do ranking de Gabriel Medina

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a vitória esmagadora de Gabriel Medina no Surf Ranch

Nosso colunista Lalo Giudice analisa a expectativa para a etapa nas ondas da piscina no Surf Ranch